domingo, 16 de março de 2008

Chico

nossa, hoje tá difícil escolher um assunto para escrever...não por falta, mas justamente por excesso...quero escrever sobre a liberdade, sobre o casamento, sobre pais e filhos, sobre mulheres, mas não consigo me concentrar em nada.
Vou aproveitar então este momento "tudo ao mesmo tempo agora" para escrever um treco que há muito quero escrever...versos das músicas do Chico que têm muito significado pra mim. Tenho certeza de que todos têm versos de músicas que, quando ouvem, sentem frio na espinha, choram, riem, lembram de pessoas etc. Não importa se a música é do Menudo, do Genival Lacerda ou do Bob Dylan, a questão é que música fala com a nossa alma e ponto. Até o gerente de desenvolvimento de qualidade de plataformas Linux da Oracle (credo, esse cargo existe?) deve se comover com alguma música...bom, vamos ao que interessa! Listei dez trechos de músicas do Chico que mexem, e muito, comigo...pensei em colocar comentários ao lado de cada um, mas concluí que ficaria muito babaca...vou colocar simplesmente o trecho e pronto...cada um que infira o que quiser das frases...ah, importante, não há escala de "gostabilidade", a ordem escolhida é somente a ordem de lembrança.

1 - "vem, meu menino vadio, vem, sem mentir pra você, vem, mas vem sem fantasia, que da noite pro dia, você não vai crescer". Essa música vale dois trechos: "eu quero te contar das chuvas que apanhei, das noites que varei no escuro a te buscar, eu quero te mostrar as marcas que ganhei nas lutas contra o rei, nas discussões com Deus, e agora que cheguei, eu quero a recompensa, eu quero a prenda imensa dos carinhos teus"

2 - " e você, era a princesa que eu fiz coroar e era tão linda de se admirar e andava nua pelo meu país"...ah não aguento, esse trecho é muuuuito foda!!

3 - "lá fora, amor, uma rosa morreu, uma festa acabou, nosso barco partiu...eu bem que mostrei a ela, o tempo passou na janela e só Carolina não viu"

4 - "oh, pedaço de mim, oh, metade arrancada de mim, leva o vulto teu, que a saudade é o revés de um parto, a saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu"

5 - "e aí me dá como uma inveja dessa gente, que vai em frente sem nem ter com quem contar". Outra que vale dois trechos: "E eu que não creio, peço a Deus por minha gente, é gente humilde, que vontade de chorar "

6 - "então ela se fez bonita como há muito tempo não queria ousar, com seu vestido decotado cheirando a guardado de tanto esperar, depois os dois deram-se os braços como há muito tempo não se usava dar e cheios de ternura e graça foram para a praça e começaram a se abraçar"...acho que estes versos traduzem qual é o meu maior sonho...

7 - "se entornaste a nossa sorte pelo chão, se na bagunça do teu coração, meu sangue errou de veia e se perdeu"

8- "não me diga mais quem é você, amanhã tudo volta ao normal, deixa a festa acabar, deixa o barco correr, deixa o dia raiar, que hoje eu sou da maneira que você me quer, o que você pedir eu lhe dou, seja você quem for, seja o que Deus quiser"

9 - "Deus é um cara gozador, adora brincadeira pois prá me jogar no mundo, tinha o mundo inteiro, mas achou muito engraçado me botar cabreiro, na barriga da miséria nasci brasileiro"...tá bom vai, versão da Cassia Eller, mas eu gosto mais...

10 - "o terceiro me chegou como quem chega do nada, ele não me trouxe nada também nada perguntou, mal sei como ele se chama mas entendo o que ele quer,se deitou na minha cama e me chama de mulher, foi chegando sorrateiro e antes que eu dissesse não, se instalou feito posseiro, dentro do meu coração"

Não vou conseguir ficar só em dez (na verdade, o tema "versos do Chico que mexem comigo" daria uns 05 posts...), mas vou extrapolar em apenas um....

11 - "vai com ele, vai Geni, vai com ele, vai Geni, você pode nos salvar, você vai nos redimir, você dá pra qualquer um, Bendita Geni" - genial, um tratado sobre a hipocrisia, sobre essa coisa nojenta que é o mundo que construímos...

Bem, se você discorda, comece um blog e monte sua própria lista.

4 comentários:

Bill disse...

Fala cara, enfim o primeiro comentário, não vou criar meu blog (ainda) mas acho que faltou uma: "Olhos nos Olhos" é sensacional como ele consegue entender tão bem as mulheres:

"Quando você me deixou, meu bem
Me disse pra ser feliz e passar bem
Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci
Mas depois, como era de costume, obedeci

Quando você me quiser rever
Já vai me encontrar refeita, pode crer
Olhos nos olhos
Quero ver o que você faz
Ao sentir que sem você eu passo bem demais"

Muito f..... Grande Abraço

sei lá quem sou eu... disse...

poutz...mandou bem! mas faltaram várias..roda viva, construção, homenagem ao malandro, vai passar, retrato em branco e preto, meu sentimento, samba do grande amor..ixi, a lista é extensa!!
quero ver teu blog logo..vc escreve bem pra c...

abraços

Anônimo disse...

10 é muito pouco mesmo...só vou adicionar duas por motivos pessoais!!

- pedro pedreiro espera o carnaval, a sorte grande o bilhete pela federal, todo mês...esperando, esperando, esperando...
- todo dia eu só penso em poder parar, meio-dia eu só penso em dizer não, depois lembro da vida para levar, e me calo com a boca de feijão (fecha no grave)

da-lhe chico!!

ass: Gordo

sei lá quem sou eu... disse...

rsrs..fecha no grave é estaile!!! gordão!!!!