segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O cego de Jericó

" "Dizendo: Que queres que te faça ?
Ele respondeu: Que eu veja, Senhor"
(Lucas,18:41)

O cego de Jericó é das grandes figuras dos ensinamentos do Evangelho.

Informa-nos a narrativa de Lucas que o infeliz andava pelo caminho, mendigando...sentindo a aproximação do Mestre poe-se a gritar, implorando misericórdia.

Irritam-se os populares em face de tão insistentes rogativas.Tentam impedi-lo, recomendando-lhe calar as solicitações.

Jesus, contudo, ouve-lhe a súplica, aproxima-se dele e interroga com amor:
- Que queres que te faça?

À frente do magnânimo dispensador dos bens divinos, recebendo liberdade tão ampla, o pedinte sincero responde apenas: - Que eu veja, Senhor.

O propósito deste cego honesto e humilde deveria ser o nosso em todas as circunstâncias da vida.
Mergulhados na carne ou fora dela somos, às vezes, o mendigo de Jericó, esmolando às margens da estrada comum.Chama-nos a vida, o trabalho apela para nós, abençoa-nos a luz do conhecimento mas permanecemos indecisos, sem coragem de marchar para a realização elevada que nos compete atingir. E quando surge a oportunidade de nosso encontro espiritual com Cristo, além de sentirmos que o mundo se volta contra nós, induzindo-nos à indiferença, é muito raro sabermos pedir.

Por isto, é muito valiosa a recordação do pobre cego mencionado no versículo de Lucas, porquanto não é preciso que compareçamos diante do Mestre com volumosa bagagem de rogativas. Basta que lhe peçamos o dom de ver, com a exata compreensão das particularidades do caminho evolutivo.

Que o Senhor, portanto, nos faça enxergar todos os fenômenos e situações, pessoas e coisas, com amor e justiça, e possuiremos o necessário à nossa alegria imortal."

Caminho, Verdade e Vida
Emmanuel

Nenhum comentário: