sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Esses dias recebi o convite de uma amiga bem querida. Ela está dirigindo uma peça e me convidou para assistir. Por algumas razões, nao pude ir mas acabamos trocando alguns e-mails e fiquei sabendo por cima como anda sua vida. Fiquei um tempão pensando em quão diferentes nossos caminhos estão se apresentando.

Isso me fez lembrar uma historinha que li em algum lugar e que me marcou profundamente. É muito simples mas é de uma profundidade que poucas pessoas alcançam. Diz respeito ao diálogo de um mestre budista com seu aprendiz. Eu sou pouco (pra nao dizer nada) afeito às religiões de massa. Mas, às vezes, o meu nível de compreensão alcança certos ensinamentos que disparam  profunda reflexão sobre mim mesmo e/ou a condição humana.

Bem, voltando à história:

Um aprendiz pergunta ao seu mestre:
- Mestre, qual é a essência do Budismo?

O mestre reflete por alguns segundos e devolve:
- Meu caro, o templo está muito cheio hoje. Quando estivermos apenas nós dois aqui, te dou a resposta pretendida.

O tempo passava e sempre havia várias pessoas no local. O discípulo ficava cada vez mais ansioso com a perspectiva de estar a sós com o seu mestre para, finalmente, terminar o diálogo.

Eis que um dia, bastante tempo decorrido, o discípulo e o mestre encontram-se sozinhos no templo. Sem perda de tempo, o aluno relembra:
- Mestre, o senhor se recorda que me prometeu responder quando o templo estivesse vazio?
- Claro. Vamos ao jardim.

Os dois dirigiram-se ao jardim do templo.
- Está vendo aquela pequena árvore ali atrás? perguntou o mestre.
- Claro!
- E agora consegue ver aquela arvore bem grande ali à esquerda?
- Sim, a vejo.
- Pois é, esta é a essência do Budismo.

Esta pequena história contém, talvez, o ensinamento mais sábio que eu já ouvi.

Nenhum comentário: