domingo, 28 de setembro de 2008

trip

Quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Vilnius, Lituânia. Caramba, faz quase uma semana que não escrevo. Ótimo sinal!Antes de tentar me lembrar do que passou, rápidas primeiras impressões da cidade: gostei bastante!Já na chegada ontem à noite senti que iria gostar daqui. Avenidas largas, grande prédios, me lembrou algumas partes de São Paulo. E as cinco primeiras mulheres que vi...isso está ficando repetitivo...

Estou sentado na margem do Neris...é muito bonita.Acabei de voltar de um museusinho (ou museuzinho?) montado numa torre remanescente do castelo da cidade.
Pra variar, não vou conseguir entrar na principal atração da cidade – a catedral de Vilnius – pois estão reformando...bem, vamos aos dias anteriores.

Na quinta cheguei em Riga. A recepção no hostel foi bem impressionante. “Hi, do you want a free beer ?” Well, who doesn´t ? Mas logo me decepcionei com o albergue. Nunca vi tanto homem junto. Parecia alojamento de infantaria. E o pior: escoceses! E o pior: bêbados! E o pior: loucos por balada!! Depois de descobrir que tinha vindo para o pior albergue de Riga para quem quer sossego, fui dormir.
No dia seguinte não fiz nada, fiquei descansando. Chegaram 2 roomates que se tornariam grandes companheiros: o Oistein (norueguês) e o Simon (canadense).

No sábado fui à catedral St. Dame e ao museu da história da Letônia. Nada demais os dois. À noite fiquei trocando idéia sobre o movimento separatista de Quebec com o Simon e o Alex (outro que virou brother. Os dois são quebequers).

Domingo fui ao museu de Arte da Letônia. Museu super pequeno, mas excelente. Vi pinturas maravilhosas, com destaque para as três cujos nomes estão antes de começar a escrever hoje.
Ao sair do museu, ah não, antes uma coisa: no museu, estava sentado admirando uma pintura quando uma loira fantástica sentou do meu lado e ficou olhando a mesma pintura. Depois de uns minutos levantei e fui admirar outra pintura. A loira também levantou e veio admirar a segunda pintura (eu honestamente acho que o interesse dela era o quadro). Ficamos ali, os dois sozinhos na sala por uns dez minutos, olhando a mesma pintura e eu não fiz nada!!!Nada e nada!!! Na saída do museu ainda a encontrei mais uma vez e o que fiz ? Nada!! Eu estava escolhendo um postal de uma das pinturas para mandar para a filha do Sidão quando a loira passou por mim para sair do museu... porra, a filha do Sidão teria ficado feliz com qualquer postal da cidade – ela só tem 02 meses!! Por que eu não falei com loira ? Sou um bosta. Na segunda, estava trocando idéia com o Alex e o Simon e os três concordaram como somos incoerentes. Às vezes situações tão óbvias se apresentam e não fazemos nada e às vezes tomamos atitudes em situações bem menos óbvias e muito mais complicadas de dar certo (é claro que a covardia fala mais alto em 95% das situações...)

Bem, voltando. Quando saí do museu sentei para tomar um café num parque de Riga. Ao me ouvir falar inglês com a garçonete, um senhor que estava sentado à mesa ao lado não agüentou e perguntou de onde eu era. Ao saber que eu era brasileiro, ficou tão feliz (Deus sabe porque) que insistiu em me pagar um café. Sentei pra conversar com o tiozinho. Papo legal sobre a vida. O cara é capitão da Marinha Mercante, 59 anos, conhece o mundo inteiro , já havia estado em Santos, São Paulo, Rio, Recife, Amazônia etc. Dizia que a mulher brasileira é a que mais entende o homem. O cara começou a me pagar bebida (era uma da tarde) e eu pensando "bom, foi pra isso que viajei mesmo", aceitei!
Ficamos até 16h batendo papo (hehe, a mulher dele ligou umas cinco vezes nesse período) e enchendo a cara. Tomei um café com licor letão, champagne e brandy armênio.Fiquei bem louco! Quando perguntei se ele tinha um conselho para me dar, ele disse: acredite em você. Sempre.

Cheguei no albergue trêbado, ranguei e fiquei na net.

Essa noite o Oistein tinha marcado de sair com uma menina que ele conheceu num site de encontros de Riga – super.lv – linda menina! Na verdade eles estavam trocando mensagens pelo site quando ela disse que sua mãe tinha saído e que era para ele ir pra lá! É claro que o bixo ficou louco. Só que o pamonhão ainda ficou lá no cpu uns 20 minutos fazendo sei lá o que...bem, finalmente se encheu de coragem e foi! 20 minutos depois ele volta pro albergue com uma cara de bosta. O ultimo ônibus para região onde a menina morava tinha saído 2 minutos antes dele chegar ao ponto!! E ele não tinha grana para pegar um táxi. E eu também não tinha pra emprestar!!Coitado, tirei tanto sarro dele, a noite toda! Uma hora estávamos os dois no quarto e fiquei perturbando ele com aquele programa onde um cara entra na cabine e tem que responder se quer o prêmio ou não sem saber o que é: “você troca uma noite de amor com uma gatinha da Letônia por ficar trocando idéia comigo no albergue e comendo pringles? Sim!!!”
É lógico que entrei nesse site também. Me registrei e mandei mensagem para umas meninas. O site é incrível, muita mulher bonita. Até pensei que fosse site de prostituição pois as meninas eram realmente muito bonitas e colocavam informações como “estou aqui apenas para relações sem compromisso” ou “gosto de transar todo dia” mas tinha dado certo com o norueguês pô!Quer dizer, quase dado certo...como já eram 3 da manhã não esperei que ninguém fosse me responder aquele dia.

Passamos a segunda em uma praia próxima a Riga, Jümala, o Simon, o Alex, o Kristen – alemão gente boa – e eu. Foi lá que conversamos sobre a nossa covardia. O Alex me disse também que já estava feliz sexualmente na trip pois tinha se dado bem com uma brasileira em Praga....
À noite, no albergue, vi que uma das meninas tinha me respondido e bem a que eu mais gostei!! Caraca, já eram 10 da noite mas eu precisava falar com ela. Mandei outra mensagem e um wink, fiquei até meia-noite no site mas nada...fiquei na vontade. Quem mandou tirar sarro do Oistein...
Ele disse que a viu na segunda mas ficaram só nos beijinhos...depois ele me mostrou uma mensagem dela dizendo que estava adorando ficar com ele e que estava muito feliz por ele ter prometido voltar a Riga para vê-la...detalhe: ele mora na costa oeste da Noruega e namora há quatro anos...

Na terça, fiz umas compras e vim para Vilnius. Agora vou almoçar e dar um rolê pela cidade.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Grandes Questões Humanas I

Quem construiu as pirâmides do Egito?

Atlântida existiu mesmo?

Existe vida fora da Terra?

Onde está Osama Bin Laden?

Como as pessoas viviam sem o Google?

Como Vladvostok foi parar no War?

Quem matou Odete Roitmann ? (vai dizer que vc acreditou naquela armação pra incriminar o Cecil Thiré?)

Que porra é o pré-sal?

Onde está o corujito?

O vingador era o mestre dos magos?

E a que mais me intriga....qual o segredo da calça branca???

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Espero estar vivo...

Apesar de tudo, às vezes acontecem umas coisas que me fazem ainda acreditar que, um dia, quem sabe, assim, talvez,quando o Corínthians ganhar a Libertadores, quando o Maluf for preso de verdade, na próxima era glacial, nosso país terá jeito.

Voltando de uma aula hoje, no trem da Marginal Pinheiros, vi uma cena que me deixou muito feliz. Um senhor, bem senhor mesmo, com roupas que denunciavam sua origem humilde, lia Teatro Completo de Nelson Rodrigues (tentei de todas as formas descobrir qual peça mas não consegui). Sentada ao seu lado, uma menina lia um livro chamadoTudo o que você precisa saber sobre yoga. E atrás de mim, um cara lia Laranja Mecânica.

País do futuro? Ah, se pá...

terça-feira, 23 de setembro de 2008

"i've seen things you people wouldnt believe..."

Uma das cenas mais belas e geniais do cinema...logicamente, fica ainda mais bela e genial se vista junto com o filme que vem antes...

http://br.youtube.com/watch?v=YOphFl88U-g

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Mais eleições...

Lá vou eu falar disso novamente. Mas é que acho esse assunto importantíssimo e tenho visto coisas muito bizarras, na minha opinião.
Hoje almocei assistindo ao programa eleitoral para vereadores.Alguns pontos que vieram à minha cabeça:

1 - essa eleição está marcando de vez a morte do Paulo Maluf. A sua proposta de fazer uma freeway às margens dos rios me faz vê-lo como um candidato do mesmo quilate do Levy Fidelix e seu aerotremcopiadoporcamentedaepcotcenter.

2 - se eu fosse um candidato a vereador, eu ficaria muito puto de ser obrigado a destinar 02 preciosos segundos do meu parco tempo para dizer "...com fulano prefeito"...porra, já tá lá, ocupando metade da tela, a foto do cara enquanto eu falo...os do PSDB e coligados têm que dizer "...com Geraldo Alckmin prefeito e Campos Machado vice"....tadinhos....

Mas agora quero entrar no ponto principal deste post.Sob o meu prisma, Política é coisa séria.Muito séria. Nós deveríamos exigir que somente gente com algum preparo ocupasse cargos públicos no país.Explico.

No programa a que assisti hoje, a grande maioria dos candidatos me transmitiu não possuir preparo necessário para ocupar um cargo no Legislativo municipal. Digo isso pelos erros de Português e pela "esdruxulice" de algumas propostas.Todas que relato abaixo são reais:

"Vote Fulana de tal Manicure. Vou defender os interesses das manicures da Zona Leste na Câmara"

"Corinthiano vota em corinthiano. Fui. Auá"

"Deixe Deus votar por você. Pastor Fulano de tal"

"Só o Socialismo nos salva da barbárie"

"Vote no meu pai" (era uma menina de uns sete anos no colo do pai)

Antes que você pense que vou começar um discurso elitista, quero deixar claro que não tenho absolutamente nada contra as manicures da Zona Leste, os corinthianos, os religiosos, o Socialismo, os pais etc, e que acho muito bonito as pessoas correrem atrás daquilo que acreditam.O foco desse post é somente o preparo necessário para se ocupar um cargo, seja público, seja privado.

Ao usar os 05 ou 10 segundos a que tem direito com propostas absolutamente inexequíveis (alguém, por favor, avisa o candidato socialista que não é possível, infelizmente pra uns, felizmente pra outros, alterar a ordem econômica mundial sendo vereador paulistano...) ou que não fazem o menor sentido (será que o maluco acha realmente que alguém vai votar nele porque sua filha de 07 anos pediu?), o candidato mostra que não entende o funcionamento das estruturas legais do país,pra dizer o mínimo, e que lhe falta bom senso.

Para se conseguir eficiência em qualquer coisa nessa vida, é preciso entender, pelo menos um pouco, o funcionamento do objeto em questão. Eu fico me perguntando qual seria a reação do pai de um filho doente ao saber que o médico que irá atender o menino não tem formação em Medicina. Ou de alguém que acabou de comprar um apto na planta e descobre que não foi um engenheiro que planejou a construção. Ou até mesmo de um passageiro que, ao entrar no ônibus, fica sabendo que o motorista não tem carta. Mal comparando, é mais ou menos isso que fazemos ao escolher um político que não possui o mínimo de formação. Para concorrer à vaga de papiloscopista na Polícia ( do site da PF: profissional que desempenha atividades envolvendo coleta, análise, classificação, pesquisa e arquivamento de impressões digitais) é necessário ter concluído o Ensino Médio.

Ah, mas grande parte da população não tem acesso ao ensino qualificado, então estaríamos excluindo toda essa população do processo eleitoral? Estaríamos, para sempre, nas mãos da classe abastada, que só pensa em defender os seus interesses.

Bom, primeiro que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Concordo que há uma gestão terrível dos investimentos sociais no Brasil, fazendo com que haja um contingente enorme de pessoas mal preparadas.Mas, de novo, não é o foco desse post.

Segundo, novamente digo: temos que ser maduros e pragmáticos. Para que algo possa realmente ser feito, são necessárias pessoas que entendam como o processo funciona.Pessoas que conheçam bem a nossa língua, entendam o mínimo de Matemática, Economia, História e Geopolítica.

Terceiro, existem inúmeros e inúmeros exemplos de pessoas cujos pais não puderam sustentar um ensino de melhor qualidade mas, graças aos seus esforços pessoais, tornaram-se gente preparada para qualquer posição (o JK acabou médico e presidente).

Quarto, assumir que ter grana = falta de escrúpulo é tão irracional quanto discriminar alguém por pertencer à classe baixa. Conheço muita gente de classe média e alta com altos valores sociais.

Eu acho urgente que os órgãos competentes elaborem algum tipo de análise (nem sei se isto que estou propondo é absurdo do ponto de vista prático e legal, é apenas a opinião de um leigo) da capacidade do candidato para ocupar o cargo desejado. Nem que seja uma provinha com conhecimentos mínimos das matérias que citei acima. Na pior das hipóteses, o número de candidatos diminuiria, aumentando o tempo de exposição individual e, consequentemente, uma melhor análise dos eleitores a respeito das propostas.

Bom, o post já está gigantesco. Vou parar por aqui.Ah, a doutora Havanir está com uns peitões hein...tá vendo, alguém com o meu senso estético já seria reprovado na prova....

domingo, 14 de setembro de 2008

alma masculina - 3

- Mas fala aê, o que é a vida pra vc?
- Sei lá
- Não, fala aê pô...a vida é o que procê?
- hum....pegar o máximo de mulheres que eu puder?
- Putaqueopariu, isso é o maximo de profundidade que você consegue?


- E você,o que é a vida pra você?
- Ah, é a oportunidade que o Criador nos dá de evoluir, aprender, desenvolver a capacidade de amar...
- hum...faz tempo que você não pega mulher, não faz?

Pequena homenagem à melhor banda da (minha) História

Se você não:

pulou do sofá gritando "caraca, que animal" ao ver o T-1000 em um caminhão perseguindo o Xuazinéguer numa Harley ao som de You Could Be Mine

pirou que era o Slash apavorando no solo de Sweet Child O'Mine com uma vassoura nas mãos

curtiu uma fossa ao levar um fora de uma pequena ao som de Estranged

ficou felizão em uma rodinha de violão quando o maluco começou a tocar Patience

vidrou na puta gata que fazia o clip de November Rain

aprendeu a tocar Yesterdays no violão (bem, a música é Lá, Ré e Sol) e achou que mandava muito

se esgoleou cantando o refrão de Knocking' on Heaven's Door com uns brothers voltando da balada bem louco

achava Welcome To The Jungle o clip mais animal que existia

se sentiu a pessoa mais feliz do mundo quando os caras começaram a tocar Paradise City no Rock in Rio II

achava engraçadão quando o Axl destruía os hoteís por onde passava..geralmente porque tinha brigado com a mina ou se entupido de heroína...

viu o cara gordão e meio veiaco no Rock in Rio III e ainda assim continua fãzaço

está até agora esperando Chinese Democracy

Mal aê, mas a minha vida é muito mais legal que a sua...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Eu vou votar na Soninha

No Homem Enxaqueca (http://homem-enxaqueca.blogspot.com/), blog onde participo com um grupo de amigos, escrevi, há alguns dias, que estava bem perdido com as eleições paulistanas e que acreditava que nenhum dos candidatos à frente nas pesquisas estava apto a governar a cidade onde moro.Continuo com a mesma opinião.
O voto que expressa a minha verdadeira opinião é o voto nulo.O problema do voto nulo é que diminui a quantidade de votos válidos aumentando, assim, a chance de alguém ganhar no primeiro turno.

Porém, esses dias aconteceu algo inesperado. A candidata pelo PPS e vereadora, Soninha Francine, declarou como funciona o sistema de aprovação de projetos na Assembléia paulistana. Na verdade, nada que ninguém não esteja careca de saber, mas o fato dela pertencer à casa deu um tempero especial. Bom, nos dias seguintes, os vereadores (tive que cuspir no chão três vezes após escrever a palavra "vereadores"..ih, de novo..) organizaram prostestos contra ela além da possibilidade dela sofrer uma ação por quebra de decoro.

Essa declaração me fez repensar meu voto.

Na minha opinião, o principal problema do Brasil é a corrupção. Concordo totalmente com a frase que diz "ou acabamos com a corrupção, ou a corrupção acaba conosco". E o poder mais podre, mais nojento de todos, nas três esferas, é o Legislativo. São um bando de sanguessugas da nação, ineficientes e, na maioria, corruptos que estão afundando nossa pátria.
Você sabia que o Congresso Nacional está em recesso branco até as eleições? Isso significa que até 06/10 (sem contar o segundo turno), os queridinhos não vão trabalhar em Brasília..a justificativa é que as bases municipais precisam dos senadores e deputados...e o seu imposto está lá, pagando seus salários...

Todo mundo sabe qual a agenda do país: de uma forma bem resumida, Educação, Saúde, Transporte, Segurança e Cultura nas esferas municipais e estaduais e Reformas (tributária, trabalhista e política) na federal. É só isso. Por que as coisas não andam? Por causa da corrupção, liderada pelo poder Legislativo.

Sempre disse ( eu ouvi muita gente dizer) que não havia caras novas na política. Que o sistema é tão podre que os novos não querem se sujar.
Pois bem, apareceu gente nova. Pondo o dedo na ferida.Gostei. Tem meu apoio.É disso que precisamos, de gente com idealismo, vontade de trabalhar e coragem.
Talvez seja romantismo da minha parte? Não me importo.Melhor isso do que conformar-me com o que aí está.
Ela não vai ganhar. Não tem problema. Eu sei que vai ganhar um dos três que representam a classe política dominante há anos.Nada vai mudar.
Mas acho importante a sociedade saber que algumas pessoas ainda acreditam que é possível fazer diferente. Eu sou uma delas.

PS: estou escolhendo com muito carinho o meu candidato a vereador através do site www.estadao.com.br/vereadordigital

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Eleições Norte Americanas - parte I

Os últimos dias têm sido muito ricos para quem está acompanhando o processo eleitoral norte americano.Semana passada aconteceu a convenção democrata, tendo seu ponto alto no discurso do ex-presidente Bill Clinton e, obviamente, do atual candidato, o senador por Illinois, Barack Obama.Nesta semana, foi a vez dos republicanos se apresentarem nacionalmente.
Ontem, o discurso do senador pelo Arizona John McCain foi transmitido (embora somente alguns momentos) ao vivo pelo Jornal da Globo.

Entre as diversas calamidades que o atual presidente americano foi capaz de fazer, há que se admitir um ato positivo: o mundo inteiro está interessado em quem vai sentar na cadeira principal da Casa Branca a partir de 2009. E acho que é assim que deve ser.

A Presidência norte americana é, certamente, uma das posições mais importantes (se não for a mais) do mundo. Os atos da pessoa que lá estiver afetam a vida de bilhões (se considerarmos que só nos EUA vivem 300 milhões de pessoas, chegamos a mais de um bilhão de vidas influenciadas facilmente).

Todo mundo sabe disso. Além, obviamente, da influência nos que lá vivem, só as guerras promovidas ou financiadas pelo governo americano nos últimos 20 anos (a memória deste blogueiro lembra-se de algumas: Irã-Iraque, Golfo, Bosnia, Afeganistão, Iraque) alteraram diretamente a vida de mihões de famílias.

Porém, o ponto deste post não é este.Quero falar sobre a influência que a maioria das pessoas não percebe. Você sabia que, dependendo das atitudes que o fulano que ganhar as eleições tiver, a sua vida pode ser muito alterada? É, a sua. Você, que dá aulas em uma escola em São Paulo, adora ler, namorar e ouvir Chico Buarque, pode sofrer as consequências de um presidente irresponsável?

Explico: a economia norte americana é a locomotiva do mundo. Até que outras nações tomem pra si este papel, é assim que vai ser. E também podemos perder as esperanças de que outros países (a bola da vez agora é a China, né) tenham um postura diferente caso assumam o papel de principal potência econômica do mundo pois, desde o Egito antigo, a História nos mostra que o comportamento é sempre o mesmo: a tentativa de manutenção da sua hegemonia e colonização cultural de outras sociedades. Se o Brasil virar o líder do planeta, vai fazer igual.

Voltando:a Economia é a verdadeira religião do mundo - assumindo-se como conceito de religião aquilo em que as pessoas realmente acreditam e pautam suas ações em vida. Não quero entrar aqui na discussão se isso é bom ou ruim, estou apenas expondo o meu prisma sobre como a coisa é.

Tudo está absolutamente ligado. De uma maneira bem simplista, se a direção da Volkswagen na Alemanha decide fabricar o Gol na Bielo Russia por questões financeiras e assim desativar fábricas em São Bernardo do Campo, algumas centenas de brasileiros perderão seus empregos.

Se algumas centenas de metalúrgicos paulistas perderem seus empregos, é provavel que alguns deles tenham dificuldade em se recolocar. É provavel que alguns deles tenham que tirar seus filhos da escola particular. É provável que a escola demita alguns professores pois perdeu receita.Got it?

Mas qual a relação da direção da Volkswagen com presidente americano? Toda.Não podemos nos esquecer de que os EUA estão entre os principais compradores ou vendedores de inúmeros produtos no mundo (petroleo, carne, trigo, automoveis, tecnologia etc) e que muitos e muitos países (México, China, todos os tigres asiáticos,a Europa Ocidental inteira) devem sua prosperidade, em boa parte, aos dólares ianques.A maneira como o líder político americano lida com a sua economia interna e externa decide, diretamente, o futuro de centenas de países.Tenha certeza de que a Economia brasileira deve os seus recentes mares tranquilos, em grande parte, ao desempenho da Economia mundial, capitaneada pelos nossos colegas lá de cima.Além disso, o governo só consegue pagar o bolsa-família para o tiozinho que mora em Feira de Santana porque a sociedade tem renda e paga seus impostos.

Toda essa introdução para expor o meu ponto de vista sobre os dois candidatos. Mas como o post acabou ficando meio grande, vou deixá-lo para o próximo.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Para o meu amigo Diogo

"Tudo o que está fora, está dentro"

José Gabriel da Costa