sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Talvez daqui a cem anos...

Venezuela atrasa pagamentos e afugenta empresas brasileiras

Braskem adia investimentos de US$ 3,5 bilhões em dois projetos em território venezuelano; empreiteiras enfrentam problemas com uma lei que permite ao governo confiscar máquinas ou tomar obras públicas que estejam paralisadas ou atrasadas


Esta matéria foi publicada no Estadao de 6/8.

Em 2000, eu comecei a estagiar em uma multinacional de bebidas alcoolicas chamada UDV. A UDV era a junção de dois grupos multinacionais e era o maior produtor de bebidas destiladas do mundo, dona de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff, Tequila Cuervo, Cerveja Guinness entre outros.

Nesta época, a Venezuela era o maior consumidor de Johnnie Walker Black Label da America Latina. A operação da empresa naquele país era, se nao me engano, a que trazia a maior receita para a matriz, entre todas as operações da AL. O presidente da operação brasileira foi promovido a presidente da operação venezuelana.

Nesta época, lembro de acompanhar um pouco de Política Internacional e Caracas representava o maior potencial de crescimento do nosso continente, superando inclusive o Chile.

10 anos depois, o Chile transformou-se no país mais organizado política e economicamente do continente. A Venezuela, por sua vez, mergulhou no caos.

Os fundos de pensao, que são os maiores investidores do globo, levam em consideração, primordialmente, os riscos economicos e políticos ao decidir um país para investir.

Ao longo desta década, a Venezuela reestatizou empresas, perseguiu opositores, alterou a Constituição e deu  poder vitalicio ao seu presidente.Agora começa a descumprir contratos e afugentar, ainda mais, qualquer tentativa de investimento naquele país.

O argumento de que capital especulativo não é bemvindo é fraco e demonstra um idealismo infantil. O capital especulativo é fio do novelo. É o que permite que o país vá se estruturando para receber capital produtivo.Ninguém vai investir capital de longo prazo em um país como Angola, apenas porque deseja ajudar o país a sair da situação em que se encontra. Mas muita gente concorda em investir em Angola devido a remuneração que receberá e, no meio tempo, com fluxo de caixa positivo, o país começa a se estruturar e atrair, aí sim, o capital saudável.

A Venezuela, provavelmente, levará 100 anos para voltar a ser o que era 10 anos atrás. O sonho socialista é bonito mas é preciso ter muito preparo e conhecimento de Economia para coloca-lo em pratica e, infelizmente, passa ao largo de projetos de poder individuais e arroubos de distribuição de renda populistas.

4 comentários:

Masamune disse...

Trabalhei na mesma empresa e estive
em um workshop na Venezuela em 2001.
O lucro de Black Label sozinho era
maior que o lucro total da operacao
do Brasil. Mas Caracas ja era uma merda.

Nao acho o socialismo um sonho bonito
Foi um pesadelo na URSS, leste
Europeu e ainda e em Cuba, coreia do
Norte...quando vc tenta igualar as
Pessoas, sempre vai igualar por baixo.
A mediocridade vence nesses casos.

Homem Oco disse...

show de bola! valeu pelo comentario!

na minha opiniao, o que aconteceu no seculo XX, passa longe do que é o socialismo, até mesmo pensado por Marx.

Tem uma passagem (agora não lembrao onde li) de Marx dizendo-se muito preocupado com a revolução russa, pois os caras acabariam com a sua teoria, caso implantassem o socialismo, visto o socialismo ser possível apenas após o capitalismo, e nunca antes dele.

De qqr forma, ainda na minha visão, o socialismo não é igualar a todos, e sim igualar as oportunidades, de forma que todos partamos da mesma raia, e cada qual será responsavel pela sua evolução, e não como é o modelo atual, onde o filho do Antonio Ermirio tem muito mais oportunidades do que o filho do frentista. Este é, ao meu ver, a grande falácia do Capitalismo hoje...mas enfim, isso daria um outro post..

grande abraço

Masamune disse...

Não quero ser chato ( já sendo...) mas a base do socialismo prega a propriedade coletiva dos meios de produção, ou seja, o fim da propriedade privada. Ora, esse aspecto somente já faz com que seja impossível implementá-lo.

Teorias que não podem ser aplicadas com certa facilidade estão fadadas ao fracasso em ambientes políticos. As pessoas simplesmente não as aceitam.

Dentro do capitalismo pode-se aumentar as oportunidades. Sempre alguém vai ter mais vantagem, a igualdade nunca será total. E além disso, como a sociedade muda, muda junto o que é valorizado em dado momento.

As pessoas não querem ser iguais...tem gente que quer ter mais problemas, e ganhar mais. Outros preferem ficar tranquilos...

Eu sonho mais como o momento em que a maioria tenha o necessário para viver bem. A partir daí, se alguém quiser ter mais, vai em frente. Mas ninguém mais morrendo na fila do SUS seria bom...

O Chavez na Venezuela usurpa os sonhos da população para se manter eternamente no poder. Ele e seus amigos se dão bem, para o povo ele recomende tomar banhos mais curtos...

Eu sou a favor de abandonar as ideologias. Ao invés de pensar no que "deveria ser" prefiro pensar no que "pode ser" e melhorar a partir daí.

Pois toda vez que alguém sugere uma "mudança que vai resolver tudo" acabamos nos fodendo...

P.S. Ficou tão longo que dava um post...hehehe. Já leu "A Revolução dos Bichos"?

Homem Oco disse...

putz, concordo com vc em vários pontos. a propriedade coletiva dos meios de produção fode tudo. e tb concordo qto a teorias que nao sao facilmente aplicaveis: nao servem.

e a questao de usurpar o sonho,é o que sinto qto ao lula.

abs