sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Eu adoro Brasília

O assunto bairrismo me irrita. Eu acho uma pequenez de alma dizer coisas como "RJ é melhor que SP" ou " em Recife todo mundo é assim". É claro que os lugares têm suas características e também os habitantes demonstram determinados comportamentos de acordo com os códigos do local mas geralmente não curto generalizações (hehe, essa construção ficou ótima). O RJ é muito melhor do que SP em vários aspectos e muito pior em outros.Muitos recifenses comportam-se de um jeito mas muitos não, ué.

Mas tem um lugar do Brasil que tem uma mágica especial. Um lugar sobre o qual eu nao consigo não generalizar. Mas é uma generalização para o bem.

A nossa querida capital federal.

É um lugar absolutamente lindo, com avenidas largas, bem planejado, limpo e organizado.

Os prédios lá erguidos, na sua esmagadora maioria sedes de estatais ou órgãos governamentais, são belos e resplandecentes. Às vezes vemos uns hóteis mas estes são feios e cafonas.

E as pessoas que lá moram? Incríveis. Olha que eu já rodei a Europa inteira (literalmente) mas ainda tô pra conhecer povo mais edificante, sincero, competente e com ardor para o trabalho que o de Brasília.

Eu nao sei se é pelo fato de que quase todo mundo lá ocupa um cargo importante em algum órgão mais importante ainda ou é filho de alguém que ocupa um cargo importante em algum órgão mais importante ainda mas é impressionante como a cidade inteira respira trabalho e vontade de crescer.

E o que dizer da sinceridade? Pessoas íntegras, preocupadas com o objetivo comum da evolução social do país e que sempre tratam o seu próximo com muito respeito.

Eu trabalhei por alguns meses em um órgão cuja sede é em Brasília. Infelizmente não foi assim em uma Petrobras, Correios ou um Ministério qualquer. Era só um órgaozinho chinfrim cuja finalidade até hoje permanece obscura pra mim. Mas movimenta uma boa grana. E também serve para que muita gente se encaixe profissionalmente e possa abdicar da tarefa chata de pensar. E eu agradeço a Papai do céu todos os dias por ter tido essa oportunidade ímpar de conhecer o modelo de gestão brasiliense. Era algo que faltava na minha formação como profissional e ser humano (como se uma estivesse dissociada da outra...).

A maturidade com a qual decisões são tomadas me fez aprender muito. A forma inteligente com a qual as relações pessoais são criadas e destruídas é de deixar qualquer psicólogo muito feliz. A capacidade de transformar dinheiro em mais dinheiro, contatos passageiros em grande alianças e egos inflados em profissionais construtivos e indispensáveis me faz crer que Brasília é um celeiro de Bill Gates ou Mahatma  Gandhis que infelizmente não foram descobertos pela Grande Mídia.

Não deve ser à toa que os grandes líderes da nossa nação gostam tanto da terra que tem a noite mais bonita do Brasil.

Hoje sou um profissional melhor. Com mais clareza da situação do meu país. Com mais fé no nosso futuro.

E devo tudo isso aos meus compatriotas de Brasília.

6 comentários:

Diogo disse...

Vou te falar uma coisa: eu abomino brasília por tudo aquilo que sai na mídia, mas tive uma experiência ímpar este ano com eles.

Fiz um projeto para um ministério, dos grandes. Veja só que curioso:

. A velocidade de desenvolvimento do processo foi impressionante - muito mais veloz que em uma empresa privada.
. As pessoas se mostraram especialmente comprometidas, envolvidas, e motivadas a entregar o projeto - mais que numa empresa privada.
. A qualidade do trabalho implementado foi muito além do que numa empresa privada, pois eles souberam tirar quanto dava do projeto.

O trabalho que vi deles foi premiado internacionalmente, em um prêmio que concorre com empresas privadas.

Onde deu merda? Quando chegou no bagrinho (em geral mais velhos, alocados numa função burocrática nos estados), a gente ouvia coisas como: "não vou fazer treinamento, não ganho mais por isso", e "não vou porque minha diária permite que me hospede em nenhum lugar".

Resumo - as coisas estão mudando, só não sei se para melhor no órgão público, ou para pior na empresa privada...

Daniel RR disse...

Escreveu tão bem que acho que sua ironia não foi compreendida....

diogo disse...

Entendi perfeitamente a ironia. Meu ponto é - vi alguma coisa completamente diferente, e fiquei bem surpreso com isso...

caio disse...

hehe...é, tomara mesmo...vai saber o que fez este Ministério em particular para motivar os funcionários a trabalhar melhor...

Masamune disse...

Só li o comentário do Diogo agora... interessante...

Ontem escutei na Voz do Brasil - não pergunte porque tava escutando... - que o salário médio no setor público é 56% maior que no privado... era 36% quando estava o FHC e agora aumentou pra 56%.

Isso no médio prazo pode atrair gente mais capacitada não? E serão pessoas que mesmo sem querer fazer muito vão fazer muito mais que os veinhos encostados...quem sabe é por aí...

Luana Cristina disse...

Concordo com o que você escreveu, há lugares e lugares...e acho também que a química da região e seus cidadãos podem influenciar de um jeito em você que em outra pessoa pode ser diferente. Eu não sou daqui, sou do RJ, mas sou apaixonada por essa cidade, em todos os aspectos...moro no sudoeste e não quero mais sair daqui por nada, amo as pessoas, as relações, e duas tias estão vindo morar aqui pois se apaixonaram pela cidade em apenas duas semanas, agora só falta sair a nova quadra 500, que vai trazer muitos benefícios para a população. Gostei do que escreveu, mesmo.