domingo, 12 de abril de 2009

Um passinho de cada vez

Há alguns anos, comecei a levar a sério esse negócio de auto-conhecimento (ou autoconhecimento? sei lá...). Tenho andado por alguns caminhos meio alternativos mas ando muito feliz com o resultado. Apesar de saber que ainda há muito, muitão a caminhar, consigo enxergar algumas pequenas evoluções.

Esses dias tive uma compreensão que me deixou feliz.

Há algum tempo, venho refletindo sobre as lições de alguns mestres. Um deles é Jesus Cristo (bem, eu assim o considero). Convicções religiosas à parte, eu vejo que uma das principais lições que Jesus nos deixou é o cultivo do Amor. Não o conceito de amor romantizado que acabamos comprando em nossa cultura, mas o Amor primordial. E sempre fiquei viajando em quão impossível é alguém ter Amor incondicionalmente, como Jesus.

E há tempos reflito neste assunto. E, em vez da figura de Cristo, através desta lição do Amor, me trazer paz, me traz mais aflição, uma vez que os sentimentos que eu carrego estão muito longes do Amor. Sinto muita inveja, muito orgulho, muita paixão, muito tesão, muito apego,muito sentimento de posse, mas Amor, Amor, é bem raro.

Foi então que, esses dias, tive a tal compreensão. Como tudo na vida, o auto desenvolvimento deve ser buscado, com trabalho e disciplina. Com o Amor não seria diferente (bem, esqueci de expor que a busca do Amor é um objetivo meu). Ou seja, a busca pelo Amor é uma grande escadaria cujos degraus anteriores devem ser percorridos fundamentalmente.E o primeiro degrau desta escadaria é o respeito.

O respeito é uma condição sine qua non para a evolução neste caminho.

Respeito.

Dentro dessa compreensão, eu vi que deveria focar os meus esforços para desenvolver um respeito incondicional. Respeito pelo diferente, pelo igual, pelo superior, pelo inferior, enfim, respeitar em primeiro lugar.

Quando eu conseguisse ter respeito, o segundo degrau se apresentaria.

Confesso que estou menos angustiado. E tentando respeitar mais.

Nenhum comentário: