segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Avatar

"O nosso lar começa no coração"
Mestre dos Magos*


Ontem eu assisti ao filme do título deste post. Como todo filme, há inúmeras possibilidades de se compreender a sua mensagem. Para este texto, eu escolhi duas.

Podemos ver como mais um filme sobre humanos vs ETs, cada um lutando pelo o que acredita, como outros duzentos que já vimos. Sob este ponto de vista, o filme é carregado de clichês (bom, o filme é carregado de clichês sob qualquer ponto de vista..) mas possui uma estética incrivel, mensagens ecológicas bonitas e muita cena de ação. Assim, é um filme bem bacana.

Mas é possível Ve-lo (há diversos momentos no filme em que o verbo ver é usado com letra maiúscula, por isso assim o usei nesta frase) com outros olhos, que foi a forma com a qual eu escolhi ver. Pra mim, este olhar torna o filme genial. É o ponto de vista da espiritualidade.

Os moradores daquele planeta representariam uma sociedade formada por seres mais evoluídos espiritualmente. Seria, a grosso modo, uma brincadeira para exemplificar mundos astrais superiores para onde nós - ou melhor, aqueles que se trabalhassem energeticamente - passaríamos a viver.

Obviamente não estou propondo que o próximo passo para os humanos na escala evolutiva seja a vida aborigene. O que me levou a ter esta visão são outros fatores, os quais cito alguns:

- a profunda relação de respeito pela Natureza e todos os seus seres. Sem conceitos ou chavões (como vegetarianismo, defesa dos animais, ecoxiitismo). Simplesmente um elevado senso de respeito pelos seres que habitam o mesmo planeta que eles e pelo equilíbrio que eles trazem para a Vida.

- o senso de fraternidade e solidariedade entre os membros da sociedade.

- a liberdade que eles defrutam no meio em que vivem

- a ausência de Medo nos seus corações

- um relacionamento saudável com o proprio corpo físico, mantendo-o forte e sadio para as atividade necessárias para a sobrevivencia

- uma relação bonita com o sexo, sem demonizar nem endeusá-lo, mas tratando-o apenas como um ato de amor entre dois seres

- um alto grau de devoção à Força Criadora

Antes de assistir ao filme, se alguém me perguntasse o que compreendo ser o objetivo do estudo espiritual, eu tentaria dizer algo como limpar o medo do nosso coração, fazer com que sejamos mais livres de condicionamentos estúpidos e castradores, trazer serenidade e paz e, em ultima instancia, nos elevar para mundos mais felizes onde os seres vivam de acordo com estes preceitos. Ou seja, o trabalho espiritual (ou energético) visa a nos capacitar para vivermos de forma mais livre e feliz. E acho que o filme diz isso de forma bela e eficaz.

As Religiões de massa têm feito um trabalho muito esquisito com a nossa alma. Nos deixam com medo. Nos travam (só como exemplo, o Deus descrito no Velho Testamento - que é a base do Judaísmo e de boa parte do Cristianismo - é um ser incrivelmente vingativo e mesquinho).Demonizam uma série de aspectos que são intrinsecos à nossa natureza (como a agressividade e a sexualidade). Na minha ótica,tudo o que a Espiritualidade não é.
E os resultados disto são uma massa de seres infelizes, castrados e julgadores ou pessoas completamente avessas à Religião (como eu fui a minha vida inteira). 

A nossa geração tem uma linguagem própria. Ninguém levaria a sério um cara que saisse por aí pregando métodos para nos trazer felicidade e curando leprosos como Jesus fez. Se ele subisse em um monte e dissesse o que disse no Sermão da Montanha provavelmente seria motivo de piada.Fora que ninguém entenderia nada. Acho que as mensagens só conseguem chegar para nós através dos canais que nos são familiares, como o cinema. Filmes como esse, livros como os de Saramago, algumas canções que nos trazem muita alegria e beleza são essenciais para que consigamos quebrar essa imagem turva que temos da espiritualidade.

Sem querer dar uma de profeta ou dizer que a minha visão é " visão correta" (eu tenho total noção que posso estar falando uma bobagem incrível mas, como disse no começo do texto, foi a maneira que eu ESCOLHI enxergar) mas quem sabe um dia a Humanidade comece a entender que é possível viver melhor. Que as mensagens dos mestres espirituais (que são sempre as mesmas) só visam a nos fazer mais felizes e livres.

É só uma questão de cada um trabalhar para mudar a energia do próprio coração.


* Eu vi hj um capítulo da Caverna do Dragão e ele realmente proferiu esta frase...

5 comentários:

Daniel RR disse...

Fala grande,

Sei que seu post não foi essencialmente sobre cinema, mas comentando sobre o filme, que vi ontem, tenho a seguinte nota pessoal a dar: a parte da estória vale 8. A parte visual vale 12 (executada por gênios criativos). Somando e dividindo por 2, fica com 9,5 (rsrs).

Sobre os personagens do filme, como raça genérica, qual seria a evoluída? Fácil a resposta, né? Comentei com minha esposa ao final do filme: "o pior de tudo é que a raça humana realmente é imbecil deste jeito..."
Que vivam as exceções!!

Abraço!!

caio disse...

e o james cameron já confirmou que vai rolar sequencia!!!! da hora..

abração

Anônimo disse...

Oi meu amigo. Eu assisti por aqui este filme. Na verdade, relutei para ir mas depois de insistência fui. Eu realmente gostei muito pois pra mim mostrou que muitas vezes desdenhar, acusar, criticar o outro lado é por simplesmente nao conhecer ou nao querer conhecer. O outro, o outro estilo de vida, a outra forma de se conectar com a natureza e com o "divino" pode assustar. O lado racional , capitalista é visível e mais fácil de acreditar, sendo assim muitas vezes ficamos com o aqui e o agora, com o dinheiro e com o status e deixamos de nos abrir para o novo, o espiritual, o que transcede o racional. Beijos

DAÍSE disse...

Esqueci de escrever meu nome no comentário anterior mas vc sabe que é né!!!!! DAÍSEEEEEEEEEEE
BJ

caio disse...

rsrs..oi meu anjo!!! um grande beijo!!!