quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Era Lexotan

Poucas expressões são tão aplicáveis à nossa época quanto "é preciso matar um leão por dia".

Como se não bastassem os problemas verdadeiros que temos com filhos, conjuges, chefes, grana, nós mesmos etc etc etc, a organização social na qual vivemos anda mandando muito bem quando o assunto é tornar a nossa vida ainda mais miserável.

Acho que sou um cara, na maioria das vezes, bem humorado e razoavelmente equilibrado mas, não sei, pra onde olho vejo nego querendo te jogar pra baixo...

- é o outdoor com o moça photoshopada incutindo em nossa cabeça um padrão de beleza que não existe

- é o jornal noticiando desgraça atrás de desgraça e tentando te mostrar que "realmente o ser humano é monstruoso e não devemos confiar em ninguém"

- são os belíssimos profissionais de Marketing que, para garantir seus empregos, fazem de tudo para que vc acredite que sua vida é muito chata sem o produto em questão

- são as novelas com roteiros pífios ditando padrões de comportamento para uma sociedade cada vez mais sem autoestima

- é o governo toda hora te mostrando quão idiota vc é por ser honesto

- são as novidades tecnológicas te fazendo cada vez mais ansioso e ávido por informação inútil

- é o seu colega que faz de tudo pra ser promovido e torna o ambiente de trabalho um inferno

- é o seu amigo que aparece feito um menininho crescido com o tênis último modelo ou a câmera que tem todos os megapixels da Terra e te passa subliminarmente a mensagem "eu tenho, vc não teeem...'

- é essa ode estúpida e sem nexo à juventude que nos torna imaturos e angustiados e a qual somos quase obrigados a sucumbir

Às vezes eu acho que entendo porque tudo é do jeito que é e me sinto sereno. Às vezes, me sinto mais perdido que surdo em bingo e não gosto da sensação.

Esses dias tive um sonho (sonho mesmo, daqueles que rolam quando dormimos). Sonhei que tinha voltado centenas de milhares de anos, à época do homem de neandertal (ou coisa que o valha). Sonhei que tínhamos acabado de descobrir o fogo. Estávamos eu e meus companheiros de tribo em volta da fogueira felizes com a descoberta. E então, como em uma viagem spielberguiana, comecei a viajar pelo tempo, acompanhando a geração dos filhos dos meus companheiros de fogueira. E a dos seus filhos. E a dos filhos deles. E dos filhos deles. E a seguinte. E a seguinte. Até chegar aos nossos tempos. Quantos irmãos homens passaram por este planeta. Quanta realização. Quanto suor para que chegássemos a onde estamos.

Não é possível que isto seja o melhor que possamos fazer.

9 comentários:

Masamune disse...

Não entendi direito seu post amigon...

1 - As expectativas dos outros te botam pra baixo? Você se deixa convencer pelas mensagens?

2 - Ou te irrita que as mensagens sejam tão toscas?

Pra primeira opção, o problema E a solução estão em você. Não lá fora.

Pra segunda, a resposta é que infelizmente toda cultura de massas é tosca, sempre foi assim, e não sei se veremos isso mudar em nossas vidas.

A cultura de massas é tosca pois a humanidade é tosca. Aquele papinho besta de que o ser humano é lindo e telúrico é uma grande mentira, são tantos defeitos que só com amor mesmo pra aguentar o ser humano...

O processo de aprendizado é lento e sem garantia nenhuma de sucesso...

E aí? Vai pedir pra sair?

Abraço

Anônimo disse...

To vendo que você tá muito bem humorado mesmo...

Toda essa merda existe, tá lá. Para a maior parte delas, nada a fazer. Para uma parte menor, basta simplesmente dizer "dane-se. não é comigo."

A maioria das pessoas não dá a mínima para sua vida.

Será que é possível não dar a mínima para a maioria das pessoas?

Anônimo disse...

Sem dúvida, não dá para ignorar a maioria das pessoas. E não estamos apartados da realidade, numa ilha de sabedoria. Da forma como eu vejo, por mais que acreditemos em um ideal de vida mais nobre, acho que é impossível nos manter completamente blindados à realidade do mundo, 100% do tempo. É simplesmente humano deixar-se às vezes sofrer a influência da sociedade que vivemos.

Anônimo disse...

Assim, uma pessoa que enxergue a vida além do "vivo para consumir ou para ter poder", certamente se deparará com as dificuldades de nadar contra a corrente (e é impossível, às vezes, não desanimar como foi descrito no post do Oco). Mas eu acredito que este é o caminho... E como disse o Oco, pouquíssimas pessoas realmente trilham este caminho.

Homem Oco disse...

Masamune e Enxaqueca,

sei lá, pra mim não é tão simples assim blindar-se para as influências externas. Nós precisamos dos outros para balizar o que somos.

Ana,

Surpresa bacana! Gostei muito dos seus comentários. Seja bem vinda sempre!

Anônimo disse...

eu poderia fazer um copy paste dos dois posts da Ana. É isso. E também acho que maturidade (entre outras coisas) é compreender esses fenômenos e não subestimar a nossa capacidade de não agir / se sentir como gostaríamos que agíssemos / nos sentíssemos. Quando a gente subestima há uma grande probabilidade de estar sendo levado sem perceber...como já dizia o famoso ditado: a teoria, na prática, se f*deu...

Anônimo disse...

Bom tenhu algumas inmquietaçoes refrente a esse post e naum sei bem com que concordo, primeiro dificil e quase impossivel não se deixar abater pelo midia de massa, por que se o cara que a fez for bom msm, vc tb é massa. Agora acredito que temos que nos resguardas para certas coisas, como novelas, podemos deixar de assistir e ir ler um bom livro(partircularmente recomendo O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO).
Bom o fato é que como o caito disse usar blindagem pra tudo é impossivel, mas podemos comecar a selecionar o que vemos e também como vemos as coisas, pq o amigo do lado que comprou um coisa nova e disse subliminarmente 'eu tenhu e vc não, ou o cara que quer subir de cargo e torna a vida social de um lugar um inferno,podemos ser nos mesmo, sem consciencia de que fazesmos.

Homem Oco disse...

david, desde quando vc ficou inteligente desse jeito, minino??

tô brincando, curti o comentário!!! e vc realmente curtiu o livro né...preciso ler urgentemente..

abs

Anônimo disse...

Pois é as vezes eu tenhu meus surtos...e sim vc precisa ler urgente...