terça-feira, 8 de julho de 2008

Ave Cesar

Segundo um amigo muito próximo, eu sou o "pseudo-intelectual". Aquele cara que é metido a analisar as coisas mas no fundo é medíocre como todo mundo. Quando a minha vaidade pára de reclamar, eu concordo com ele e até acho engraçado.Eu sou aquele cara que acha a Globo um lixo, detesta a Veja e não consegue ler uma notícia sem pensar que tem alguém tentando te manipular por trás.Mas não sou o típico "egresso da FFLCH" não (pelo contrário, segundo um outro amigo, sou um playboy da FAAP...vai entender), sou apenas um cara chato e ponto.
Some isso ao fato de que eu não tenho TV a cabo e pronto, você pode imaginar quao frequentemente eu assisto a TV.

Porém, hoje na hora do almoço, assistindo a TV, eu vi uma das cenas mais impressionantes que já vi na vida: um pai, completamente alterado, dizendo que os responsáveis pela morte do seu filho tinham que ser punidos.Eu fiquei chocado com a cena que vi.

O filho desse cara foi morto no RJ após o carro em que estava ter sido metralhado por policiais de forma absolutamente gratuita (pra azar dos assassinos, o circuito de tv de um prédio próximo filmou tudo). No carro, além do menino que morreu, estavam sua mãe e seu irmão. O menino tinha 03 anos de idade. 03 anos de idade. E morreu da forma mais estúpida que alguém poderia conceber.

Não quero entrar aqui em nenhum tipo de análise social ou antropológica dos fatores que envolvem esse absurdo.Que nas periferias isso acontece toda hora;que a polícia é mal preparada e mal paga; que as classes mais abastadas estão mais preocupadas em acumular riqueza; que as classes menos abastadas não se preocupam em evoluir etc, etc, etc. Nao estou com vontade e nem teria capacidade pra isso. O fato é que uma família foi destruída.

O ponto desse post é outro: na História da Humanidade, nada mudou. Continuamos vivendo a pão, circo e barbárie. Sério, não estou usando uma figura de linguagem, nós continuamos vivendo a pão, circo e barbárie. E nada vai mudar. Amanhã, outros pais vão perder seus filhos bestamente. E na outra semana, outros pais vão perder seus filhos bestamente. E daqui a cinquenta anos, outros pais vão perder seus filhos bestamente. Devemos perder todas as esperanças. Assim é o mundo. Só nos resta trabalhar pra sumir daqui o mais rápido possível.

Alguém pode pensar que esse texto é simplista demais. E é.Bem simples. Como o fato daquele pai não ter mais o seu filho de 03 anos perto dele.

Simples assim.

Um comentário:

Masamune disse...

Concordo que muito pouco mudou, com exceção de breves períodos na história em alguns países, a vida sempre foi perigosa.

Agora, se a vida é perigosa, cada um tem que aprender a se proteger e aos seus. Não que isso impeça qualquer tragédia, mas diminue os riscos. Vou usar a história de exemplo:

1- Há uns 10 anos os traficante do RJ FECHAVAM as lojas porque um deles tinha sido morto. Não dá pra criar filhos no Rio, especialmente se você não é rico.

2- Os responsáveis punidos? Dificilmente, melhor o cara desencanar, ou resolver por conta própria. Uma estatística recente mostrou que apenas 3% dos casos de homicídio são solucionados, ou seja, a chance dele ser pego na sua vingança é mínima.

3- A polícia do Rio é das mais corruptas do mundo, eu, você e todo mundo sabe disso. Para morar no Rio tem que se auto-impor um toque de recolher, é assim...

A tragédia estava armada, anunciada. O desespero é compreensível, mas não resolve o problema. O filho de 3 anos morreu. Como você diz, isso não vai mudar. E o cara vai mudar do RJ pra salvar o outro filho e a mulher dele?