segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Children for rats*

Apesar da pouca idade, a vida já me presenteou com diversas oportunidades..e bota diversas nisso..já falei um pouco sobre isso em outros textos mas, uma mistura de orgulho com necessidade de pavimentar o restante do texto, vou repetir aqui..já servi o exercito, já trabalhei em multinacional, já trabalhei em empresa recem privatizada, passei meses mochilando fora do país, tive um restaurante, fiz um curso profissionalizante de ator, trabalhei em entidade de classe e agora estou na direção de uma empresa envolvida na construção civil...

Tudo isso tem me mostrado muita, mas muita coisa mesmo sobre o ser humano. É claro que ainda tenho um caminhão de coisa para aprender mas percebo que , a cada experiencia, vou conseguindo ter um pouquinho de clareza sobre determinados fenomenos.

Um deles é a capacidade crítica do ser humano, principalmente tratando-se de comportamentos de grupo. Não sou antropologo nem nada do gênero, tudo o que escrevo baseia-se apenas na minha experiencia de vida.

Eu realmente nao sei o que vem primeiro: se a capacidade crítica dos indívíduos de sociedades pouco evoluídas culturalmente (por cultura leia-se educação) é baixa porque a sociedade é pouco evoluída culturalmente ou se a sociedade é pouco evoluída porque seus cidadãos têm baixa capacidade crítica.

Durante algum tempo, eu tentei fazer um exercício de achar que todos são iguais e que a opinião de todos deveria ser levada em conta igualmente. Hoje eu seriamente desafio esta minha própria posição.

Para tentar finalmente costurar todos os parágrafos deste texto: eu estou tendo uma tremenda, repito, tremenda dificuldade em me comunicar com meus funcionários. São na sua esmagadora maioria pessoas de classes sociais humildes, pedreiros, pintores e afins. Com exceção de alguns mais velhos (que já tiveram a oportunidade de ter o seu negócio), a dificuldade em me fazer claro é imensa. Eles simplesmente não entendem o que eu quero dizer, ou entendem tudo ao contrário.

Após vários meses apanhando, eu descobri que a frequencia de compreensão é diferente. Simplesmente eles não fazem parte do meu universo cultural e eu preciso, obrigatoriamente, caso queira que a empresa atinja seus objetivos, readequar minha frequencia ao patamar deles.

Sem nenhum tipo de julgamento moral, estou apenas constatando um fato: a sensação que tenho é que estou me comunicando com crianças. As instruções precisam ser o mais simples e rasas possível. Pelo bem deles.

Pode ser que ninguém acredite mas honestamente nós trabalhamos, entre outras coisas, para que eles evoluam como cidadãos. Ao inseri-los no sistema bancario (a maioria nunca tinha tido conta corrente), inseri-los no sistema previdenciario, dar holerite permitindo assim que façam compras a prazo e montar um plano de carreira, dando assim um horizonte de vida para esses homens (em um ano de funcionamento, já enviamos mais de três funcionários para o SENAI e está nos nossos planos investir na educação formal deles), acreditamos estar dando a coisa mais importante que um ser humano pode dar para outro: dignidade.

Muito mais poderoso do que esmola ou qualquer bolsa-lixo, alguém com maior poder de decisão e ação deve se esforçar para dar dignidade ao seu próximo.

Desta forma, eu começo a entender fenomenos como a mitificação de Lula ou o crescimento absurdo das igrejas Evangélicas. As pessoas no comando destas organizações (o governo do PT e as igrejas, para ficar apenas nos exemplos que dei) tem uma inteligência de comunicação muito desenvolvida. Elas conseguem transmitir as mensagens na frequencia infantil da nossa sociedade.

Termino fazendo uma confissão: ao ver o despreparo da candidata em primeiro lugar nas pesquisas, entre outros fatores, eu me sinto bem desanimado por fazer parte desta sociedade. Uma sociedade cujos governantes usurpam o ideal de uma vida mais justa que as pessoas tem para seu próprio benefício. O que este governo está fazendo é estelionato. Vendem uma idéia sobre a qual eles não tem capacidade de executar. Exatamente o mesmo que os pastores das igrejas evangélicas.

E as crianças, tolas, acreditam.



* o título é uma alusão ao filme Lions for lambs (leoes e cordeiros) que defende a idéia de que a população é formada por leóes e a classe política, por cordeiros. Neste caso, são crianças na população e ratos no governo.

8 comentários:

Masamune disse...

Tive um técnico de basquete que ficava muito puto quando alguém não pegava um passe. Ficava muito puto com quem tinha feito o passe, não com quem não tinha segurado a bola.

Ele dizia que se a bola está em seu controle, e você decide abrir mão dessa posse de bola ( ao passar) é sua responsabilidade ter certeza que seu colega vai segurar a bola. Se ele não for tão bom, estiver desequilibrado ou desatento... Não passe a bola !

Tempos depois, em uma aula de faculdade falando sobre comunicação, foi dito o mesmo. A responsabilidade da comunicação é do emissor, não do receptor da mensagem.

Ou seja, realmente temos que adequar o nosso discurso às diferentes platéias, se queremos que elas nos entendam. E no caso de pedreiros, o patamar de comunicação deles é similar ao de crianças. Com vendedores também é assim.

Admiro o trabalho que vocês estão fazendo, não desanime. E não vejo problema em tratá-los como crianças na hora de se comunicar, aos poucos, alguns vão crescer e vc vai poder falar com adolescentes ( socorro !!!!).

D.N.A. disse...

Acho que eu nao entendi seu texto. Prefiro assim, do que acreditar que vc realmente acredite que dignidade é por essas pessoas simples e que antes estavam parcialmente protegidas destes GIGANTES esmagadores, na mão desta elite. E olha, que desta área eu, infelizmente, já participei por anos. Que dignidade é dar a eles conta corrente que irá afundá-los oferecendo produtos para extrair seus pouscos recursos, promessas de produtos milagrosos,tarifas cobradas, mesma que seja conta salário e que alguns ainda achem que nao sao taxados, cheques especiais, compras a longo prazo exercendo assim a capacidade do ser humano em comprar o que nao pode.E que algum tempo terão a única coisa que realmente lhe pertencem também preso a eles... Seus nomes sujos.....UAU....Isto me deixa com nausea assim como tenho nausea das igrejas religiosas esmagadoras e usurpadoras e dos politicos leve- leite deste país.. Nao, meu amigo, saiba que vc mora em meu coração....mais esta ilusão está mais parecida com mudança de posição do que uma opiniao bem fundamentada.bj

Homem Oco disse...

oi dai..é..vc realmente não entendeu meu texto!

grande beijo

Homem Oco disse...

rodrigao

gostei muito da postura do seu técnico. acho que é por aí.
se nessa escala micróspica de liderança eu já estou tendo grandes dificuldades para crescer, eu fico imaginando como deve ser para grandes líderes verdadeiros. Mandela, Roosevelt, Churchill, Gandhi...realmente é uma esfera de conhecimento que eu ainda nao tenho capacidade de entrar.

grande abraço

Daniel RR disse...

Fala cara, texto maravilhoso!

Hoje minha esposa me contou sobre a propaganda que ela viu do Tiririca em sua "campanha" para deputado.
Falei pra ela que você tinha escrito exatamente sobre isso e que essa propaganda do cara era um exemplo perfeito de como esses lesmas sabem falar com as tais "crianças".

Veja o que o nobre talvez futuro deputado fala:

"Você sabe o que é ser um deputado? Então vota em mim! Porque eu também não sei e aí depois eu conto pra você!"

Genial - parece que está falando com crianças retardadas!! rsrs

Claro que não é o tipo de comunicação que nosso presidente usa e que você corretamente usou como exemplo, mas que o princípio é muito parecido, isso é.

Abraço!
Daniel

D.N.A. disse...

È...foi isso..até comentei com a Sandroca que achava nao ter entendido seu texto, ou ter me fixado em um parágrafo sem conseguir entender o resto.bj

Homem Oco disse...

salve salve rovare! legal parceiro, fico feliz de ter "participado" desta conversa com a tua esposa. eu tb fiquei abismado qdo vi o tiririca falando isto...

dai, seus comentarios são super bem vindos..sempre..bjo no coração

Cesar disse...

da hora...tava justamente hoje pensando em um texto sobre a idiotização (também, mas não somente, política) brasileira. Não pq a Dilma vai ganhar no primeiro turno (embora esse seja um grande indício), mas por outros indícios que estão aí para quem quiser ver...