terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A Sombra vem com a luz

Eu participo de um grupo de estudos espirituais. Nós nos reunimos a cada quinze dias para debater questões ligadas à auto-observação. Esse é o tema principal: auto-conhecimento. O grupo é de estudos espirituais pois todos ali acreditam que nós somos além da matéria mas enfim, não é esse o ponto....

Dentro da dinâmica das sessões, são entoados cânticos pelos participantes. Um deles diz assim

"Sombreia, sombreia, eu peço luz a nos sombrear(...) a sombra vem com a luz"

Eu nunca me atentei a esse cântico, até uns dias atrás...

" a sombra vem com a luz"...incrível...quanto mais nos conhecemos, quanto mais estudamos nós mesmos, mais a sombra aparece...

Em uma outra sessão, ouvimos uma gravação do Chico Xavier que falava + ou - assim:

" o homem luta e batalha para conquistar uma cidade, aí sente que a cidade não mais lhe satisfaz, então sai e conquista um país, aí sente que o país não mais lhe satisfaz, então sai e conquista um continente e blá blá blá "...sei lá, era algo do gênero, lembro que ia até conquistar o espaço sideral....obviamente, ele estava se referindo ao indivíduo e suas conquistas ao longo da vida.E aí ele terminava "mas porque o homem busca conquistar coisas externas e evita a verdadeira conquista...aquela sobre si mesmo..aquela que só é vencida após a perigosíssima e dificílima viagem interior, a do auto-conhecimento"

Virou clichê falar em auto-conhecimento. Mas conheço pouca gente, quiçá nenhuma, que entende o que realmente significa. A dor que vem junto. A vontade de desistir. Os questionamentos. O constante olhar para o lado ao invés de para a frente. Reconhecer-se invejoso. Vaidoso.Medroso.Imaturo.Frágil.Egoísta.Carente. E mais que isso, trabalhar-se.

O seu lado sombrio. Sendo iluminado.

Foda pra caralho.

8 comentários:

Masamune disse...

Legal esse post, apesar do Chico Xavier...hehe

Nessa viagem de auto-conhecimento tem coisas feias mesmo pra encarar, mas acho que elas não resistem à consciência. Quando realmente as encaramos de frente, acho que o bem que existe dentro de todos nós vence e mudamos. O difícil é REALMENTE nos vermos. Assumir e aceitar DE VERDADE o que somos.

O lado bom é que recentemente redescobri uma característica muito bacana em mim mesmo, foi luminoso voltar lá atrás quando era somente um menino.

Tem muita coisa boa também dentro de você, é que às vezes tem tralha demais em cima...

Homem Oco disse...

pô, vc não gosta do chico xavier?

concordo que tem muita coisa bacana mas, falando somente por mim, tenho achado beeeem difícil trabalhar a treva.

Ainda bem que existe o goró...

Masamune disse...

KKKKKKKKKKK vamo tomar umas então???

Anônimo disse...

Eu prefiro beber chá.... rsrsr

Unknown disse...

Eu tb prefiro o vegetal!

Tecnico Jubenil disse...

Na verdade penso, que a chegada da luz traz "ciencia" e a pessoa estando "ciente" passa a ver o que sem "ciencia" não é possivel, a pessoa que não tem ciencia tem curiosidade, ou seja pensa que sabe ou comessa a achar isso achar aquilo de assuntos que não tem ciencia, a luta tambem é contra a curiosidade. e o vegetal faz esse trabalho de cientificar as pessoas, ciente-ficar, ou seja de colocar ciencia no lugar da curiosodade, otimo grupo de estudo "Homen Oco" felicidades, quando pode entender o Cantigo é pq chegou ciencia em vc, mérito seu, e quem procura acha, então procure as coisas certas e boas na vida, Luz Paz e Amor a Todos

Homem Oco disse...

Salve Jubenil! Agradeço demais seu comentário.

Como sao sabias as "brincadeiras" semanticas do mestre Gabriel...ciente-ficar eu nunca tinha ouvido...mais uma vez, obrigado...

LPA

Anônimo disse...

estrondou na barra, tiuaco é mariri, se prepare pra seguir,
e esperar o que a de vir...

A busca pelo auto-conhecimento demanda muita coragem e abdicação. tamo junto
nessa caminhada. Subindo os degraus da vida devagar chegamos lá.