quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Da série "coisas que você só aprende quando vira chefe"

Regra número 1) Não tente ser amigo do seu chefe. O seu chefe não quer sua amizade, ele só quer que você faça o seu trabalho

Regra número 2) Não pense que o fato de que você é legal (isso é o que você acha né...) vai fazer com que seu chefe desculpe aquela cagada ou repense a sua demissão. A coisa que mais irrita um chefe são aquelas pessoas que acham que ser simpático substitui a competência

Regra número 3) Seja competente. Tá bom vai, to pedindo algo além da capacidade humana, mas faça um esforcinho mínimo, um dia vai valer a pena

Regra número 4) A coisa que o seu chefe mais espera de você (acredite em mim, de verdade) é que você NÃO traga problemas para ele. Vou repetir a palavra mais importante da frase anterior: NÃO. Ele já tem diversos, que você nem imagina. Tenha certeza que levar um problema para o seu chefe é ganhar um "puta merda, por que eu tenho esse bosta na minha equipe se eu tenho que resolver isto?" na concepção dele sobre você

Regra número 5) O seu chefe não é formado em Psicologia. Se tua mãe tá com gonorréia, teu cachorro morreu afogado na privada ou tua avó pegou dengue hemorrágica, o problema é seu. Dividir seus problemas pessoais com ele não vai ajudar em nada, muito pelo contrário. Ele já tem os dele e faz um tremendo (acredite em mim, de verdade) esforço para que o trabalho não seja afetado por isso. Tente fazer o mesmo.

Regra número 6) Chefes odeiam funcionário que faz cara de tadinho. Cara de tadinho é coisa de perdedor, e chefe nenhum gosta de constatar que tem um perdedor na equipe. Se você for mulher, por favor considere no grupo Cara de Tadinho coisas como voz infantil e apelidos no diminutivo. Exclua estes itens do seu comportamento (a não ser que você queira ser vista como uma retardada)

Regra número 7) Nunca, jamais, em hipótese alguma aborde seu chefe para falar qualquer coisa que não seja futebol ou a estagiária do Jurídico quando ele estiver:
- na máquina de café
- indo almoçar
- voltando do almoço
- almoçando
- indo ao banheiro
- indo embora

Sei que parece difícil, mas pense que ele também é um ser humano e que ele também gosta de não ter que falar de trabalho durante alguns minutos do dia. Pense também que TODOS os funcionários sentem uma atração irresistível por puxar assunto profissional sempre que cruzam com o chefe, mesmo se percebem que o chefe está tendo um ataque epiléptico. Seja um cara legal e deixe seu chefe respirar de vez em quando

Regra número 8) Quando o seu chefe perguntar a sua opinião sobre algo, ele quer saber a sua opinião sobre algo. Ele odeia quando você concorda com ele apenas para puxar seu saco. Se ele for minimamente mais inteligente do que você (e se ele é seu chefe, provavelmente ele é), ele vai perceber seu jogo e você vai começar a ser visto como um baita mané (se é que você já não é)

Regra número 9) Lembre-se que o seu chefe também tem um chefe. Quando ele aparecer com alterações de prioridades, mudanças de planos e prazos apertados, não xingue o cara. Provavelmente ele tem informações que você não tem.

E a última mas mais importante de todas: tudo o que seu chefe quer é ser promovido. Ajude-o nesta tarefa e você terá vida longa e próspera no seu emprego.

3 comentários:

Anne disse...

Hahahahaha meu, tou ficando preocupada com você... Vou te emprestar meu manifesto comunista para ver se você dá uma aliviada...!!

Brincadeiras à parte, é engraçado como as pessoas (pessoas = brasileiros) confundem todos os tipos de relações, não é? Mistura-se tudo em um caldo emocional. Afe. Enfim, se eu fosse adicionar algo à sua lista, incluiria para o caso das mulheres: não acreditem que um belo decote substitui competência. (Tá, dizem que funciona. Mas, caramba, nós fizemos a revolução!)Beijos.

Cesar disse...

e sabe o que pior? para muitas dessas regras, alguém que não seja estagiário no primeiro ano de carreira já deve ter ouvido algumas indiretas, e outras muito diretas, para não fazer! o problema é que não aprende!! lembro q eu tinha acabado de ser esfetivado, tinh uns 2 anos de carreira e eu cheguei pro meu chefe com um problema; aí ele me pergunta "tá, e o que vc acha que a gente deve fazer?" e eu com aquela cara de abextado (essa expressão entrou na moda depois do evento Tiririca) "sei lá!"...o cara olhou com aquela cara de desprezo e falou "eu não preciso de alguém na minha equipe que me traga problemas sobre os quais não tenha refletido e não tenha uma opinião"...nunca mais eu levei um problema prum chefe sem pelo menos uma opinião sobre o que deveria ser feito! claro que a minha opinião 80% das vezes era desconsiderada ehehe, mas não é esse o ponto. e tantas outras porradas que vc toma de chefe por fazer essas cag*, mas para qquer pessoa com meio neurônio, basta 1 porrada para entender! mas não, como dizia alguém que a gente conhece "depois reclama que filho de pobre não tem sorte"...

Rivotril disse...

caraca, devia escrever um livro e ganhar uma grana com esse assunto.
Concordo 100%, já dei várias mancadas dessas e hoje como chefe procuro seguir esses mandamentos, principalmente não ser o psicólogo, é incrível mesmo como a galera gosta de falar de problemas...