terça-feira, 27 de outubro de 2009

A Lei Kármica

"Para toda ação, haverá sempre uma reação de igual intensidade na direção oposta"

Lei do Movimento de Newton

Todos aqueles que tenham terminado o primeiro grau, ouviram falar desta Lei da Física. Para aqueles como eu que preferiam estar doando um rim a participar de aula de Física, provavelmente conhece-la (ou decora-la) serviu apenas para passar na maldita prova.

Essa Lei porém (alíás, como toda a Física, a Química, a Biologia, a Matemática...) rege, de forma surpreendente, a nossa vida. E eu não me refiro simplesmente aos movimentos dos corpos fisicos mas sim ao porquê de estarmos vivendo essa vida terrena.

Bem, antes de continuar, é preciso colocar que este post assume duas premissas:

1 - Nós não somos apenas corpo físico. Somos energia (podemos dar o nome que melhor nos aprouver, espírito, alma etc). A manifestação física é um veículo através do qual temos as nossas experiências terrenas.

2 - A reencarnação. O nascimento e a morte são passagens para realidades diferentes e nós, espíritos em manifestações humanas, passamos por centenas ou milhares de "vidas" na Terra, regidas pela Lei da Causa e Efeito (ou lei karmica).

Aqueles para os quais estas premissas não façam sentido sugiro a interrupção da leitura.

Bem, voltando. A Física Quantica e a era Atômica pela qual passamos estão provando que tudo é energia. A matéria não é mais do que energia condensada. Ou seja, todas as manifestações desta nossa realidade terrena estão sujeitas ao princípio de atração e repulsão que rege as leis da eletricidade.

Ao observarmos as ações físicas logo percebemos estes príncipios (é só dar um soco numa parede) mas o que muitas vezes deixamos de perceber é que os nossos pensamentos e emoções também são energia e também têm reagentes no Universo. De uma forma bem simplista, nós somos como uma antena de rádio, emanando e captando energias disponíveis (que foram emanadas por outros seres) do Universo o tempo todo.

Confesso que não leio muito sobre isso mas presumo que as teorias contidas em livros como O Segredo alicercem seu discurso em argumentos parecidos.

Pois bem, essa introdução serviu para dizer que, se nossos pensamentos e emoções são energia e, consequentemente, estão sujeitos às leis da Física, a Lei de Newton exposta no início do post, obviamente, vale para eles também. Todo o pensamento e emoção está sujeito, no Universo, a uma reação igual e na direção oposta. Tá bom, e daí?

Daí que, na compreensão deste rélis mortal curioso, esta relação é chave da Lei do Karma. O porquê de permanecermos presos a esta condição ao invés de nos elevarmos a estados de consciência mais altos e planos de Vida mais felizes (vai dizer que em um Universo com trilhões, repito, trilhões de galáxias, vc acredita que só exista vida na Terra? pópará né...).

A palavra karma é geralmente mal interpretada como uma coisa negativa. "Fulana é meu karma". Tipo a mulher é um pé no saco. Mas karma significa ação. Simplesmente. Podemos ter um karma bom como ter um karma mau. A Lei Karmica nada mais é do que a lei de causa e efeito. Fez coisa boa, a reação será boa. Fez coisa ruim, a reação será ruim. E, ainda dentro da Lei de Newton, sempre voltando para o emissor (se a energia é emitida do Homem para o Universo, a reação se dá do Universo para o Homem). Até aí, beleza. Mas tem mais.

Já que pensamentos e emoções são energias emitidas e recebidas em retorno são eles que nos mantêm nessa roda quase infindável da reencarnaçao. Os nossos desejos (que nada mais são do que pensamentos transformados ou não em ação) são o segredo. De acordo com as Leis da Física, todo o desejo, um dia, acabará sendo concretizado.Enquanto continuar emanando desejos, até que se realizem o ser continua preso neste plano.

Dando mais um passo, podemos entender a razão pela qual quase todas as religiões pregam o autodesenvolvimento (desconsidero fanatismos e crenças infantis). E porque ele geralmente vem amparado por preceitos como Perdão, Compaixão e Amor.

O perdão nada mais é do que tirarmos nosso tuning de determinada frequencia e coloca-lo em uma frequencia mais elevada. Parar de emanar para o Universo a energia da vingança, da autopiedade e do rancor. Só isso. Ou seja, o perdão é um ato egoísta em verdade pois o maior beneficiado é o "perdoante".

A compaixão funciona na mesma faixa. Parar de julgar. Simplesmente. Quando julgamos, emanamos para o Universo a energia de que é exatamente por aquela situação que precisamos passar. Mais karma.

E o amor é basicamente a frequencia mais elevada. A que faz com que consigamos perdoar, ter compaixão, parar de julgar e assim diminuir nossa roda kármica e alçar outros voos.

É muito difícil de acreditar quando simplesmente alguém nos diz "Jesus disse que devemos nos amar". Ou "tá escrito em tal lugar bla bla". Sei lá, eu acho mais simples de entender através de preceitos lógicos.

E só para terminar, tudo o que está escrito aí é apenas a minha compreensão. Pode estar tudo errado. Tudo. Estes ensinamentos (que claramente não são meus e sim de grandes mestres) chegaram até mim através de minha curiosidade e passaram pela peneira do meu nível de entendimento. E é desnecessário dizer que a distância entre o que escrevi aqui e como eu ajo na vida é maior do que a que existe entre o Maluf e a honestidade. Mas como eu tenho esse blog e estou desempregado, resolvi coloca-los aqui.

3 comentários:

Anna C. disse...

Gostei da sinceridade! rs :)

selma disse...

Vç é muito inteligente, és escrito... gostei bastante de seu comentário. espero que consiga logo um emprego.

Homem Oco disse...

Oi Anna e Selma,

Puxa vida, quanta indelicadeza da minha parte em não agradecer os comentários....provavelmente, vcs nunca verão essa resposta, mas enfim, você merecem meu muito obrigado pelo carinho.

Um abraço a vcs duas.