terça-feira, 22 de setembro de 2009

Talvez as coisas estejam melhorando mesmo..a passos de cágado mas estão...

Ontem rolou a entrevista da Marina Silva no Roda Viva da TV Cultura. E eu confesso que fiquei impressionado.

Apesar da tentativa exagerada dos jornalistas presentes (tinha um tal de Paulo Moreira Leita da Revista Época que era um mala sem alça) de criar polêmica, ela conseguiu se colocar muito bem, na minha opinião.

Eu não tinha conhecimento das suas posições como política. Como ela mesmo disse após um jornalista se mostrar surpreso com certas opiniões da senadora, agora há maior espaço para ela dizer o que sempre disse. Eu me incluo no grupo dos que desconheciam seu discurso.

Assuntos como política economica, aborto, pesquisas científicas (principalmente transgênicos e células tronco), descriminalização da maconha, religião x Estado, fontes de energia, crise do Senado foram abordados de forma bastante madura, de um modo que é raro ver entre políticos brasileiros.

E é claro o tema central que ela tem defendido: a sustentabilidade. O que pouca gente sabe - eu incluso - é que este tema abrange um escopo muito maior do que a questão ambiental. Envolve princípios econômicos, culturais, sociais, políticos. Ela deu exemplos de frentes de trabalho durante a sua gestão à frente do Ministério do Meio Ambiente - como licenças para hidroeletricas, estradas na Amazônia, fazendas de gado em áreas preservadas - de forma muito sensata aliando, dentro do possível, os objetivos da sustentabilidade de longo prazo com a realidade prática do mundo atual.

Acho pouco provável que ela vença uma possível corrida presidencial em 2010. Também não estou dizendo que ela seria minha candidata, precisaria entender mais das suas propostas e alianças políticas mas, a princípio, acho que ela já está trazendo uma coisa muito boa: a elevação do nível da agenda.

3 comentários:

Diogo disse...

Em poucas semanas, a Marina Silva já está fazendo política de um jeito totalmente diferente.

Ela expõe opiniões. Faz afirmações categóricas sobre um plano de governo. Sem medo de desagradar a um ou outro público de interesse.

Acho excelente ter pessoas que não tem nada a perder participando de eleições. Marina falando de meio ambiente com propriedade. Cristovam Buarque falando de educação.

Gente puxando o diálogo para além do coitadismo e da identificação. Para além do marketing político.

Tá melhorando.

No meio tempo, continuo torcendo por uma epidemia de ebola em Brasilia.

Masamune disse...

Eu desconfio de tudo...

Sempre que aparece uma Marina Silva lembro do Collor...

Nâo acredito em "políticos diferentes" que já estejam no jogo.

A Marina Silva foi do PT, filiada desde 1986 sob a tutela de José Genoíno. O PT só tem bandido, o Genoíno é um mega-bandido, então não tenho como vê-la como um sinal de melhoria...

Sempre desconfio do novo, do que muda o que está aí. O Brasil tem uma tradição de continuismo, nem nossa independência foi pra valer, o filho do rei assumiu por aqui...

Quanto a qustão ambiental, viajo pelo muito pelo Brasil, la do alto do avião só se vê verde. O agronegócio nos últimos 10 anos reduziu a área plantada e aumentou a safra. O ganho de produtividade foi extraordinário, e é o que segura nossa balança comercial. Mesmo assim os ecochatos massacram os produtores, dizendo que temos que voltar a "sabedoria da floresta" ...

Já parou pra pensar que pode ser somente um tipo diferente de marketing político??

caio disse...

claro, vc tem razão, há que se olhar com bastante cuidado.

Me referi apenas à entrevista dela no Roda Viva, não sei se vc viu..eu vi e gostei bastante...

Quanto à questão ambiental, ela é só uma faceta do assunto Sustentabilidade..a própria Marina concedeu diversas licenças para funcionamento de hidroeletricas, abertura de estradas na Amazônia entre outros..acho que vale se informar um pouco melhor!