sábado, 14 de março de 2009

Recebido de um grande amigo.

"Recebi de uma amiga um link de um clipe sensacional. Ele começa com um negro, músico de rua na cidade de Santa Monica, no Estado da California, nos Estados Unidos. A julgar pelo título, em Inglês, "Playing for Change" (Tocando por um Troco) nada de especial, pois me parece mais um clipe comum de algum músico desconhecido.
Antes de começar a canção, o músico fala um texto muito simples e bonito para apresentar o título da canção: "Stand by Me". Ele começa a tocar um violão velho e razoavelmente afinado, introduzindo o tema. Logo depois, entra com sua voz grave e profunda, cheia de intensidade e atitude, muito forte e bonita.
Aos poucos, outros músicos começam a tocar a canção, um a um, com seus instrumentos e vozes. O que é magistral é que cada músico gravou a sua parte em diferentes cidades do mundo, todos músicos de rua, talentosos, cheios de esperança e originalidade. Músicos americanos, brasileiros, europeus, asiáticos, indígenas, grupos percussivos e corais.
É impressionante a força que a música vai ganhando com a adição de cada instrumento, tudo muito bem arranjado e gravado. Os diretores Mark johnson e Johnatan Walls são profissionais premiados no cinema e na produção musical, e sempre trabalham em prol da educação. Creio que este projeto seja o mais ambicioso deles e certamente o mais trabalhoso.
Voltando ao título, percebi o seu duplo sentido, CHANGE pode significar "troco" ou "mudança". Um título perfeito para um projeto tão significativo. Assistindo ao clipe, percebe-se o poder real da música, o seu poder de unir as pessoas, de entendimento e de educar. A música não precisa de nação, de leis, de idioma, de conceitos sagrados, de religião e nem de política. A linguagem é simples, direta e honesta. Ela não esta aqui simplesmente pelo lucro, pelo dinheiro, não há crise financeira que acabe com a música, ela sempre vai existir na alma das pessoas e isto governo nenhum tira. Não importa se você é um músico morador de rua ou um músico profissional consagrado, a comunicação flui de acordo com a linguagem de cada instrumento e performance de cada um, livre, sem barreiras.
Assista ao vídeo com o coração aberto e reflita no que pode ser mudado no cotidiano e na rotina de cada um.
Participe da campanha e sinta-se parte de algo realmente grandioso, sem segundas intenções e sem politicagem. Isto pode mudar a nossa vida para melhor, principalmente no momento em que vivemos valores distorcidos e fúteis.

Por Andreas Kisser"

http://www.youtube.com/watch?v=T6fT1acr0u0

3 comentários:

Anônimo disse...

... Que vídeo incrível...

Cara, acho que eu nunca te contei, mas uma vez, mais ou menos 15 ou 20anos atrás eu estive em New Orleans. Fiquei quatro dias.

Você consegue imaginar uma cidade onde a cada vinte metros tem um cara sentado, com um instrumento musical, tocando blues ou jazz?

É indescritível.

Mas, como me falaram recentemente -o critério para um escravo ir para a américa do sul ou america do norte era se ele gostava mais de blues ou pagode.

Homem Oco disse...

animal o vídeo, fala ae? cara, quando o grandpa eliot começou a cantar, eu senti uma emoção absurda!

abs

Masamune disse...

Bem legal mesmo, e que merda de triagem fizeram na Africa porra...a gente se fudeu....