segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sucesso

Eu curto ler. Pra caramba.Principalmente naquele momento que iguala a Gisele Binxen ao mendigo mais mosquento.

Estava em um desses momentos aqui no escritório quando vi uma edição da revista Super Interessante cuja capa estampava Sucesso e Fracasso: A Ciência Decifra os Fatores que Levam ao Sucesso. Li a tal matéria. Eles buscam informações em alguns livros e em estudos sobre o tema. Achei bacana e fiquei com vontade de fazer um resumo aqui no brógui.

Vou fazer um grande esforço para trazer a visão da matéria e deixar a minha própria opinião de lado, por duas razões: eu não estou em uma posição que possa ser considerada um sucesso o que, pelo menos por enquanto, faz da minha visão sobre este assunto um tanto quanto "suspeitável"; e eu ainda não tive tempo de refletir sobre a matéria, saber exatamente com o que eu concordo e com o que discordo. Então acho melhor nos atermos às pesquisas trazidas pela revista. Isto, porém, não me eximirá de fazer pequenos comentários ao longo do texto.Vamos lá.

Basicamente, a revista elenca quatro fatores como essenciais na equação do sucesso. Após expo-los, ela "cria" uma fórmula, ao melhor estilo "aula de Física do cursinho", que engloba os valores citados anteriormente.

O primeiro destes quatro fatores é a persistência. Há um livro citado na matéria que, coincidentemente, é um livro que um dos meus colegas de trabalho cita exaustivamente. O título é Fora de Série - Outliers (Malcolm Gladwell - Ed. Sextante). Sucintamente, o autor estudou histórias de pessoas que foram (ou são) verdadeiras sumidades nas suas carreiras, desde jogadores de pôquer, passando por esportistas e empresários, e reuniu o que seriam, na visão dele, elementos comuns a essses caras. E o primeiro é a "teoria das 10 mil horas". Essa teoria diz que nenhum deles conseguiu algum reconhecimento antes de se dedicar por 10 mil horas à atividade escolhida. Isto significa que uma dedicação diária de 8 horas só trará algum resultado após 3,5 anos de esforço (contando sábados e domingos). Se alguém só se dispuser a praticar por 3 horas diárias, levará 10 anos para obter os primeiros resultados mais significativos. Até aí, nenhuma novidade. A novidade está no fato da Ciência ter descoberto que a prática (a revista friza não tratar-se de uma prática leve e agradável mas sim de um treinamento sério e concentrado), ao longo do tempo, vai alterando as estruturas cerebrais, de forma a tornar-nos mais aptos e talentosos naquela determinada atividade. Quem quiser entrar em mais detalhes fisiológicos, sugiro ler a matéria completa (edição de julho de 2010).


O segundo é o fracasso. Segundo a matéria, fracassar é muito importante. Não somente porque o fracasso vai nos mostrando quais são os caminhos da excelencia mas também há alterações nas estruturas cerebrais à medida que vamos "caindo e levantando". A chave, porém, está na capacidade de levantar após os tombos. Aqueles que tem maior capacidade de lidar com as próprias quedas, tendem a alcançar o sucesso.

O terceiro fator é a sorte. Infelizmente, ela age sim. Não vou me estender aqui pois não há muito o que falar.

O último fator apontado pela revista é a motivação. E a palavra "motivação" é autoexplicativa. O que te motiva a realizar determinada atividade? Aqueles que encontram razões mais fortes para si mesmos também tem a estrada para o sucesso mais livre.

A revista termina a matéria pegando o que foi escrito acima e criando uma formulinha:

Autocontrole + Treino + Motivação + Sorte = Sucesso

É necessário estudar como anda cada variável na equação acima para entender porque não alcançamos os objetivos que queremos.

Ao escrever este post, eu fui refletindo sobre o conteúdo e acho que concordo com quase tudo. Eu apenas incluiria mais dois fatores que podem ajudar, e muito, a lidar com os outros quatro, principalmente com o que temos menos ascendência: a sorte.

A capacidade de se relacionar com os outros. E a flexibilidade, de conceitos e opiniões.

Por fim, um dos entrevistados (Timothy Judge, estudioso da Universidade da Florida), após analisar 03 estudos longitudinais de personalidade que acompanharam mais de 500 pessoas, relatou algumas de suas conclusões. Diz ele que pessoas autoconscientes, racionais e que pensam antes de agir costumam ganhar mais. Já quem é extrovertido e emocionalmente estável é mais feliz. Ele conclui que o fator mais importante para alguém alcançar o sucesso é sentir-se realizado com o que faz.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Da série Grandes Gênios da Contemporaneidade

Episódio de hoje: Lars Von Trier

Há dois funcionários da empresa em que eu trabalho que estão dando um pouco de dor de cabeça. Resumidamente: um deles é muito bom tecnicamente mas é mau caráter. O segundo tem um excelente caráter mas é incompetente e improdutivo.

Durante o ano passado, eu conversei com o primeiro. Pelo menos duas vezes. Expliquei que ele tinha um belo futuro (ele deve ter algo com 24 anos) desde que tivesse uma postura mais honesta e um pouco de paciência (infelizmente, honestidade, no meio em que eu trabalho, não é um valor assumido como inquestionável). Não adiantou, ele melhorava por algumas semanas e depois os padrões se repetiam.

No caso do segundo, ele me pediu aumento de salário, alegando que outros profissionais tinham recebido. Eu expliquei para ele as razões dos aumentos dos seus pares e disse o que ele precisaria fazer para também receber. Ele absolutamente "ficou de mal" de mim (ele tem 50 e poucos anos). Começou a fazer corpo mole e a trabalhar mais lentamente ainda (incrivel pois achei que isto fosse impossivel..). Umas quatro semanas após esta conversa, este funcionário pediu para conversar com um outro diretor da empresa (desta vez, o Financeiro). Ele foi atendido e os argumentos foram os mesmos, de ambos os lados. O comportamento pós-conversa também foi o mesmo.

Resolvemos desligar os dois.

Hoje, a minha estagiária, que está se mostrando uma pessoa extremamente inteligente, disse que conversou longamente esta manhã (ainda bem que eu não estava no escritório...) com os dois funcionários em questão. Ela tentava argumentar comigo que a empresa estava agindo de forma incorreta. Que deveríamos ouvir mais as razões destes dois funcionários e, quem sabe, assim, conseguiríamos mantê-los no quadro e, ainda por cima, motivados.

Eu a ouvi pacientemente. E expliquei todos os meus argumentos. Disse que já havíamos conversado com eles. Que já houve casos iguaizinhos com outros funcionários e que nós já sabíamos qual seria o desenrolar. Que o custo de oportunidade da hora de um diretor é muito alto para ficar ouvindo funcionário incompetente se lamuriar. Que, às vezes, o papel do capitão do navio é ingrato mesmo, que é necessário jogar o marinheiro com escorbuto no mar para proteger todos os outros a bordo. Etc, etc e etc.

Além dela discordar de todos, ainda está me achando um crápula, insensível e representante do Capitalismo selvagem que não se comove com o bem estar dos seres humanos.

Depois disso tudo, fiquei pensando...se, ao invés de eu ter gasto 40 minutos explicando e argumentando com ela, eu tivesse apenas dito "Assista Manderlay e depois conversamos", eu teria sido muito mais eficiente...

sábado, 15 de janeiro de 2011

Os 10 caras mais da hora segundo o Homem Oco

Bem, esse post vai me dar alguma dor de cabeça..mas dane-se..já vinha pensando nele há um tempo e hoje deu vontade de fazer..

Uma dos aspectos legais de envelhecer é que vamos dando menos importância a determinadas coisas (em contrapartida, outras ganham dimensões imensas...) e uma delas é negar que você acha pessoas do seu sexo bonitas..ou interessantes..ou charmosas...acho que isso vale mais para nós, seres portadores de falos, já que sempre ouvi mulheres falando de mulheres com muita naturalidade...

Enfim, como já não sou mais um adolescente bobo (bem, não tenho tanta certeza quanto ao bobo..) e sou totalmente seguro quanto à minha sexualidade, resolvi colocar aqui uma lista de caras que acho boa pinta...

Como diz o título, a idéia era colocar os "10 caras mais da hora segundo o Homem Oco" mas fiquei de saco cheio de procurar fotos dos cuecas em questão entao reduzi minha listagem para apenas sete...aí vai...




7) James Hetfield

Ficheiro:James Hetfield @ Sonisphere.jpg

Essa foto é de 2009, o que significa que o vocalista do Metallica tinha quase 50 anos quando foi tirada. Porra, 50 anos e o cara continua mandando bem.
Tá bom, cabelinho comportado agora (e o topetinho não ajuda muito...) e cavanha branco, mas as tatoos e a atitude do maluco fazem um bom trabalho. Sétimo da lista.



6) Harrison Ford

File:Harrison Ford.jpg

O ator americano tem pinta, tenho que admitir. Apesar de ter posto um brinco ridículo ultimamente (depois dos 18, os homens deveriam banir os brincos e os bonés do seu vestuário), o tiozinho continua bonitão.

Em filmes como Blade Runner, o cara apavora. Sexto da lista.




5) Eu

Modéstia às favas, me acho estaile. É claro que há vários dias que olho no espelho e penso "vixe, que zoado" e também há momentos em que passo dias sem estar nem aí para minha aparência (quando os pelos do nariz começam a enrolar nos do peito, percebo que está na hora de voltar a me cuidar...), mas em geral sou bem feliz com a lataria que papai do céu me concedeu.

Putz, ao fazer esse post percebi que não tenho nenhuma foto minha no computador que tenha menos de 03 anos...aí achei que não seria honesto colocar uma tão antiga..como tirar uma foto apenas para por aqui seria um narcisismo extremo, ficamos sem foto.

Quinto lugar para este que vos escreve.




4) Eddie Wedder



Nem acho o cara tão bonito assim mas ser vocalista e compositor de uma das maiores bandas da História o eleva à quarta posição desta lista. Trabalhos como o disco Ten e a trilha sonora de Into The Wild são absolutamente espetaculares.Além de singles como Better Man, Wishlist, Love Boat Captain, Off He Goes, Nothingman, Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town, Amongst the Waves, Crazy Mary, State of Love and Trust etc etc etc...

Quarto lugar pra ti, rapá!




3) Paul Newman



Porra, vai se f...! Vai ser bonito assim na casa do c...! Logicamente, não hoje em dia..as minhocas já devem ter devorado a carne do célebre ator americano mas enquanto esteve conosco, dividindo o oxigênio terrestre, Paul Newman deve ter feito as mulheres que o conheceram perderem a cabeça...

Enfim, beleza pela beleza, acho ele o mais ferrado da lista! Terceiro lugar pro protagonista de Butch Cassidy!




2) Zinedine Zidane



Tenho que reconhecer que o francês-argelino-jogo-pra-caramba também é bonito bragarai...e ainda prova que rola ser charmoso sendo pouca-telha...

E confesso que adorei a cabeçada no filho da p"#%¨* do Materazzi....ter terminado a carreira sendo expulso em uma final de Copa do Mundo mas não deixando barato os xingamentos nazistas do zagueiro italiano me fizeram ficar mais fã dele!

Como atitude = beleza pra mim, segundo lugar para Zizou...




1) Bill Clinton



Caramba, o cara é a encarnação do charme! Além de ser boa pinta, foi presidente dos EUA..duas vezes! Quando penso em alguém inteligente, a imagem que me vem é a do Bill Clinton. E inteligência está muito ligada a charme, na minha opinião.

Tudo bem, quase pôs tudo a perder ganhando um "bola gato" da fofucha da Monica Lewinsky, mas atire a primeira pedra quem não quase se estrepou por causa de um rabo de saia...e, afinal, gosto é gosto...

É isso aí parceiro, se eu tivesse que escolher outra fuça, seria a tua!


Pô, mas não tem nenhum brazuca na lista? Bem, tem eu. Mas fora isso, não tem não. Primeiro porque brasileiro envelhece muito mal. Brasileiro fica tudo pançudo, com cara de acabado, ombrinho molenga de quem não faz esporte e com uns papos chatos pra caramba...brasileiro só é bonito até os 30 anos de idade...então até teria uns bonitões, tipo Cauã Reymond, Gianecchini, Henri Castelli...mas acho esses caras todos umas frangas...homem bonito pra mim é homem com H maiúsculo..por isso, fico com a gringaiada...



Prometo que o próximo post será constituído apenas de fotos da Juju Panicat...de costas...

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Era uma vez uma multinacional. E essa multinacional tinha um presidente. E esse presidente era um cara jovem, bonitão (bem, assim diziam as mulheres...), bem casado, com filhos pequenos.

Ele tinha acabado de voltar de uma experiência internacional para assumir a subsidiária brasileira. Um cara competente. Tinha até carro blindado da empresa à sua disposição. Ele era O cara.

Tudo ia perfeitamente dentro do script.

Eis que um dia o gerente de Marketing resolve contratar uma assistente.

E essa assistente é uma graça.

E essa assistente se encanta pelo presidente. Afinal, ele é jovem e bonito. Afinal, ele é o presidente. Afinal, várias mulheres sonham em se relacionar com ele.

E ela começa a se vestir melhor para ir trabalhar.

E ela começa a enviar sinais sutis, mesmo que inconscientemente, para chamar sua atenção.

Ela joga o cabelo para o lado nas reuniões.

Ela vem trabalhar de rabo-de-cavalo.

Ela passa a abusar da calça branca.

Ela usa maquiagem leve, mas que a deixa mais bela. Afinal, ela é bela.

O tempo passa.

O presidente é um cara ocupado. Ele tem filhos pequenos. Ele se dá bem com a esposa. E, acima de tudo, ele é o presidente.

E eis que, um dia, ele repara que ela jogou o cabelo de lado. Mas ele logo esquece.

E eis que, um dia, ele repara que ela está de calça branca. Mas ele logo se ocupa com outra coisa.

E eis que, um dia, ele repara no charme que ela joga (ele não é o presidente por acaso...). E essa percepção afaga seu ego.

E eis que, um dia, durante um almoço de negócios, o presidente se pega pensando na assistente de Marketing. Mas passa.

E eis que a idéia de dar uma escapadinha com a assistente fica mais frequente. E ele começa a se inquietar.

E eis que um dia, ele percebe que, sem querer, correspondeu a um sinal dela. Ele deu um sorriso que normalmente não daria para alguém tão longe na hierarquia da empresa.

E eis que ele percebe que está frequentemente correspondendo aos sinais dela. E pior, percebe que é mais forte do que ele.

E eis que ele tenta evitar mas ela já percebeu que ele corresponde aos seus sinais. E isso dá mais força para este jogo implícito.

E eis que um dia o jogo fica um pouco menos implícito. Um comentário um pouco mais atrevido. Uma brincadeira um pouco mais íntima. Uma risada um pouco mais incomum.

E eis que um dia acontece o que tem que acontecer...

E ele é o presidente. Ele sabe que nada disso poderia ter acontecido. Mas aconteceu.

Porque acontece.Mesmo com o presidente.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O melhor do Brasil é o brasileiro

Semana passada. Estamos em fase terminal de uma obra. Segundo o cronograma, deveriam entrar os revestimentos (pisos e azulejos).

Segunda-feira: cadê o azulejista ? Faltou. Liga pra ele. Celular desligado.
Terça-feira: cadê o azulejista ? Faltou. Liga pra ele. Celular desligado.
Quarta-feira: cadê o azulejista ? Faltou. Liga pra ele. Celular desligado.
Quinta-feira: cadê o azulejista ? Faltou. Liga pra ele. Celular desligado.
Sexta-feira: cadê o azulejista ? Faltou. Liga pra ele. Celular desligado.

Segunda-feira: surge o azulejista (que é contratado pela CLT. Recebe salário. seguro de vida, cesta básica, vale transporte, 13o, ferias remuneradas, 30% sobre férias remuneradas, FGTS, INSS, multa rescisória de 40% e seguro desemprego em caso de demissão etc, etc e etc).

Oi azulejista, onde vc estava? estávamos precisando de vc. Ninguém conseguia te achar. O que aconteceu?

Puxa, eu fui doar sangue. Aí fiquei fraco e não pude trabalhar...

Você ficou fraco a semana inteira?

É que eu também fiz o teste para doar medula...



Quem foi o f*#"!$* que inventou a CLT?

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

e ainda tem nego que nao acredita...

- se você tropeçasse na lâmpada do aladim...

- tá...

- e aí surgisse o gênio e te concedesse um pedido..

- um só? mas não eram três?

- não, um só..pra ficar mais foda escolher..

- beleza

- e aí, o que vc pediria?

- putz, osso hein? assim, de repente, não sei..

- vamos lá, vc tem um minuto pra pedir, senão o genio some...

- caraca, deixa eu pensar...

- deixa eu te ajudar: milhões e milhões de dólares?

- é, grana sempre é bom..mas acho que pediria outra coisa..

- hum...vida eterna?

- tá vendo, já me agrada mais do que milhões de dólares....mas acho que ainda não seria isso..

- o planeta saturno?

- o que eu faria com o planeta saturno?

- tambem nao sei mas deve ser legal ter um planeta...

- não..deixa eu pensar mais....

- voltar a 1991 e assistir o Guns tocando Paradise City no Rock in Rio ?

- caraca, pegou pesado...

- e que tal assitir ao vivo a gravação da cena que o tom hagen conta pro don corleone que o sonny morreu?

- ah muleke...tá ficando bão esse negócio...

- paz para todos os seres, felicidade universal, amor incondicional e infinito ?

- pô, esse seria uma belo pedido.....

- ah desisto!! seu tempo acabou...dane-se vc e o genio...

- não...peraí...já sei.....é, isso!!!!

- o que??!

- a renata vasconcelos...

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

mulher é um bagulho da hora...

eu contratei uma estagiária....
e a presença dela mudou minha vida...
tenho me esforçado muito pra manter minha mesa arrumada...
tenho me esforçado muito para falar menos palavrão...
tenho me esforçado muito para ser mais gentil com meus funcionários...
tenho me esforçado muito para não soltar arrotos no escritório...
tenho me esforçado muito para soltar menos flatulências nas reuniões...
tenho me esforçado muito para ver menos redtube no horario de trabalho...
tenho me esforçado muito para evitar combinar laranja com roxo...
tenho me esforçado muito para não usar meias furadas...

o resultado está sendo tão surpreendente que estou até considerando a hipótese de casar...se uma estagiária já é capaz de tantos milagres, imagina uma esposa...

mulher é realmente uma parada estaile...

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ainda sobre as drogas...

Depois que escrevi o post sobre as drogas, tenho andado refletindo muito sobre este assunto. Foi legal pois algumas pessoas se manifestaram, o que me permitiu pesar bastante os argumentos apresentados, principalmente os argumentos contrarios à minha posição no post.

Também andei conversando com amigos, alguns bastante interessados no assunto, outros nem tanto.

Acabei concluindo que a melhor posição para se tomar quando nao se está muito certo sobre determinado assunto é assumir um lado (qualquer um) e defende-lo. Isso o obrigará a pensar se o que você está defendendo é absurdo e a prestar atenção aos argumentos de quem se posiciona contrario a você. Foi o que fiz. E o resultado, neste caso, é que eu definitivamente concluí ser a favor de uma política gradual de liberação das drogas. Todas.

Para explicar minha posição definitiva vou copiar os principios de uma ONG chamada Harm Reduction Coalition. Acho que esses caras, neste pequeno texto, conseguiram sintetizar o que eu acredito ser a menos pior posição do Estado em relação a este problema.

Quem tiver interesse, o site dos caras é harmreduction.org.

A postura deles (e a minha) está baseada nos seguintes principios:

- Aceitar, para o melhor e para o pior, que o consumo de drogas (sejam licitas ou ilicitas) é parte do nosso mundo e escolher lidar com isto de uma forma a minimizar seus impactos negativos, ao invés de simplesmente ignorar ou condenar este fato.

- Entender o uso de drogas como um fenônemo complexo e multifacetado que envolve uma serie de comportamentos, desde o uso abusivo até a abstinência total, e reconhecer que há sim maneiras mais seguras de se consumir.

- Estabelecer a qualidade de vida e o bem estar individual e comunitário como critérios de avaliação de sucesso de políticas anti drogas - e não simplesmente a cessação de todo o uso.

- Reivindicar uma política não julgadora e nao coercitiva de provisão de serviços e cuidados às pessoas que se drogam e às comunidades nas quais elas vivem, de forma a ajuda-las à reduzir os danos que as drogas trazem.

- Assegurar que os usuários - viciados ou eventuais - sejam ouvidos durante o desenvolvimento de programas e políticas anti-drogas.

- Reforçar que os próprios usuários de drogas são os agentes mais importantes na redução dos danos do seu hábito, e procurar incentiva-los a trocar informações e apoiar uns aos outros em estratégias que venham ao encontro do seu atual estado.

- Reconhecer que as  realidades de distribuição de renda,racismo, isolamento social, perspectivas de oportunidades, traumas passados e outras inequidades sociais afetam a vulnerabilidade e a capacidade de cada um em se relacionar com este tema.

- Não procurar, de forma alguma, ignorar o real e dramático problema causado pelo consumo de drogas, lícitas e ilícitas.
 
Acredito que, enquanto este tema estiver sendo tratado pelo Direito Penal e nao pelas iniciativas de Saúde Pública e Educação, seja impossível para a sociedade e para os órgãos competentes desenvolverem políticas com a abordagem descrita acima.