sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Esses dias recebi o convite de uma amiga bem querida. Ela está dirigindo uma peça e me convidou para assistir. Por algumas razões, nao pude ir mas acabamos trocando alguns e-mails e fiquei sabendo por cima como anda sua vida. Fiquei um tempão pensando em quão diferentes nossos caminhos estão se apresentando.

Isso me fez lembrar uma historinha que li em algum lugar e que me marcou profundamente. É muito simples mas é de uma profundidade que poucas pessoas alcançam. Diz respeito ao diálogo de um mestre budista com seu aprendiz. Eu sou pouco (pra nao dizer nada) afeito às religiões de massa. Mas, às vezes, o meu nível de compreensão alcança certos ensinamentos que disparam  profunda reflexão sobre mim mesmo e/ou a condição humana.

Bem, voltando à história:

Um aprendiz pergunta ao seu mestre:
- Mestre, qual é a essência do Budismo?

O mestre reflete por alguns segundos e devolve:
- Meu caro, o templo está muito cheio hoje. Quando estivermos apenas nós dois aqui, te dou a resposta pretendida.

O tempo passava e sempre havia várias pessoas no local. O discípulo ficava cada vez mais ansioso com a perspectiva de estar a sós com o seu mestre para, finalmente, terminar o diálogo.

Eis que um dia, bastante tempo decorrido, o discípulo e o mestre encontram-se sozinhos no templo. Sem perda de tempo, o aluno relembra:
- Mestre, o senhor se recorda que me prometeu responder quando o templo estivesse vazio?
- Claro. Vamos ao jardim.

Os dois dirigiram-se ao jardim do templo.
- Está vendo aquela pequena árvore ali atrás? perguntou o mestre.
- Claro!
- E agora consegue ver aquela arvore bem grande ali à esquerda?
- Sim, a vejo.
- Pois é, esta é a essência do Budismo.

Esta pequena história contém, talvez, o ensinamento mais sábio que eu já ouvi.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Da série "coisas que você só aprende quando vira chefe"

Regra número 1) Não tente ser amigo do seu chefe. O seu chefe não quer sua amizade, ele só quer que você faça o seu trabalho

Regra número 2) Não pense que o fato de que você é legal (isso é o que você acha né...) vai fazer com que seu chefe desculpe aquela cagada ou repense a sua demissão. A coisa que mais irrita um chefe são aquelas pessoas que acham que ser simpático substitui a competência

Regra número 3) Seja competente. Tá bom vai, to pedindo algo além da capacidade humana, mas faça um esforcinho mínimo, um dia vai valer a pena

Regra número 4) A coisa que o seu chefe mais espera de você (acredite em mim, de verdade) é que você NÃO traga problemas para ele. Vou repetir a palavra mais importante da frase anterior: NÃO. Ele já tem diversos, que você nem imagina. Tenha certeza que levar um problema para o seu chefe é ganhar um "puta merda, por que eu tenho esse bosta na minha equipe se eu tenho que resolver isto?" na concepção dele sobre você

Regra número 5) O seu chefe não é formado em Psicologia. Se tua mãe tá com gonorréia, teu cachorro morreu afogado na privada ou tua avó pegou dengue hemorrágica, o problema é seu. Dividir seus problemas pessoais com ele não vai ajudar em nada, muito pelo contrário. Ele já tem os dele e faz um tremendo (acredite em mim, de verdade) esforço para que o trabalho não seja afetado por isso. Tente fazer o mesmo.

Regra número 6) Chefes odeiam funcionário que faz cara de tadinho. Cara de tadinho é coisa de perdedor, e chefe nenhum gosta de constatar que tem um perdedor na equipe. Se você for mulher, por favor considere no grupo Cara de Tadinho coisas como voz infantil e apelidos no diminutivo. Exclua estes itens do seu comportamento (a não ser que você queira ser vista como uma retardada)

Regra número 7) Nunca, jamais, em hipótese alguma aborde seu chefe para falar qualquer coisa que não seja futebol ou a estagiária do Jurídico quando ele estiver:
- na máquina de café
- indo almoçar
- voltando do almoço
- almoçando
- indo ao banheiro
- indo embora

Sei que parece difícil, mas pense que ele também é um ser humano e que ele também gosta de não ter que falar de trabalho durante alguns minutos do dia. Pense também que TODOS os funcionários sentem uma atração irresistível por puxar assunto profissional sempre que cruzam com o chefe, mesmo se percebem que o chefe está tendo um ataque epiléptico. Seja um cara legal e deixe seu chefe respirar de vez em quando

Regra número 8) Quando o seu chefe perguntar a sua opinião sobre algo, ele quer saber a sua opinião sobre algo. Ele odeia quando você concorda com ele apenas para puxar seu saco. Se ele for minimamente mais inteligente do que você (e se ele é seu chefe, provavelmente ele é), ele vai perceber seu jogo e você vai começar a ser visto como um baita mané (se é que você já não é)

Regra número 9) Lembre-se que o seu chefe também tem um chefe. Quando ele aparecer com alterações de prioridades, mudanças de planos e prazos apertados, não xingue o cara. Provavelmente ele tem informações que você não tem.

E a última mas mais importante de todas: tudo o que seu chefe quer é ser promovido. Ajude-o nesta tarefa e você terá vida longa e próspera no seu emprego.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"É mais difícil encontrar um discípulo do que um rabino. Porque fazer crer é mais fácil do que crer.Dar é mais fácil do que receber.Enfim, ser aprendiz é mais humano do que ser mestre."

Rabino Itschak Iaakov, citado no livro Fronteiras da Inteligência, de Nilton Bonder

terça-feira, 5 de outubro de 2010

De que material você é feito?

Lembro que no Exército havia um exercício que consistia em montar uma ponte. É isso mesmo: imagine um lego gigante, com peças de 200, 300 kilos compostas por um material flutuante que, postas juntas, formam uma passadeira que permite à tropa atravessar rios e lagos.

Nós, os soldados, tinhamos como tarefa montar essas passadeiras em tempos cada vez mais curtos. Obviamente havia um método e um treinamento antes de irmos para a água de verdade. Resumidamente, o pelotão era dividido em pequenos grupos de 4 ou 5 soldados e cada grupo carregava uma peça, a deixava no local exato para que o grupo seguinte encaixasse o seu pedaço e assim sucessivamente, até que toda a ponte estivesse montada. Se um membro do grupo fizesse corpo mole ou apenas fingisse estar fazendo força, os membros restantes tinham que colocar mais força para que a peça chegasse ao seu objetivo. O tenente comandante, em hipótese alguma, permitia que o grupo parasse para discutir. Era imprescindível colocar a peça no seu lugar no tempo correto, nem que isso acarretasse apenas um soldado a carregar.
Se a aquele pedaço nao fosse colocado, o pelotão inteiro pagava altos castigos (eu disse o pelotão, não apenas o grupo responsável).

Eu nunca entendi essa postura do tenente. Se um filho da puta fizesse corpo mole, eu não podia simplesmente parar e xingar o cara? E se eu nao tivesse força suficiente para carregar a peça com um homem a menos? Não era justo todos pagarem o pato porque um membro de um pelotão de 30 homens nao cumpriu a sua parte. O tenente nunca deu explicação nenhuma sobre isto. Simplesmente era assim.

Confesso que algumas vezes eu coloquei menos força do que podia, por preguiça ou por cansaço. Certamente alguém precisou compensar a minha parte.

Hoje, mais de 10 anos depois, eu acho que estou começando a entender o tenente.

A vida, com todas as suas belezas (e certamente ela as tem de montão), é um campo de batalha. Ás vezes, é possível alguém carregar mais peso pra você, às vezes não. O problema é que quando um membro do grupo, por preguiça ou cansaço, coloca menos força do que poderia, alguém vai ter que pagar o pato. Ou então, o pelotão inteiro (e todas as tropas que viriam a seguir) fica sem poder atravessar o rio.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

nervos de aço

"Você sabe o que é ter um amor, meu senhor? Ter loucura por uma mulher...e depois encontrar esse amor meu senhor, nos braços de um outro qualquer..."
Lupicínio Rodrigues


Hoje, após + ou - um ano, reencontrei uma mulher por quem fui bem apaixonado... e enquanto ela falava das suas trivialidades, eu só conseguia pensar em como ela ainda era linda...e enquanto ela falava das suas trivialidades, eu só conseguia sentir como o seu cheiro ainda mexia comigo...e enquanto ela falava das suas trivialidades, eu só conseguia pensar se algum dia a teria novamente na minha cama...e enquanto ela falava das suas trivialidades, eu me recordava como é ruim estar apaixonado por uma mulher...
"Os milhões de seres sobrecarregados por laços familiares e pesados deveres mundanos receberão nova inspiração de você, um chefe de família como eles. Mesmo levando vida mundana, o iogue que fielmente cumpre suas responsabilidades, sem apego ou motivação pessoal, trilha firmemente o caminho da iluminação. (...). 
Novo e doce alento de divina esperança penetrará nos áridos corações dos homens mundanos. Pelo exemplo de seu equilíbrio, eles compreenderão que a libertação depende mais de renúncias internas do que externas."

Mahavatar Babaji em diálogo com seu discípulo Lahiri Mahasaya, que foi um dedicado pai de família e funcionário de uma companhia ferroviária indiana e, ainda assim, alcançou grande equilíbrio interno pela meditação. Trecho retirado do livro "Autobiografia de um Iogue" de Yogananda