segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Isso seria um comentário no post anterior mas ficou grande, então o transformei em um novo post (recomendo a leitura do post Não conhece a Zelia? Foda hein.. e seus comentários)

O Masamune disse que ouviu GN'R e lembrou do clipe, com o AXL assobiando. E o que dizer do clipe de Welcome to the Jungle? Até hoje arrepio ao lembrar do Axl gritando no começo da música e as cenas de barbárie e quebradeiras aparecendo no vídeo. Simplesmente sensacional.

Ontem estava em um almoço que a namorada do meu irmão e ele ofereceram (aliás, puta rango animal...)..enfim, entre os diversos assuntos, conversávamos sobre a passividade e conservadorismo desta geração de 20 e poucos anos. A sensação que tenho é que a rebeldia, o espírito transformador e a gana por mudar o mundo desapareceram da mentalidade dos jovens.

A gente, ao ficar mais velho, obviamente vai entendendo uma série de circunstancias do mundo e vai se adaptando. É normal e é assim que tem que ser.

Porém, o que faz o mundo evoluir (por mais que tentem me convencer do contrário, eu acredito que o mundo hoje é um lugar menos bárbaro do que há 2.000 anos) é o choque de gerações, é a gana por transformação que acomete principalmente a juventude. Se Thomas Edison, Darwin, Freud e Da Vinci tivessem mais precupados em arrumar um trampo convencional, casar e passar os fins de semana na colonia de férias da empresa na praia, provavelmente a Humanidade estaria usando lampião, acreditando que o trovão é Deus com raiva de nós e psicanálise seria uma palavra tão absurda quanto rfrtrgtiinujkho.

É claro que não estou impelindo aos jovens a carga de serem grandes gênios transformadores da Humanidade. Cada um que siga o seu caminho. Mas é muito difícil remar contra a maré. Se a sua geração pensa prioritariamente de um determinado jeito, só os muito loucos mesmo é que vão ser vozes dissonantes. E aí a chance de grandes transformações sociais cai a quase zero.

É uma pena.

A minha geração que hoje já cruzou o Cabo da Boa Esperança dos 30 anos e que cresceu com o movimento grunge, sonhando em "ir pra California e levar a vida sobre as ondas" e que, naturalmente, está aos poucos envelhecendo e perdendo o viço, olha para quem deveria passar o bastão e talvez fique triste com o que vê.

"you know where the fuck you aaaaaare? you are in the jungle baby........"

Um comentário:

Rivotril disse...

Cara, concordo com a questão que a evolução acontece com o choque de cultura, mas se vc pensar bem o povo brasileiro é bem acomodado comparado com outros povos, e desculpa nós éramos um pouco mas pouco mesmo mais revoltados com o status quo. Passamos por dificuldades, sim passamos, a cultura no geral era melhor, concordo hj é uma bosta, mas com a economia em order há 15 anos a galera se acomodou e dúvido se a gente tivesse nascido em 1990 seríamos pessoas diferentes. Quando vc conversa com pessoas que não são escritores, atores, músicos etc q hj estão na faixa dos 60 anos eles tb não comentam nada sobre a diretas já, ditadura, etc. Ou seja, a população no geral quer sombra e água fresca, e não é de hoje...