segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Avatar

"O nosso lar começa no coração"
Mestre dos Magos*


Ontem eu assisti ao filme do título deste post. Como todo filme, há inúmeras possibilidades de se compreender a sua mensagem. Para este texto, eu escolhi duas.

Podemos ver como mais um filme sobre humanos vs ETs, cada um lutando pelo o que acredita, como outros duzentos que já vimos. Sob este ponto de vista, o filme é carregado de clichês (bom, o filme é carregado de clichês sob qualquer ponto de vista..) mas possui uma estética incrivel, mensagens ecológicas bonitas e muita cena de ação. Assim, é um filme bem bacana.

Mas é possível Ve-lo (há diversos momentos no filme em que o verbo ver é usado com letra maiúscula, por isso assim o usei nesta frase) com outros olhos, que foi a forma com a qual eu escolhi ver. Pra mim, este olhar torna o filme genial. É o ponto de vista da espiritualidade.

Os moradores daquele planeta representariam uma sociedade formada por seres mais evoluídos espiritualmente. Seria, a grosso modo, uma brincadeira para exemplificar mundos astrais superiores para onde nós - ou melhor, aqueles que se trabalhassem energeticamente - passaríamos a viver.

Obviamente não estou propondo que o próximo passo para os humanos na escala evolutiva seja a vida aborigene. O que me levou a ter esta visão são outros fatores, os quais cito alguns:

- a profunda relação de respeito pela Natureza e todos os seus seres. Sem conceitos ou chavões (como vegetarianismo, defesa dos animais, ecoxiitismo). Simplesmente um elevado senso de respeito pelos seres que habitam o mesmo planeta que eles e pelo equilíbrio que eles trazem para a Vida.

- o senso de fraternidade e solidariedade entre os membros da sociedade.

- a liberdade que eles defrutam no meio em que vivem

- a ausência de Medo nos seus corações

- um relacionamento saudável com o proprio corpo físico, mantendo-o forte e sadio para as atividade necessárias para a sobrevivencia

- uma relação bonita com o sexo, sem demonizar nem endeusá-lo, mas tratando-o apenas como um ato de amor entre dois seres

- um alto grau de devoção à Força Criadora

Antes de assistir ao filme, se alguém me perguntasse o que compreendo ser o objetivo do estudo espiritual, eu tentaria dizer algo como limpar o medo do nosso coração, fazer com que sejamos mais livres de condicionamentos estúpidos e castradores, trazer serenidade e paz e, em ultima instancia, nos elevar para mundos mais felizes onde os seres vivam de acordo com estes preceitos. Ou seja, o trabalho espiritual (ou energético) visa a nos capacitar para vivermos de forma mais livre e feliz. E acho que o filme diz isso de forma bela e eficaz.

As Religiões de massa têm feito um trabalho muito esquisito com a nossa alma. Nos deixam com medo. Nos travam (só como exemplo, o Deus descrito no Velho Testamento - que é a base do Judaísmo e de boa parte do Cristianismo - é um ser incrivelmente vingativo e mesquinho).Demonizam uma série de aspectos que são intrinsecos à nossa natureza (como a agressividade e a sexualidade). Na minha ótica,tudo o que a Espiritualidade não é.
E os resultados disto são uma massa de seres infelizes, castrados e julgadores ou pessoas completamente avessas à Religião (como eu fui a minha vida inteira). 

A nossa geração tem uma linguagem própria. Ninguém levaria a sério um cara que saisse por aí pregando métodos para nos trazer felicidade e curando leprosos como Jesus fez. Se ele subisse em um monte e dissesse o que disse no Sermão da Montanha provavelmente seria motivo de piada.Fora que ninguém entenderia nada. Acho que as mensagens só conseguem chegar para nós através dos canais que nos são familiares, como o cinema. Filmes como esse, livros como os de Saramago, algumas canções que nos trazem muita alegria e beleza são essenciais para que consigamos quebrar essa imagem turva que temos da espiritualidade.

Sem querer dar uma de profeta ou dizer que a minha visão é " visão correta" (eu tenho total noção que posso estar falando uma bobagem incrível mas, como disse no começo do texto, foi a maneira que eu ESCOLHI enxergar) mas quem sabe um dia a Humanidade comece a entender que é possível viver melhor. Que as mensagens dos mestres espirituais (que são sempre as mesmas) só visam a nos fazer mais felizes e livres.

É só uma questão de cada um trabalhar para mudar a energia do próprio coração.


* Eu vi hj um capítulo da Caverna do Dragão e ele realmente proferiu esta frase...

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Eu adoro Brasília

O assunto bairrismo me irrita. Eu acho uma pequenez de alma dizer coisas como "RJ é melhor que SP" ou " em Recife todo mundo é assim". É claro que os lugares têm suas características e também os habitantes demonstram determinados comportamentos de acordo com os códigos do local mas geralmente não curto generalizações (hehe, essa construção ficou ótima). O RJ é muito melhor do que SP em vários aspectos e muito pior em outros.Muitos recifenses comportam-se de um jeito mas muitos não, ué.

Mas tem um lugar do Brasil que tem uma mágica especial. Um lugar sobre o qual eu nao consigo não generalizar. Mas é uma generalização para o bem.

A nossa querida capital federal.

É um lugar absolutamente lindo, com avenidas largas, bem planejado, limpo e organizado.

Os prédios lá erguidos, na sua esmagadora maioria sedes de estatais ou órgãos governamentais, são belos e resplandecentes. Às vezes vemos uns hóteis mas estes são feios e cafonas.

E as pessoas que lá moram? Incríveis. Olha que eu já rodei a Europa inteira (literalmente) mas ainda tô pra conhecer povo mais edificante, sincero, competente e com ardor para o trabalho que o de Brasília.

Eu nao sei se é pelo fato de que quase todo mundo lá ocupa um cargo importante em algum órgão mais importante ainda ou é filho de alguém que ocupa um cargo importante em algum órgão mais importante ainda mas é impressionante como a cidade inteira respira trabalho e vontade de crescer.

E o que dizer da sinceridade? Pessoas íntegras, preocupadas com o objetivo comum da evolução social do país e que sempre tratam o seu próximo com muito respeito.

Eu trabalhei por alguns meses em um órgão cuja sede é em Brasília. Infelizmente não foi assim em uma Petrobras, Correios ou um Ministério qualquer. Era só um órgaozinho chinfrim cuja finalidade até hoje permanece obscura pra mim. Mas movimenta uma boa grana. E também serve para que muita gente se encaixe profissionalmente e possa abdicar da tarefa chata de pensar. E eu agradeço a Papai do céu todos os dias por ter tido essa oportunidade ímpar de conhecer o modelo de gestão brasiliense. Era algo que faltava na minha formação como profissional e ser humano (como se uma estivesse dissociada da outra...).

A maturidade com a qual decisões são tomadas me fez aprender muito. A forma inteligente com a qual as relações pessoais são criadas e destruídas é de deixar qualquer psicólogo muito feliz. A capacidade de transformar dinheiro em mais dinheiro, contatos passageiros em grande alianças e egos inflados em profissionais construtivos e indispensáveis me faz crer que Brasília é um celeiro de Bill Gates ou Mahatma  Gandhis que infelizmente não foram descobertos pela Grande Mídia.

Não deve ser à toa que os grandes líderes da nossa nação gostam tanto da terra que tem a noite mais bonita do Brasil.

Hoje sou um profissional melhor. Com mais clareza da situação do meu país. Com mais fé no nosso futuro.

E devo tudo isso aos meus compatriotas de Brasília.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A paz

"Did you exchange a walk on part in the war for a lead role in a cage"?
Pink Floyd

Volta e meia ouço aquele famoso papo de algum conhecido "poxa, outro dia vi um gari varrendo a rua assobiando. Ás vezes fico pensando se o pobre não é muito mais feliz do que o rico."

Ou então o velho papo de "largar tudo e vender coco na praia." Geralmente isto é dito por alguém que tem um carrão bacana e se amarra em prazeres caros...dá vontade de lembrar que vendendo coco na praia nao vai rolar manter o carrão mas aí lembro que é só um desabafo da pessoa e desencano..o problema é se esse desabafo acontece toda hora né...mas enfim...

Eu não acho que o pobre seja mais feliz do que o rico. Pegar busão lotado, ver o filho estudando em escola pública, encarar fila do SUS é ruim pra cacete. Quem me conhece sabe que não sou o cara mais materialista do mundo mas adoro varios prazeres que o dinheiro proporciona. E acho que todo mundo gosta.

Acho que o ponto está em quanto a pessoa tem paz. É isso, na minha opinião, que faz um cara ganhar a vida varrendo a rua cantando. Ele tem paz naquele momento.

E a paz pode vir ou não em qualquer um. Rico ou pobre. Branco ou preto. Velho ou jovem. A sensação de paz é a que mais se aproxima, pra mim, do que buscamos por "felicidade".

No nosso mundo de hoje muito se fala de excitação. Adrenalina. Paixão. Tesão. É claro que tudo isso tem o seu lugar mas nada se compara à paz. Poder sentar em um praça e tomar um sorvete. Só isso. Conversar com um amigo sem mais nada na cabeça. Brincar com seu filho.

Estar presente. Paz pra mim é estar presente. E eu acho essa sensação muito mais valiosa do que qualquer excitação.

O que traz a paz? Não faço a menor idéia, se soubesse escreveria um livro de auto ajuda e ficaria milionário. Mas tenho algumas sugestões que os meus anos de vida me trouxeram. Lá vai:

1 - Pouco apego ao que se tem.

Vejo que as pessoas mais plenas no momento não tem muito apego ao que possuem materialmente. Talvez seja por isso que nos acostumamos a ver muitas pessoas pobres sorridentes. O cara tem muito pouco a perder. Em compensação vemos a classe média sofrer com crises e transtornos, morrendo de medo de perder o que conquistaram.

Eu não disse "não dar valor ao que se tem", disse "pouco apego". Saber que o que se tem é bom e deve ser tratado com cuidado mas tentar desenvolver uma atitude de "ah, se a vida quiser tirar, tá tudo bem." talvez seja saudável. E aí tanto faz se tudo o que você tem é uma geladeira velha ou se possui uma ilha em Angra, poderá se sentir mais leve.

2 - Tentar se preocupar menos com o futuro.

Isso é foda. Quase vamos à loucura com pensamentos sobre o futuro. E somos tão doentes que 95% das vezes pensamos que vai dar bosta.

Desencana. Deixa rolar. Faça a tua parte (estude se precisar estudar, trabalhe se tiver que trabalhar, exercite o autoconhecimento) e deixe que o destino faça a parte dele. Que venha o que houver de vir.

Talvez porque as pessoas de menos posses se acostumaram a sambar conforme a onda do momento, nos pareçam mais felizes.

3 - Espítirualidade

Lá vou eu de novo. Quem lê meus posts não deve aguentar mais me ouvir falar de Espiritualidade. Mas a parada é real. Muda completamente a vida de alguém.

Geralmente a galera mais humilde tem uma vida tão sofrida que não tem outro jeito senão se apoiar na Religião. Usei a palavra Religião de propósito pois é isso que vejo, Religião ao invés de Espiritualidade. Mas tudo bem, é melhor do que nada. E isso pode ser um outro fator que traga mais paz para eles.

Mas todo mundo deveria (bom, sei lá se todo mundo, pelo menos pra mim tem feito muita coisa boa) buscar o mesmo apoio. Cada um de acordo com a sua afinidade intelectual. Pensar que a vida é só isso aqui deve ser muito massacrante.

4- Cuidar do corpo

Já que falei de cuidar da alma no item anterior, nao podemos relegar esse outro aspecto da nossa natureza.
É difícil ter paz com dor nas costas. Ou se não gostar do que vê no espelho.

5 - Deixar de se sentir importante.

Eu coloquei em ultimo mas acho que o mais importante de todos. Carregamos um peso enorme nas costas por nos darmos importância demais. Sou o diretor da empresa, muita coisa depende de mim. Sou o provedor da familia, sem mim meus filhos passam fome. Sou dotado de inteligencia e talento, preciso devolver isso pra vida....precisa nada.

Relaxa, nós somos só mais um no meio desse montão de gente. Se morrermos, uma meia duzia vai chorar e o mundo continua, como sempre foi.

Você pode ser o presidente da empresa. Show de bola. Vai ganhar um dinheirão. Faça o seu melhor. A vida te pos lá porque você manja do riscado. Mas não se considere mais importante do que ninguém. Isso só trará infelicidade. O gari nao se acha importante.É leve.

Eu espero, sinceramente, que possa cada vez mais ser e me sentir menos importante.

Enfim, só quis dividir algumas observações. Tomara que os momentos onde eu sinta paz sejam um pouco mais frequentes do que atualmente.

putaqueopariu....

Eu votei no Kassab. Só no segundo turno. No primeiro eu votei na Soninha, foi a maneira de eu dizer que não queria mais nada do que estava aí, Alckmin, Kassab, Marta, Maluf e a casa do carai...No segundo turno não tive escolha, era Kassab ou Marta. Votei no cara.

De 2008 para 2009, o IPTU do apto onde moro subiu quase 40%. 40% em um ano. Agora há um projeto prevendo mais um aumento que pode chegar até a 60% no IPTU em algumas regiões. Não sei se onde moro haverá aumento mas muitos alguéns pagarão mais caro.

Cara, é o fim do mundo. Como alguém, em sã consciência, seja no Legislativo ou no Executivo, tem a pachorra de propor ou de aprovar qualquer tipo de aumento de imposto no Brasil? Já pagamos imposto pra caralho. Pra caralho mesmo, se não me engano nossa carga tributária é a segunda do mundo. Atenção, a segunda!! Pagamos mais impostos que os canadenses, que os japoneses, que os suecos, que os marroquinos, que os arabiasauditenses (sei lá como chama quem nasce nessa porra), que os americanos, que os nicaraguenses, que os srilanquenses, que os cambojnanos, que os letões, que os seychellenses, que os gregos, que os israelenses..enfim, acho que vc já entendeu...

Hoje li no Estado que a bancada municipal do PSDB se ausentou de uma votação para aprovar um aumento no salário do prefeito, da vice e dos secretarios. O salário do prefeito iria para algo proximo de R$ 23k. O da vice para perto de R$ 21k e dos secretários, R$ 19k. A votação foi adiada por falta de quórum. A bancada do PT apoiou o boicote. O líder da bancada tucana explicou "que há outras prioridades".

Há outras prioridade? Puta que o pariu, eu nao consigo pensar em nada menos prioritário e mais fora de hora do que aumentar o salário desses caras.

Enchentes, transporte publico nojento, aumento de imposto, escandalo no DEM e os caras estão votando aumento de salário? Fico pensando um suposto diálogo entre mim e meu chefe em alguma empresa onde trabalhei:

- Então chefe, já faz um tempo aí que nao tenho aumento, vamos conversar sobre isso?
- Vamos sim, deixa eu ver como está sua área....hum, vejamos, vocês perderam 03 clientes importantes no ultimo trimestre, a receita caiu 12%, as áreas compartilhadas reclamaram 141 vezes de vocês no ultimo ano, você faltou 4 vezes, a pesquisa de clima mostra que 61% dos seus funcionários estão insatisfeitos...legal, pode passar no RH e pegar seu aumento...

Poucos assuntos me causam mais asco e desprezo do que a Política. Eu sei que nao deveria ser assim, que os cidadãos deveriam se politizar e lutar por mudanças. Mas eu quero que se foda. Cansei de ter meu ouvido feito de pinico. Pra mim ninguém ali presta. Ninguém. Todos estão preocupados apenas com o proprio interesse. PSDB, PT, DEM, PPS, PP e sei lá mais o que. Quero que tudo se exploda.  Fico vendo amigos defendendo o Lula, outros as privatizações do governo tucano, outros a volta da ditadura militar e penso "dane-se tudo isso. no fim tudo se resume a aumento de imposto e corrupção"

Só vou me encantar de novo se algum candidato propuser redução da carga tributária e diminuição do Estado. Só isso me interessa. Mais dinheiro nas maos da população (e aí cada um decide o que faz, se compra o megablaster carro importado, se doa pra ONG, se vai no puteiro, se ajuda o mendigo) e menos burocracia. Nada além disso me encanta mais.

E se vier falar de política pra mim, vou gentilmente xingar a mãe.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Isso seria um comentário no post anterior mas ficou grande, então o transformei em um novo post (recomendo a leitura do post Não conhece a Zelia? Foda hein.. e seus comentários)

O Masamune disse que ouviu GN'R e lembrou do clipe, com o AXL assobiando. E o que dizer do clipe de Welcome to the Jungle? Até hoje arrepio ao lembrar do Axl gritando no começo da música e as cenas de barbárie e quebradeiras aparecendo no vídeo. Simplesmente sensacional.

Ontem estava em um almoço que a namorada do meu irmão e ele ofereceram (aliás, puta rango animal...)..enfim, entre os diversos assuntos, conversávamos sobre a passividade e conservadorismo desta geração de 20 e poucos anos. A sensação que tenho é que a rebeldia, o espírito transformador e a gana por mudar o mundo desapareceram da mentalidade dos jovens.

A gente, ao ficar mais velho, obviamente vai entendendo uma série de circunstancias do mundo e vai se adaptando. É normal e é assim que tem que ser.

Porém, o que faz o mundo evoluir (por mais que tentem me convencer do contrário, eu acredito que o mundo hoje é um lugar menos bárbaro do que há 2.000 anos) é o choque de gerações, é a gana por transformação que acomete principalmente a juventude. Se Thomas Edison, Darwin, Freud e Da Vinci tivessem mais precupados em arrumar um trampo convencional, casar e passar os fins de semana na colonia de férias da empresa na praia, provavelmente a Humanidade estaria usando lampião, acreditando que o trovão é Deus com raiva de nós e psicanálise seria uma palavra tão absurda quanto rfrtrgtiinujkho.

É claro que não estou impelindo aos jovens a carga de serem grandes gênios transformadores da Humanidade. Cada um que siga o seu caminho. Mas é muito difícil remar contra a maré. Se a sua geração pensa prioritariamente de um determinado jeito, só os muito loucos mesmo é que vão ser vozes dissonantes. E aí a chance de grandes transformações sociais cai a quase zero.

É uma pena.

A minha geração que hoje já cruzou o Cabo da Boa Esperança dos 30 anos e que cresceu com o movimento grunge, sonhando em "ir pra California e levar a vida sobre as ondas" e que, naturalmente, está aos poucos envelhecendo e perdendo o viço, olha para quem deveria passar o bastão e talvez fique triste com o que vê.

"you know where the fuck you aaaaaare? you are in the jungle baby........"

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Não sabe quem foi a Zelia? Foda hein...

Fuçando pela net achei um blog engraçadão (http://joselitando.blogspot.com)/

copiei na cara dura um post dos caras...genial..

fui

EU NÃO LEVO A SÉRIO QUEM NASCEU NOS ANOS OITENTA

- "Não vá embora, fique um pouco mais. Ninguém sabe fazer o quê você me faz..."


- Que lindo!!! Essa música do Ira! é muito legal.

- Também acho a música linda, mas não é do Ira!. É do primeiro disco da Legião, oras.

- Que absurdo, claro que não. Eu tenho essa música em um disco que o Ira! lançou há alguns anos. Larga de ser burro. Claro que é do Ira! Imagina só, Legião. Eu mudo meu nome para Sandra Rosa Madalena se essa música não for do Ira!

- OK. Não vou discutir. Depois a gente conversa, então



E assim, com esse diálogo com uma amiga muito simpática (http://www.marianaceratti.blogspot.com/), mas igualmente cabeça-dura, comecei a perceber uma coisa: eu não levo a sério as pessoas que nasceram de 1º de janeiro de 1980 em diante. 31 de dezembro de 1979 tá perdoado. Mas quem nasceu nos anos 80 (ainda que a década de 1980 comece mesmo em 1981) não tem meu respeito.Não vou maltratar essas pessoas, pelo contrário. Tenho vários amigos e amigas que deram o azar de não terem vivido nos anos 80. Gosto deles. Mas não os levo a sério. Não tem como.

Tipo assim, como eu vou dar papo para um cara que se mete a falar de música se ele não sabe nem o que é um disco vinil? Se ele jamais penou pra gravar um vídeo de qualquer coisa com um VHS? Se o cara acha que as festas anos 80 que o Paulinho Madrugada faz em Brasília são como os bailes da brilhantina pros nossos pais?
Não, eu não sou velho. Tenho quase 30 anos, mas não sou velho. Apenas tive a sorte de viver numa década onde aconteceram muitas coisas. E essa gurizada, como a amiga que jurou ser rock and roll mas não sabia nem que “Teorema” era da Legião, é a mesma que acha que o Capital Inicial começou a existir com o Acústico (“Pneus de carro cantaaaaaaaaaaaaaaaaaaammmmm... tchuru-tchururuuu....”). Não se lembram do Dinho pobre coitado cantando em churrascaria em São Paulo, para sobreviver. Neguinho acha que videogame é em três dimensões em com cinqüenta botões. Tudo tão fácil quanto complicado. Não quebraram a mão jogando Decathlon no Atari. Hoje em dia só fazem isso quando batem uma punheta – coisa que a gente fazia jogando X-MEN no Atari. Uma não, várias. Ridículos!!!


Eu sou um cara legal. Adoro conversar com as pessoas e ouvir as opiniões delas, principalmente quando são diferentes das minhas. Mas, sinceramente, quando você olha a experiência de vida de um ser que nasceu depois dos anos 70, dá vontade de rir. Neguinho acha que a Xuxa é a rainha dos baixinhos porque ela faz música pra criança e diverte a molecada com mensagens e filmes cândidos. Não lembram da vadia dando que nem um cadela no cio para um moleque em “Amor, estranho amor”, de 1982. Não lembram nem que ela era da TV Manchete.


Como eu vou discutir futebol com um moleque que só viu gol do Zico, do Maradona, do Platini e do Van Basten em VTs? Nego não sofreu com futebol. Não pode falar porra nenhuma. Ficou mal acostumado. Só viu o Brasil chegar em final de Copa. Não sabem nem quem é (ou foi) o filha da puta do Caniggia. Ah, fala sério. Para esses pirralhos, o nome Paulo Rossi é, no máximo, o de um famoso jornalista esportivo de Brasília. Só isso? Não diz mais nada? Ah, vá pentear macacos. A molecada mal começou a andar e escrever e já quer me dar aula de futebol? Como diria o Romário (Nota pra geração 80: Romário é um atacante de renome mundial, um dos maiores da história, herói da conquista do tetracampeonato, que vocês não devem ter visto), “mal entrou no ônibus e já quer sentar na janela?”.

A imagem de história, personagens e situações dessa galera é totalmente deturpada.Vejam se não tá tudo errado para eles. E olha que só estou citando alguns pontos, nos aspectos político, econômico, cultural, histórico e esportivo. Sobra pouco assunto:


* Madonna é uma mãe de família que canta bate-estaca (e não uma pós-adolescente pervertida que sabia fazer música legal).

* Michael Jackson é o filha da puta que enraba criancinha (e não o astro que fez uma porrada de música bacana).

* José Sarney é um “cara aí do Congresso” (e não o comedor de merda que ficou cinco anos na presidência).


* WAR? Banco Imobiliário? Esquece!!!


* Moeda circulante é o Real. E não tem inflação. Diz que um sujeito que cresceu assim não é alienado? Não sabe o que é Plano Verão, cortes de zeros, etc.

* Pra quem mora em Brasília, ir AO shopping, era suficiente pra entender aonde você tava indo. Hoje em dia, as crianças mimadas cresceram cercadas de mil opções. Vida fácil.


* Na Fórmula 1, vocês torcem e ficam felizes quando um brasileiro entra na zona de pontuação. Patético. Masculino era quando a gente chegava em segundo e queria dar porrada no cara. Mentalidade loser pós anos-80.


* Ilha da Fantasia? Para essa galera, deve ser algum paraíso fiscal no máximo. Tatu, então, é só bicho que os Mamonas citam em "Mundo Animal". Deprê.