sexta-feira, 24 de junho de 2011

A escala espiritual do rock'n'roll

Essa lista é só uma brincadeira, espero que os mais puristas (leia-se: malas sem alça) não fiquem com raiva de mim. Resolvi classificar as bandas de rock de acordo com o nível espiritual da música que produzem. É isso que vc leu aí. Não, não fumei nada, é só uma brincadeira como disse no começo do parágrafo.

Funciona assim: a escala começa com a infância, ou seja, uma música gostosa, leve, que diverte mas não tem muita profundidade. Deixando claro que não significa, de forma alguma, que quanto mais alto na escala, melhor o conjunto. O que gradua determinada banda é a capacidade de sua música fazer refletir, interiorizar e incentivar a autoobservação e, fatalmente, promover algum tipo de descoberta de si próprio.

Também importante ressaltar que trata-se apenas do meu gosto. Se você pensa diferente, deixe um comentário ou escreva um blog...(detalhe: enquanto escrevo esse post, ouço Sandy e Junior...)

Enfim, premissas colocadas, vamos à lista:


Infância: The Beatles e o punk rock.

Confesso que não gosto da música dos Beatles. Admito que historicamente os caras tem uma importância fudida e conheço gente muito entendida de música que é super fã. Mas, pra mim, Beatles é um som bobo, quase infantil (mesmo a fase mais psicodélica deles) que promove prazer e divertimento, e só. Portanto, espiritualmente falando, seria uma música para ficar na infância.

Com relaçao ao punk rock, gosto demais de Ramones, por exemplo. Conheço pouco de Sex Pistols ou The Clash mas o que conheço acho bem legal. Apesar de ter uma pegada contestadora (o que os classificaria na Adolescência), a maioria dos temas é meio bobinho, fora que é possível tocar toda a discografia do Ramones com 03 acordes. Por isso, a galera do punk fica na infancia também, ao lado do quarteto de Liverpool.


Adolescência: Iron Maiden, Guns, Black Sabbath, Metallica,Rage Against, Pearl Jam, Nirvana, Alice in Chains, Red Hot e todas as bandas de heavy metal e do grunge.

O heavy metal e o grunge, de uma forma geral, já tem uma pegada mais questionadora, com temas e estéticas mais adultas que o punk. Também musicalmente considero mais rico (há solos incriveis e letras absurdamente bem escritas...)

A sensação que tenho ao escutar este tipo de som é a de sair correndo, gritar pra caramba em um mega show, dar porrada em alguém ou fumar um baseado em um fim de tarde na praia....sensações tipicamente adolescentes, portanto, coloco essas bandas sensacionais aqui na minha escala espiritual...


Idade adulta: Rolling Stones, The Doors, Sublime, Radiohead, Led Zeppelin

Esses caras que escrevi acima tem a manha. Acho que eles conseguem navegar tranquilamente em águas leves e tranquilas e, quando querem, ir bem fundo na natureza humana. Talvez essa seja a melhor traduçao para alguém que já passou da adolescência. Se fosse fazer uma analogia com as bebidas, essa galera seria uma Guinness, uma boa Ale ou qualquer puro malte cujo envelhecimento ultrapasse os 12 anos.


Maturidade: Pink Floyd

Definitivamente, essa banda é a que melhor se aprofunda na alma do ser humano.As letras, as melodias, as propostas são perturbadoras e de uma beleza que até hoje me espanta. Eu chego a meditar com as músicas deles.Continuando com a analogia das drogas, seria o LSD.  Pra mim, nessa escala de brincadeira, os caras são o top da maturidade.

Acima do Pink Floyd, só a música clássica e o jazz...mas isso já é assunto para um outro post...

7 comentários:

Anônimo disse...

Cara, mandou muito bem!
Tanto na escolha do tema como na opinião (que bateu com a minha - rsrs)

Apesar de não conhecer bem o pink floyd, acredito no que você disse.

Abração!
Daniel

Masamune disse...

Muito boa a lista, e interessante a analogia com as fases da vida.

Abratz

Rivotril disse...

porra Beatles na infância, vc tá viajando...heheheh muito bom o POST

Homem Oco disse...

eita...show de bola moçada, valeu pelos comentarios..

clyntera, achei que vc ia me espinafrar por causa dos beatles...hehe..

abs

Anônimo disse...

No início também estranhei os Beatles na infância, mas depois lembrei de umas letras e até que faz sentido..(muito yeah yeah..rsrs)

Acho que dá tb pra ter a etapa pré-adolescência. Incluiria aí Kiss e Ac/Dc, com letras meio fanfarronas sem querer mostrar a seriedade de um adolescente que quer virar adulto.

Abraço!
Daniel

Fred disse...

Pôxa Caião, às vezes faz bem aguardar um tempo pra atualizar a leitura do seu Blog!

Conversei com um brother hj sobre um tema semelhante!!

Um grande e saudoso abraço!

Fred

Homem Oco disse...

salve salve fredoncio!! é nózes!!!

abração