quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Chame chame chame chame cha, chame chame chame chá...tu tu tu....

Eu fiz uma promessa para 2010. Uma só. Eu até escrevi outras (eu costumo levar a sério as metas de ano novo) mas depois risquei e deixei só uma.

Eu quero meditar. Na verdade a meta é chegar ao final do ano tendo desenvolvido o hábito de meditar todos os dias.

Não, não tenho a menor pretensão de virar monge. Eu escolhi isso porque não aguento mais pensar.É sério, de todas as características que eu gostaria de mudar em mim, provavelmente a que eu escolheria primeiro seria "pensar menos".

"Xi, o cara pirou" você deve estar pensando. Hum, é provável. Mas foda-se, se eu for um louco que pensa menos, tá valendo.

E a meditação foi a forma que eu encontrei de sossegar essa porcaria que tenho entre as orelhas.

Mas olha, a parada é difícil. Comprei um livrinho de um francês chamado A Arte de Meditar. É tipo uns primeiros passos para quem é leigo no assunto.E o cara fala que no começo é bem foda, há que se ter muita perseverança....e eu tô sentindo na pele. Já devo estar tentando meditar há umas três ou quatro semanas. Conto nos dedos de uma mão as vezes que foram prazeirosas. A maioria das vezes é enfadonha. A cabeça nao para, a orelha coça, as costas doem, as pernas formigam, eu fico ansiosíssimo esperando o momento de ficar menos ansioso,suo, olho no relógio...ave, tudo isso apenas por ficar quieto, sentadinho, respirando...

É muita doença...

Ps: o título não tem nada a ver com nada..é o começo daquela música do skank "será que vc gostou deste terno que eu comprei..."..essa música é massa....

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Dá uma risada aí...

Vejo por aí muita gente tentando definir o que é sucesso. Uma galera crê em poder e grana. Outros nos relacionamentos. Outros querem chegar na velhice achando que "valeu a pena". Outros não sabem muito bem qual é mas buscam algo.

Eu sei lá o que quer dizer sucesso. Mas pra mim tudo isso é muito mais simples. Sucesso pra mim é medido pela quantidade de vezes que uma pessoa sorri. Só isso. Gostar de viver.
Sorri muito, pessoa de sucesso. Sorri pouco, pessoa fracassada.

É claro que não me refiro a um bobo alegre, que ri de qualquer coisa como uma criança tola. E também sei que temos vários ciclos de alegria e tristeza na vida. Eu mesmo tenho chorado um pouco mais do que rido ultimamente. Mas tô trabalhando aí pra chorar cada vez menos.

Afinal, eu quero ser uma pessoa de sucesso...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Esses dias presenciei um diálogo interessante. Estava em uma cantina, almoçando com uns amigos. Um deles é o que eu consideraria "onde eu quero chegar" como ser humano. Puta cara legal. Trasmite uma paz absurda sem ser aqueles malas metidos a zen. Sabe se divertir com responsabilidade. Tem uma puta sabedoria. O outro é um cara mais racionalzão. Gente finíssima também mas penso que ele sofre com seu excesso de conhecimento. É muito crítico, até por ser bastante inteligente, e essa crítica excessiva o deixa pesado em alguns momentos. É daqueles que sempre analisam tudo (putz, eu me reconheço demais nele às vezes..)

Vou tentar reproduzir o diálogo o mais próximo do que realmente foi, sem alterar nenhuma palavra (dentro do que minha memória permitir)

Estavamos falando sobre terapias, meditação, essas coisas, quando o amigo racional (vou chamá-lo de Mente, só pra facilitar) perguntou ao outro (vou chama-lo de Paz):

Mente: Você acredita em Deus?

Paz: Não entendi a sua pergunta...

M: Como assim não entendeu? Você acredita em Deus?

P: Isso eu entendi. Não entendi porque você está me perguntando uma coisa tão óbvia como essa.

M: O que? Você acreditar em Deus é óbvio?

P: Deus é óbvio.É como você me perguntar se eu acredito na Lei da Gravidade.

M: Não acho que essa analogia seja válida.

P: Vou tentar explicar meu ponto de vista. Você não flutua, certo? Se você jogar um pedaço de pão da mesa, ele cai.Aí, um dia, te disseram que isso se chama Lei da Gravidade. Que um físico sentado embaixo de uma árvore levou uma maçãzada na cabeça e desenvolveu uma teoria acerca disso. Disse que há uma força que atrai os corpos para o centro da Terra, que essa força varia com a massa dos corpos e bla bla bla..

M: hum..

P: E isso te disseram lá 4a série...e você aceitou. Por que você aceitou? Porque não te interessa se foi a maçã ou não que caiu, qual árvore era, se a teoria sobre a força de atração existe conforme Newton falou é exata ou não. Pra você o que interessa é que você não flutua. E pronto. Você está em paz com o fato de não flutuar, não está?

M (dando umas risadas): É, acho que estou..

P: É a mesma coisa. Se tivessem te dito depois que, na verdade, não é como Newton descreveu. Que é uma outra coisa que atrai os corpos para baixo. Ou então que são os corpos que naturalmente se jogam pra baixo. Provavelmente, ia ter uma galera estudando as diferentes explicações. Uma galera defendendo seu ponto de vista sobre o dos outros. E assim iríamos...mas isso não alteraria o fato em si. Você não flutua.
Pra mim não me interessa se foi a Natureza através da seleção natural, uma inteligência criadora sobrenatural ou um velho barbudo sentado no trono que criou aquela cachoeira que tem perto do meu sítio. Que criou o amor que eu sinto pelo meu filho. Que fez os tons avermelhados que vejo no por do sol quando vou à praia. Um noturno de Chopin.O que me importa é que eles existem. É só prestar um pouquinho de atenção que percebe-se uma ordem cósmica. E eu estou em paz com isso.


Depois de alguns segundos em silêncio, nós pedimos mais sardella.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Serra vs Dilma

Bem, chegou a hora. O ano de 2010. O ano em que nós escolheremos (hum, não encontrei palavra melhor, então foi essa mesmo...) nosso futuro presidente pelos próximos quatro anos (e talvez pelos proximos oito dado o histórico). Também escolheremos senadores, deputados federais e estaduais e governadores, mas esses foda-se,ninguém se importa mesmo.Vamos nos ater à disputa presidencial.

Eu relutei bastante para escrever esse post. Discutir Política é como discutir futebol, infelizmente. Nós todos (bem, conheço muito poucos que conseguem ter uma visão imparcial e focada nos resultados) "torcemos" para algum partido. Defendemos o partido e consequentemente seus candidatos como defendemos nosso time. Por mais cagadas que eles façam ou coisas boas que o "rival" faça, já analisamos o fato com um viés positivo ou negativo, apenas por referir-se àquele partido.

Mas enfim, como também não quero deixar de me posicionar e este blog é meu, resolvi escrever o que penso. Se alguém ficar com raiva de mim por causa disso, será uma pena. Essa pessoa mostrará quão infantil e imatura ela é. Deixo claro que sou todo ouvidos a opiniões divergentes.

Claramente a discussão presidencial se dará entre Serra e Dilma. Talvez a Marina saia com candidatura própria, o que poderá trazer uma "terceira via" para a eleição mas não será significativa a ponto de abalar a possivel vitória de um dos dois, assim penso. Talvez ela saia como vice do Serra, o que polariza de vez. As outras candidaturas não vou considerar sob risco de deixar este post imenso demais.

O Serra disse esses dias que não vai querer confrontar os governos FHC e Lula. Quer pensar nas propostas para o futuro. O PSDB fez diversas pesquisas e sabe que o eleitorado avalia melhor o governo Lula. Por isso não quer confrontar.

A Dilma rebateu o Sr. Burns dizendo que deve haver comparações sim. O PT também conhece essas pesquisas e por isso quer comparar.

Infelizmente, as estratégias serao traçadas com base nas pesquisas (nestas e nas vindouras). Como um produto de consumo. Você fabrica molho de tomate. Pesquisa com o seu consumidor se ele gosta de embalagem verdinha com elefantes sorridentes. Ele gosta, você produz. Ele não gosta, você altera.

Teremos uma propaganda eleitoral para a Presidência da República nos mesmos moldes de uma campanha de molho de tomate.

Eu penso que nós deveríamos sim olhar, preferencialmente, para o futuro. Comparar os dois governos é perda de tempo. As épocas são diferentes. A situação econômica é diferente. As pessoas são diferentes. Para mim é mais importante saber o que a Dilma e o Serra vão fazer com o bolsa-familia, com a Política Externa e com o Pre Sal do que discutir o que o FHC fez ou deixou de fazer. "Ah, mas são os mesmos partidos, são as mesmas ideologias, isso influencia pra caramba".  Sim, influencia e todo mundo já sabe o que aconteceu. Vamos pensar pra frente, que tal?

Mas tudo bem. Já que o governador não quer comparar e a ministra quer, vamos fazer a vontade da ministra. Pelo menos aqui neste blog.

O FHC assumiu em 1994. Após a década bizarra de 80. Eu lembro de uns oito planos economicos grosseiro nos dez anos anteriores a 1994. Sem contar o Plano Collor, que deveria ter posto todo mundo na cadeia. Entre 1994 e 2002, eu lembro também de uns dez acontecimentos mundiais de abalar qualquer economia. Crise nos países asiáticos, default no Mexico, crise na Russia, Bush quebrando a economia americana com sua politica tributaria e bélica, para citar alguns. O Brasil trocava de Ministro da Fazenda como você troca de celular. Para se ter uma idéia, pense no seu trabalho. Pense em um chefe novo a cada seis meses. A produtividade da sua área seria afetada? Pois é...

Vamos lá, continuando. Os governos não eram obrigados a gastar menos do que arrecadavam. As prefeituras, governos estaduais e a própria União podiam simplesmente gastar e gastar e dane-se a saúde financeira do país. Faça isso na sua casa para você ver o que acontece...

O país tinha centenas de empresas estatais que eram verdadeiros ralos de recursos. Sem contar a qualidade do serviço. O seu imposto era destinado a pagar o salário da galera da Telesp, Usiminas, Vale..e quando você queria comprar um telefone ficava dois anos na fila para poder pagar 2.000 dinheiros em um fabuloso plano de expansão..

E mais diversas outras situações que poderíamos citar aqui. Apesas de tudo isso, o Brasil, hoje, 15 anos depois, é uma economia sólida, que foi pouco afetada pela crise, tem uma agricultura pujante, um dos maiores mercados de telefonia e siderurgia do mundo, a Bovespa foi a bolsa de valores que mais recebeu recursos no mundo em 2009, o desemprego (formal e informal) só tem caído, as instituições são razoavelmente respeitadas (MP, STJ, PF, PROCON..).Estamos começando a discutir sustentabilidade (será que o Congo pode ter isto na sua agenda?). Temos uma bela visibilidade internacional (isto traz recursos). Entre outros.
Novamente, em se tratando de Estado, essas conquistas não se dão em 2,3 anos. Foi preciso um longo trabalho estrutural para estarmos colhendo os frutos.

"Ah, mas a parte social é um lixo". Bom, ate hoje, o maior projeto social que eu vi neste país foi o plano Real. Nada beneficiou mais a população pobre do que o fim da inflação. Essa febre de vendas de eletronicos nas Casas Bahia a 24vs só é possível porque não há inflação. Hoje as familias podem ter suas geladeiras, seus DVDs. E fora que a agenda do país só chegou onde chegou (discussão do Bolsa Familia, das estruturas políticas, da Educação e da Saúde) por que a Economia foi posta em ordem. É como querer cuidar de uma doença séria na pele tendo uma hemorragia no coração.Ninguém podia pensar em outra coisa que não fosse simplesmente pagar as contas. Ainda tem uma galera que vive na miséria? Tem, bastante gente, mas infelizmente não se muda um país em duas décadas. A Saúde e a Educação também não. Culpemos em parte o FHC e o Lula mas muito mais os governos das décadas de 60,70,80...

E o governo do barbudo ? Bem, o governo lula começou em 2002. Com superávit comercial. Com balanço de pagamentos razoável. Com dinheiro em reserva. Não me lembro de nenhuma grande crise mundial (fora esta de 2009, obviamente). Não me lembro de nenhum default internacional sério (Argentina não conta..)
Tínhamos a faca e o queijo na mão. Tínhamos estancado a hemorragia do coração. Era a hora de cuidar das doenças da pele, dos osssos, dos órgãos. Reduzir a carga tributária. Discutir a dinâmica política. Fortalecer os laços com os países desenvolvidos para atrair recursos. Fortalecer as agências reguladores. Investir pesado em Saúde e Educação.Investir mais pesado ainda em Pesquisa e Desenvolvimento. Em Cultura.

E o que vimos? Uma banalização da discussão política. Um empobrecimento de toda a análise, sendo questões complexas rebaixadas a meros reais que o governo dá a milhões de famílias. Política externa pífia. Um inchaço sem precedentes da máquina estatal (é a sua grana que tá pagando o novo funcionário do Incra viu? Do Ibama também. Da nova secretaria de assuntos da soja também.Quem vai pagar toda a nova estatal do Pre Sal é você também fio.). Uma bagunça geral em áreas fundamentais como a Cultura.

Vejo muita gente, mas muita mesmo repetindo chavões sem o menor conhecimento de causa. Um deles é a privatização. Já falei um pouco sobre isso. Neguinho sai por aí bradando que a "Petrobras é nossa". Definitivamente nós somos gado mesmo.E gado suíno pois a vaquinha é mais evoluída. Neguinho nem pensa que paga uma das gasolinas mais caras do mundo por causa do monopólio e dos impostos. Que o preço que os donos dos postos (seja bandeira Shell, Esso, Texaco, BR) são obrigados a cobrar deve-se ao monópólio estatal e à política tributária. Aparece lá no posto BR e fala "pô, a Petrobras é minha, descola 10 litros aí moço!", que tal? Ou então vai na sede da empresa no RJ e pede uma das cadeiras da sala do conselho. Ué, a empresa não é sua? Antes que me xinguem, não estou defendendo a privatização da Petrobras mas dizendo que a discussão é muito mais complexa do que aparenta.

O verdadeiro socialismo (quem duvida, sugiro uma visita aos unicos países verdadeiramente socialistas que conheço, os países nórdicos) passa, obrigatoriamente, por crescimento economico e reforma das instituições. Estado atuante, sem dúvida, mas nas áreas que interessa: Educação, Saúde, Segurança, Transporte,Pesquisa e Cultura e Regulamentação. Siderurgia, mineração e telefonia podem muito bem ser exploradas através de concessão.

Bom, pra concluir pois o texto ficou gigantesco: não estou de forma alguma endeusando o FHC nem demonizando o Lula. É claro que  houve vários problemas no governo tucano, escandalos, mutretas, etc e varias coisas boas no governo do PT. Estou é analisando, sob o meu prisma e de forma mais macro, o trabalho dos dois ultimos gestores do país, assim como analiso os gestores das empresas onde trabalho, sem me preocupar se eles são "neoliberias pós keynesianos" ou "marxistas trotskistas salve salve stalin". O que me interessa é o resultado.

E pra terminar, por que diabos as pessoas se importam tanto com a formaçao e com a experiencia do médico as atende, do professor dos seus filhos, do arquiteto que reforma as suas casas, do mecanico que conserta seus carros mas não com a do grande gestor do seu país?

Que papai do céu permita que eu nasça sueco na próxima encarnação.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

é o fim da picada...

Ontem vi no Jornal Nacional o governador do DF pedindo perdão pelos seus pecados. Juro que até hoje nunca tinha visto tamanha ofensa à inteligência das pessoas em rede nacional. Nem quando o Maluf dizia "eu não fiz isso" eu me sentia tão ultrajado quanto me senti vendo aquilo ontem.

A impunidade chegou a tal ponto que os caras já estão se divertindo com a cara do eleitor, literalmente. Imagino ele no gabinete vendo a própria imagem e cascando o bico.

Pedir perdão é o fim dos tempos. Sério, perdemos completamente qualquer senso de respeito (digo respeito mesmo, pois dignidade, hombridade ou qualquer outra coisa não existem no meio político faz tempo).

Eu nao moro no DF. Não votei no Arruda. Mas é claro que o rolou lá rola no Brasil inteiro.Se nos Estados mais "avançados" acontece o que sabemos, eu fico imaginando a festa do caqui que deve ser no N e NE. Meu Deus...

A classe Política é uma corja nojenta, ninguém se salva. Ninguém. Não tenho a menor esperança.É óbvio que há pessoas honestas mas a coisa chegou em um ponto que o sistema é todo podre. Infelizmente, o fato de haver alguns elos bons da corrente não altera o fato da corrente estar apodrecida e não funcionar mais para o que foi pensada.

É merda atrás de merda. Aumento do numero de vereadores, aumento de salário de prefeito, aumento de IPTU, inspeçao veicular, pedágio caro pra cacete sem diminuição do valor do IPVA, gastos publicos estourando ano após ano, compra de caças franceses em troca de apoio no CS da ONU, Jose Sarney (o cara tá lá ainda..)..enfim, misturei assunto das tres esferas pq é tudo uma bosta mesmo...

A solução? Sei lá, um copo de arsênico talvez...

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Um câncer chamado expectativa

"Não há meta"
Sabedoria zazen

Quando eu conseguir trabalhar sem pensar no resultado
Quando eu conseguir estudar sem pensar no resultado
Quando eu conseguir me exercitar sem pensar no resultado
Quando eu conseguir meditar sem pensar no resultado
Quando eu conseguir orar sem pensar no resultado
Quando eu conseguir me relacionar sem pensar no resultado
Quando eu conseguir escrever sem pensar no resultado

Eu terei, enfim, atingido a minha meta.