quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Será que tô ficando tiozinho?

Eu moro perto do Shopping Higienópolis. É muito comum eu cruzar o Shopping quando quero ir a determinados lugares. Hoje, voltando pra casa, cruzei pelo Shopping.

Descendo uma escada rolante, vi um enorme tapume (grande mesmo, deve ter uns 5 metros de altura por 10 de largura) em frente a uma loja da Forum. O tapume anunciava que a loja estava em reforma e reabriria em breve. A imagem que ornava o tapume era de uma modelo que não passava dos 13 anos de idade. Havia diversas imagens da mesma modelo, algumas em trajes sociais e algumas em trajes mais casuais. Era bem constrangedor ver a figura de uma criança (por mais que as coisas estejam diferentes hoje em dia, uma pessoa de 13 anos de idade ainda tem traços da fisionomia de uma criança) vestida em trajes sociais e fazendo olhar de mulher segura.

Eu não sou consumidor do mercado da moda mas também não sou alienado. Sei que as modelos estão cada vez mais novas e 13 anos é uma idade bem comum nesta carreira. Mas também sei que o Marketing de marcas como a Fórum trabalha profundamente com o lado aspiracional das pessoas.

Qual o publico alvo da Forum? Adolescentes do sexo feminino? Pelo que me lembro, quando eu tinha 15, 16 anos queria desesperadamente parecer adulto.Será que os valores mudaram tanto em 15 anos? Ou será pessoas de 30 anos? Será que alguém aos 30 anos se identifica em uma criança de 13? Acho estranho. Enfim, seja qual for, qual o principal beneficio prometido pela campanha? O sonho da juventude eterna? Por que nao contratar uma modelo de 20, 21..não seria menos cruel? É muito esquisito. Eu não estou acima dos valores culturais e também quero ser jovem o maior tempo possível mas acho que há limites que o bom senso deveria colocar. Eu sinceramente fiquei constrangido ao ver aquela menina no tapume. Sei lá, se eu visse um moleque de treze anos posando para fotos de uma marca de roupas que eu consuma eu não me identificaria nada.

Também comecei a pensar na vida da menina. Desde cedo tendo sua imagem e seu ego hiperinflados. Como será a cabeça dela? E os pais dela? E os profissionais que lidam com ela? Enfim, já to aqui pirando o cabeção.

Não quero entrar na discussão da ode à juventude pois o assunto mereceria um outro post mas que há algo estranho na nossa cultura, há...

4 comentários:

Cesar disse...

pois é...13 anos a menina deveria ser garota-propaganda da pakalolo eheheh

David disse...

Cara engraçado pensar sobre isso, claro que a muito o lado do publico alvo e tal, mas como vc disse queremos parecer mais jovem. obvio que 13 anos é exagero, eu com 13 anos jogava bola. Ok não sou tão velho assim, mas pensando em geral 13 anos og em dia ja é uma idade de perspectivas, ex: uma menina que quer ser modela]o, um moleke que quer ser jogador, e existem muitos molekes e meinas que sao "achados" por olheiros e veem sua vida sufocada por um mundo que não fazem a menor idéia, viste pela maysa(apresentadora do SBT, 7 anos), a menina ganha muito mais que eu e ainda ta gravando um cd, quais seriam os objetivos reais de vida dessa menina se ela naum estivesse nesse meio?

Acho que fuji um pouco do conteudo do post"""

Homem Oco disse...

pakalolo é da hora..

david, mandou super bem no comentário..não tinha pensado por este lado...talvez isso advenha de pais que contam com os filhos para realizarem determinados sonhos (grana, fama, realização..)

enfim, mesmo se eu passar a minha inteira sendo um zé ninguém, acho que vou ter sido mais feliz por, aos 13 anos, só ter como preocupação arranjar 10 caras pro futebol de quarta a tarde e de quem ia colar na prova de história...

Dd. Navarro disse...

Nossa...! Passei no shopping e vi a foto...meu Deus! 13 com corpinho de 11!!!
Lembramos de você na hora!
Bjoca!