quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mais da trip...

Quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Não dormi nada essa noite. Nossa, acho que fiquei no pior albergue possível. Vou enumerar os pontos negativos:

. Álcool proibido

.Quartos “single-sex”

.Leituras da Bíblia ao longo do dia ( o albergue chama-se The Shelter..)

.21 euros por noite

.Quartos fedidos e muito iluminados

.Gente mal educada

.Francês bizarro e roncador no meu quarto

Bem, Amsterdam é nota 6. A cidade, com exceção do Red Light, é bonita. Os canais, as ruas, as casas são bonitas. Mas o Red Light é meia boca, feio, sujo, fedido, maconheiro, traficante, prostitutas por toda a parte.

Com relação à maconha: a proposta é interessante, descriminalizar o consumo. Com isso, há uma série de lugares que vendem pequenas quantidades e a galera fuma lá ou na rua. Esses lugares, os Coffee Shops, explodiram pela cidade (são mais de 150), então é nego fumando maconha por todo o lado. É muito estranho, pois o consumo de álcool é proibido em locais públicos mas o de maconha não (bom, até faz sentido...)

As prostitutas: nada demais! A rua Augusta é muito mais emocionante. Tem um monte de mulher em umas cabines com cortina vermelha se exibindo para quem passa na rua. Vi umas gatas mas a maioria é bem meia boca!

Conheci poucas atrações na cidade. Fui apenas ao Rijksmuseum. Valeu! Vários quadros magníficos, entre os quais A Criada da Cozinha (Kitchen’s Maid) de Johannes Vermeer, The Marrey Fiddler de Gerard Van Hostroof, Jeremias Lamentando o Incêndio de Jerulasem de Rembrandt e, é claro, o Nightwatch tb do Rembrandt. Apesar do Nightwatch ser celebrado como a grande obra dele, achei o quadro mais impressionante do que tocante.

Não fui aos outros museus pois eram caros, tinham filas e eu descolei uma companhia legal pra ficar jogando conversa fora. O Rodrigo. Moleque sangue bom!
No final do primeiro dia cheguei no albergue pra esquentar um macarrão e vejo um maluco trocando idéia com um casal chinês em um inglês bem brasileiro. Comecei a conversar com eles e logo saímos para tomar uma breja. Puta cara bacana! Recém formado em Direito, morando há três meses em Paris, morrendo de saudades de casa, goiano!Fazão de Chico Buarque e de filosofar sobre a vida. Conversamos muito mesmo. Ás vezes sentávamos no jardim do albergue e ficávamos 3, 4 horas conversando.

Ontem foi bacana! Compramos umas brejas no supermercado e fomos para a beira do canal para beber (que crime!). Tomamos bem umas quatro latas e vimos umas figuras ímpares. Primeiro sentou uma estudante alemã de arquitetura que não quis muito papo, depois um japa caladão também e um casal mineiro.
Mas o grande prêmio vai para um tiozinho alemão que sentou para fumar seu baseadinho. Figuraça! Cabeludão, brincão na orelha. O cara ganha a vida fazendo relógio cuco!!Relógios cuco!!Sensacional!


Agora estou voando da Holanda para a Dinamarca. Eu sou, de longe, a pessoa mais feia a bordo...


Cheguei em Copenhagen. O mundo, em certos aspectos, é muito injusto. Deixei minhas coisas no albergue, comi um sanduba e peguei um “cruzeiro” pelos canais da cidade! Que cidade linda! Que mulheres fantásticas! Estou agora em Nyhavn (novo porto) sentado tomando uma Tuborg. Ta um dia lindo, em uma cidade deslumbrante...por que algumas pessoas nascem na Dinamarca e outras na Vila Brasilândia ? Não é justo, não faz sentido.

Um moleque acabou de levar uma picada de abelha...bem-feito, quem mandou ser dinamarquês!

Tô um pouco cansado, mas to feliz!


Sexta-feira, 18 de agosto de 2006

12h! Ta um puta sol! Parei pra descansar em um parque antes de entrar na National Gallery. Andei pra caramba, preciso de 10 minutos antes de encarar o museu.


Ontem foi um dia legal! Fui no museu Nacional. Fiquei umas três horas lá aprendendo a História do país. Quanta guerra, deus do céu. Depois ranguei um KFC e fui até Cristiania, um lugar onde uma galera tentou montar uma sociedade alternativa nos anos 70. O lugar é uma bosta, feio, sujo, fedido, nego vendendo droga a rodo...mas valeu o rolê! Ah, antes fui na igreja do Nosso Salvador. Subi altão na torre (são quase 100 metros) onde há uma vista espetacular da cidade. A igreja também é linda (o altar e o órgão são lindos!Por que será que os nomes dos arcanjos terminam em el ? Gabriel, Rafael, Michael, Uriel e Jeremiell ? Enfim...)


Cheguei no hostel às 20h bem cansado. Antes passei pela Royal Library, prédio estaile!

Essa noite sonhei com a Paula de novo. Que merda! Pior é que eu sei que é só fantasia. É incrível a dificuldade em vivermos o presente. Ou estamos perdidos em alguma fantasia do passado ou alguma ilusão do futuro! Estou tentando focar no agora mas ta difícil... bom, ta rolando Seu Jorge no mp3 e tem uma borboleta linda aqui...vou tirar uma foto...




19h! To no Burger King tomando um milkshake. Que zoado! Não tenho onde dormir amanhã. Acho que vou pra Oslo, assim durmo no busão.Também não tenho lugar pra dormir em Oslo no domingo. Cara, que merda! Acabei de ver um casal se beijar. Eu tinha tudo. Um emprego legal, uma namorada linda, amigos...três anos depois eu tô em uma cidade estranha, a 10.000 km de casa, não vou pegar ninguém pelos próximos 4 meses, sem amigos, cansado, sem lugar pra dormir, comendo mal, gastando meu dinheiro...como eu vim parar aqui ???


Domingo, 20 de agosto de 2006



19h! To em Oslo.Cansado pra caramba! Os quatro dias em Copenhagen e a viagem noturna quebraram minhas pernas. O problema é ficar comendo sanduíche e pizza. Faz cinco dias que só como isso. A Escandinávia é muito cara!! Pra comer em restaurante gasta-se 20, 25 euros! O jeito é esperar chegar na Estonia. Estou pensando em ficar uns bons 10 dias nos Bálticos só pra comer e dormir bem, afinal ainda vou ter mais dois meses pela frente depois de lá...

Hoje foi punk! O busão saiu 22h de Copenhagen e chegou às 6h da manhã em Oslo. Devo ter dormido umas 2 horas ao todo. Quando cheguei não conseguia trocar dinheiro. Tudo fechado. Com fome, apertado (10 coroas norueguesas pra mijar), com sono, sem lugar pra dormir...teve uns 10 segundos que quase me desesperei mas segurei a onda. Resolvi ir andando até o albergue mais próximo.

No caminho parei num 7-eleven. Paguei um café com leite e um donut com cartão de crédito (se bem que saiu quase 4 euros). A moça que trabalha lá me disse que se não conseguisse trocar dinheiro por ser domingo, os 7-eleven trocam...fiquei mais tranqüilo. Hehe, tentei marcar de sair com ela (uma marroquina baranguinha mas muito legal) mas não rolou. Bem, no estado em que me encontro, nem uma mendiga ia querer sair comigo...

Cheguei no albergue e tinha vaga!! Graças ao bom pai!! Ranguei (9 euros numa baguete tosca e um suco) e fui dar uma volta. Passeei pelo cais do terminal de passageiros, muito bonito, e fui ao museu do teatro. Simplesinho mas bacana! Muita coisa sobre Ibsen mas a maioria das informações em norueguês.

À tarde fui ao museu do Edvard Munch, o mais famoso pintor norueguês.Vão fechar o parque, depois escrevo mais...


Terça-feira, 22 de agosto de 2006



Num to a fim de escrever! To com uma preguiça...estou em Bergen na Noruega, cidade muito bonita!

Ontem peguei um trem de 7 horas de Oslo até aqui. O trem passa por paisagens fantásticas.

Bergen é linda! É um porto cercado por montanhas. Hoje fui a uma delas. Aproveitei e dei um role pela floresta. Encontrei uns lugares maravilhosos, destaque para um lago com uma montanha belíssimos. O reflexo era mais nítido do que a montanha em si. Andei uns 5 km e ainda desci a pé (pra subir a montanha há um bondinho). Cheguei bem cansado, por volta das 16h. Comi um hambúrger de bacalhau no mercado de peixe (meia-boca) e fui para o albergue.


Agora são 19:30h e estou sentado em um mini parque (ta mais pra praça) aqui no centro da cidade.


Na volta da montanha pensei de novo na questão da justiça. Vi uma casinha linda com um carro bacana na garagem. Por que alguém nasce loiro, olhos azuis,em Bergen, com uma casa linda ao pé da montanha, cria seus filhos ao ar livre , com escola de primeiro nível, sem violência e outra pessoa na nasce na Somália? É uma questão de sorte? Mas como sorte? O fato de nascer no lugar define muita coisa no seu destino. Até imaginei um diálogo com a recepcionista do albergue:


- Mas sabe o que parece ?


- O que ?


- Como se antes de nascer, você fizesse uma prova. Dependendo da sua nota, você pode escolher o lugar. Até imagino a alma que tirou 3 pensando “Putz, só sobrou o Brasil ...”

5 comentários:

Masamune disse...

Cara, essa sua viagem foi muito massa mesmo, legal que você fez esse diário de viagem, assim vai lembrar sempre, e pode aproveitar tudo de novo.

Pode ser que justiça seja um termo que não se aplica à Natureza, que segue indiferente, colocando os seres vivos em qualquer lugar aleatoriamente...

Enxaqueca disse...

Sensacional. Tenho uma puta inveja (boa) dessa viagem, e uma sensação fodida de que passou a hora de fazer isso, mas que eu queria muito.

É tipo um "na próxima vida, eu preciso lembrar de fazer isso". Tem tanta coisa que a gente pensa em fazer na próxima vida mas por algum motivo não faz agora...

"...tem uma borboleta linda aqui...vou tirar uma foto..."

Jesus. Aí também não.

David disse...

Cara, me emocionei bastante com esse seu relato, Bom o que me resta é estudar pra minha próxima prova, quero tirar no mínimo 9.5, por que seu eu tirar 3 de novo vai ser foda!!!

Cesar disse...

cara...escolher o brasil não seria nota 3 não, "a nível de mundo" seria tipo nota 5 ehehe...tem muita coisa pior por aí, ainda mais contando que 40% da pop mundial mora em China / India! bom, totalmetne fora do contexto eeheh, mas da trip realmente não tem o que falar, só vc sabe as delícias q vc viu e os perrengues que passou...

Homem Oco disse...

hehe...pô pessoal, valeu pelos comentários, foram bem bacanas!

enxaqueca, talvez seja realmente dificil depois de certo momento na vida fazer isso, mas vi muita gente, muita mesmo, passada dos 40 mochilando pelos albergues que passei...

gorducho, e ainda que dentro do "nível Brasil", a gente é privilegiadíssimo né..