sábado, 28 de março de 2009

O Tempo

"Um autor desconhecido escreveu certa vez que a alegria, a tristeza, a vaidade, a sabedoria, o amor e outros sentimentos habitavam uma pequena ilha. Certo dia, foram avisados de que esta ilha seria inundada.
Preocupado, o amor cuidou para que todos os outros fossem salvos, falando: fujam todos, a ilha vai ser inundada. Todos, então, se apressaram a pegar seu barquinho e se abrigar em um morro bem alto no continente. Só o amor não teve pressa.

Quando percebeu que ia se afogar, correu a pedir ajuda.

À riqueza apavorada, o amor pediu: riqueza, leve-me com você. Ao que ela respondeu:não posso, meu barco está cheio de ouro e prata e não tem lugar para você.

Passou, então, a vaidade e ele disse: dona vaidade, leve-me com você. Sinto muito, você vai sujar meu barco.

Em seguida passou a tristeza e o amor suplicou: senhora tristeza, posso ir com você? Amor, estou tão triste que prefiro ir sozinha.

Passou a alegria mas se encontrava tão alegre que nem ouviu o amor chamar por ela.

Então passou um barquinho onde remava um senhor idoso que disse: sobe, amor, que eu te levo. O amor ficou tão feliz que não se lembrou de perguntar o nome do velhinho.

Chegando ao morro alto, onde já estavam os outros sentimentos, ele perguntou à sabedoria: dona sabedoria, quem era o senhor que me amparou? E ela respondeu: o tempo. O tempo? Mas por que ele me trouxe até aqui? Porque só o tempo é capaz de ajudar e entender o grande Amor.

Dentre todos os dons que a Divindade concede ao homem, o tempo tem lugar especial. É ele quem acalma as paixões indevidas, ensinando que tudo tem sua hora e local certos.

É ele quem cicatriza as feridas das profundas dores, colocando algodão anestesiante nas chagas abertas.

É o tempo que nos permite amadurecer através do exercício sadio da reflexão, adquirindo ponderação e bom senso.

É o tempo que desenha marca nas faces, espalha neve nos cabelos, leciona calma e paciência quando o passo já se faz mais lento.

É o tempo que confirma as grandes verdades e destrói as falsidades e os valores ilusórios.

O tempo é, enfim, um grande mestre que ensina sem pressa, aguarda um tanto mais e espera que cada um, por sua vez, se disponha a crescer, servir e ser feliz.

E é o tempo, em verdade, que nos demonstra, no correr dos anos, que o verdadeiro Amor supera a idade, a doença, a dificuldade e permanece conosco para sempre."

Recebido de um grande amigo.

7 comentários:

Anne disse...

Quando você me falou desse texto pela primeira vez, eu nunca mais me esqueci. É de uma sabedoria, de uma lucidez... Ainda mais quando a gente pensa a respeito do nosso século, esse agitadíssimo, rapidíssimo século XXI (e se a gente pensar muito no anterior, o das 2 guerras, ai...). É preciso encontrar um espaço interno para cultivar a paciência (que não deixa de ser o amor ao tempo, não?) e o amor. Curioso é que eu não precisei de muito tempo para amar você! Um beijo grande cheio de amor, meu irmão!

Homem Oco disse...

eita, que comentário bonito!! bom, vindo de quem veio...

também adorei o texto!!

tb te amo minha irmã!!! bjos e bjos

Daíse disse...

muito lindo...vou por no meu blog, ok??bjs

Homem Oco disse...

daisita!! é uma honra participar do seu blog!!

saudades!! bjos pro joao victor!!

Diogo disse...

"Time is on my side, yes it is..."

Sábio Mick Jagger...hehehe

Homem Oco disse...

cara, não sei o contexto que o cara disse isso mas como vc mesmo disse, qualquer coisa desse cara vale a pena...bem, luciana gimenez à parte...

Enxaqueca disse...

Po. veja essa musica que ela é bacaninha.