segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Versão pirata do SEBRAE..

Empreendedorismo é um termo que anda na moda...as melhores escolas de negócio do país tem seus cursos de empreendedorismo, as grandes empresas pedem pessoas com perfil "empreendedor", quase todo mundo que conheço sonha com negócio próprio etc etc etc...

Eu não tenho a menor pretensão de ensinar nada para ninguém, mas fiquei com vontade de dividir um pouco da minha experiência...estou, junto com bons amigos, tocando o segundo negócio da minha vida...o primeiro fracassou...este, se continuarmos na pegada que estamos, tem tudo para decolar...tomara...

Bem, voltando...vou listar algumas coisas que estes meus quase 05 anos de experiencia sendo dono do meu próprio nariz tem me ensinado...se vc pretende abrir um negócio um dia (seja vc um administrador experiente, um médico ou um psicólogo querendo abrir uma clinica, um ator querendo abrir uma empresa de marketing cultural, um sonhador querendo vender coco na praia entre outros), dê uma lida...pode ser que nada se aplique a você mas pelo menos você vai sair em vantagem em relação a mim, que aprendi essas coisas na prática....os itens estão listados em ordem de importância...

1o - Planeje-se

Existe uma probabilidade alta dos primeiros dois anos do seu novo negócio serem muito, muito dificeis financeiramente falando...vejo que a maioria dos empresarios novatos sao obrigados a fechar as portas pq nao conseguem pagar suas contas pessoais (é, as pessoais, como plano de saúde e escola dos filhos..). Veja quanto vc precisa pra viver com o mínimo de dignidade e tente guardar pelo menos 24 vezes este valor...e isto nao tem nada a ver com o necessario para abrir a empresa..

Com relação ao negócio, é a mesma dinamica...Após o 12o mes de funcionamento, você poderá captar dinheiro no mercado mas até lá, conte com a possibilidade de não ter lucro nenhum...isto reduzirá sua chance de bancarrota...

2o - Caixa é mais importante do que margem

O principal desafio do novo negócio é o desencaixe de caixa. Ou seja, paga-se as contas antes do que recebe-se. Ás vezes, é mais inteligente vender com margem zero apenas para ter como pagar as contas. Um negócio novo muito dificilmente conseguirá convencer os clientes de que devem pagar mais do que para os concorrentes que já existem, portanto o seu grande diferencial será, basicamente, preço...à medida que você for ganhando experiencia, pode subir gradualmente suas margens...

3o - Invista seu tempo no que é importante

Outro grande erro que eu demorei 03 anos para descobrir que cometia é que eu gastava 80% do meu tempo com atividades que não traziam receita para a empresa. Os pequenos (ou grandes) problemas operacionais te dominam. Ao final do ano, voce está exausto, com a sensação de que trabalhou horrores mas os numeros mantiveram-se iguais aos do começo do ano..ops, grande sinal de que vc anda fazendo trabalho operacional e pouco frutífero...

4o - Desenvolva calma e sangue frio

Se você não tem equilibrio emocional para lidar com periodos de dificuldade, nem se atreva a navegar nas águas do empreendedorismo. Mesmo que você seja o cara mais genial do mundo, você VAI passar por grandes dificuldades. Saber lidar com as próprias ansiedades, frustrações e falta de controle é tão importante quanto, digamos, capacidade cardiorespiratória é importante para um nadador.

5o - Gestão é algo que deve ser aprendido

Você pode ser um excelente profissional de marketing, cozinheiro ou médico. Se você não estudar principios básicos de gestão (fluxo de caixa, gestão de pessoas, marketing e vendas), a sua chance de prosperar é muito baixa. Faça um bom curso de gestão se abrir um negócio fizer parte dos seus planos. Ah, e acredite em mim, se você tem sua experiencia basicamente trabalhando para os outros, saiba que as características que você desenvolveu são bem pouco úteis em um negócio só seu...mas isto fica para um outro texto...

5 comentários:

Masamune disse...

Muito boas as dicas. Simples e diretas. Seus 5 anos de experiência não foram à toa.

Adicionaria uma se permitir...(válida especialmente pra mim)

Faça! Faça hoje~. Simplesmente faça. Se você não fizer, ninguém vai fazer por você. Qualquer ação é melhor que ficar parado. Pense menos, faça mais.

Valeu irmão !! Abraço

Rivotril disse...

Muito bom Oco, me vejo em vários desses pontos que vc colocou e tb adicionaria um que você mesmo já disse em outras conversas.
Você ou seus sócios devem conhecer bem o mercado em que vai atuar, o aprender na raça sai caroooo....

abs, e valeu pelo POST

Cesar disse...

bem legal! bjo

Anônimo disse...

Tudo devidamente anotado!
Abração,
Daniel

caio disse...

legal moçada, valeu pelos comentários!! qualquer adição é extremamente bem vinda..

abs