segunda-feira, 28 de março de 2011

Inception

O título do post é o nome de um filme ao qual assisti no carnaval. Seu nome em português é A Origem. Inception, em inglês, seria algo como começo ou origem mesmo.

Passei o carnaval em companhia de um casal de amigos bem especiais. Eles me convidaram para visita-los na fazenda de propriedade do pai da moça, que é um lugar que eu curto pra caramba. Com exceção ao fato que choveu o tempo todo, foi extremamente agradável.

Bem, voltando ao filme do Di Caprio (ah, o Di Caprio é o protagonista). Entre os conceitos principais do roteiro está que um dos poderes mais fortes que existem chama-se idéia. A partir do momento em que vc entra em contato com uma idéia e passa a alimentá-la dentro de si, há a chance de se tornar uma coisa tão poderosa que pode levá-lo à destruição (morte, loucura, infelicidade profunda....).É o que acaba acontecendo com a esposa dele (fique tranquilo, nao estraguei o filme se vc ainda nao viu...).

Ontem, vendo televisão, assisti a uma matéria sobre uma teoria cristã (na verdade, apesar de frequentar muitos locais de maioria católica, eu nunca tinha ouvido falar disto, de onde presumo ser uma idéia mais presente entre os evangélicos) chamada de Arrebatamento. Correndo o risco de estar sendo leviano e injusto, vou escrever o que eu entendi: o Arrebatamento é o momento em que as almas escolhidas por Deus seriam levadas para os céus antes da destruição do planeta Terra. Basicamente, se você é escolhido por Deus, a sua alma seria transportada para um plano superior. Os que aqui ficassem (ou seja, os preteridos) sofreriam o fim dos tempos (que duraria 07 anos) e que seria o período, após o qual, Jesus Cristo voltaria.

Bom, durante o carnaval nós havíamos conversado rapidamente sobre isto. Tinha sido a primeira vez que eu havia ouvido essa história. Por isso me interessei por assistir à reportagem de ontem. Vários estudiosos de religião deram depoimentos, pessoas com formação e educação em diversas áreas. Alguns defendendo a veracidade desta teoria.

O que faria alguém ser escolhido por Deus e alguém não? Pelo o que eu entendi, a sua crença. Se você divide a Fé cristã, você será salvo. Se não, adieu mon cheri...

Juro que nao tenho como objetivo defender ou atacar a fé de ninguém (quem me conhece sabe o quanto eu acredito no poder da fé) mas essa história toda parece não fazer muito sentido pra mim. O primeiro pensamento que me vem à mente é uma poderosa ferramenta de manipulação que algumas linhas religiosas encontraram para "manter" clientes, ops, pessoas, através do medo. Se você acredita que, caso nao creia será lançado ao fogo eterno, não sobra muita alternativa né...

O meu espanto é a quantidade de gente que eu descobri acreditar na teoria do Arrebatamento. Se fosse uma teoria esdrúxula que ninguém desse a menor bola, não teria o trabalho de ter escrito esse texto. Mas milhões e milhões estão subjugando a sua vida, a sua liberdade de pensamento e ação, tentando "salvar" outras almas em prol de uma história que, perdoem-me a sinceridade, não passa pela primeira analise racional. Ainda bem que nós não nos matamos por aqui mas, a meu ver, esse é o primeiro passo para fanatismos como os que vemos em outros países.

Para costurar o post, penso que devemos ficar muito atentos às idéias que compramos (usei o exemplo religioso pois me parece muito significativo, mas refiro-me a todas as esferas da vida). No começo, parece meio esquisito, algo inofensivo mas, de repente,  um vizinho vem conversar conosco, um programa na TV fala sobre aquilo, um político aqui, um artista ali e, um dia, você se encontra ponderando se aquilo poderia nao ser tão absurdo...e aí, você pode estar escancarando as portas da sua casa para um sofrimento profundo.

6 comentários:

Diogo disse...

Tipo - você nasce e alguém te dá uma camisa do Corinthians. Você vai crescendo...

Sério agora: para mim, o mais interessante nesse seu post é o que vem depois do plantar a idéia no indivíduo, mas como ela consegue aderência - e depois "saliência", essa coisa que a idéia vai começando a virar senso comum, cai na boca do povo, e quando se vê, virou verdade.

O que aliás nos leva à famosa frase de Goebbles "repita uma mentira mil vezes e ela se tornará verdade".

E nada como colocarna cabeça de um tonto a idéia do caminho fácil para alguma coisa - ficar rico / ir para o céu / comer todas as mulheres do mundo / aprender violão em 10 dias - para que ele comece a espalhar. Melhor que isso, só se pedir segredo...

Unknown disse...

Putz, tem gente se explodindo todas as semanas em algum lugar do mundo tem adolescente literalmente se matando em comunidades de apologia ao suicídio na internet, tem gente achando que vai subir duas classes vendendo Forever (conhece?), tem gente achando que o Lula é bom, e vc encanou com o arrebatamento?
Vamos lá: Cristianismo (não vou classificar como católicos, evangélicos, luteranos...) é a religião de Cristo, como o Islã é s religião de Alá, o Budismo de Buda e etc... Em todas as religiões, cada seguidor depende dos ensinamentos do seu Deus ou mestre. Em todas as religiões o não seguimento dos mandamentos/ ensinamentos gera uma punição, pode ser inferno ou carma maléfico. TODAS as religiões dependem de doações. E por fim todas as religiões podem ter seguidores com um pino a menos na cabeça; cristão apelando para punição e pecado, pecado e punição; tem os que falam descaradamente de dinheiro: "venha para a minha igreja que meu Deus dá mais dinheiro", e aí mostram os testemunhos de gente que bebia água da sarjeta e hoje tem 2 empresas e 5 carros; tem muçulmanos que curtem ficar se explodindo, tem uma pá de gente que procura o Budismo para se encontrar, se perde ainda mais e pira no chá verde... Resumindo TODAS as religiões têm princípios para melhorar o indivíduo e acabam tendo bases muito parecidas vai do bom senso de cada um não se perder nisso.
Como já te disse, as pessoas que me falaram sobre arrebatamento estão entre as mais serenas que conheci, elas simplesmente acreditam e estão em paz.
A frase do Goebbels me incomoda, uma mentira dita mil vezes pode ter a força de uma verdade mas sempre será uma mentira, ainda bem que esse boçal se matou.
Hehe, nossa conversa virou post!... E meu comentário é quase um post tb...
Bjo

Homem Oco disse...

hehe...é verdade né, essa conversa ficaria mais agradável em um boteco, com dipas e keep cooler...valeu por ter se posicionado!

diogueira, vc tocou num ponto que tem sido causa das minhas angustias: eu percebi que adoro um atalho...e nao adianta, nao dá certo!

abs

D.N.A. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
D.N.A. disse...

Well...esse tema deve ser mesmo novo pra vc meu amigo Caito...Pra mim nao. Cresci e fui instruída ouvindo sobre arrebatamento, Armagedon, Gogui e Magogui, Apocalipse , ou seja fins dos tempos. Quais sao os sinais que aparecerão nos fins dos tempos e etcc. Muitas destas pessoas em que escutei e lí sao cultas, estudadas e que acharam nesta "verdade" seu canal para o lando espiritual.
Well, pra mim, falando especificamento sobre isto, nao me apego a estes temas e fico apenas com o ensinamento de Jesus que foi baseado num amor SUPREMO, que tinha horror aos RELIGIOSOS e raiva do comercio que existe por detrás das igrejas...Esses sao os ensinamentos que acredito e que é produto escasso. Sobre o meu espirito, tendo me ligar diretamento com Deus (espiritual) sem intermediários para desenvolvê-lo no dia a dia.
O resto....quem irá saber? Existirao pessoas que falarao contra ou a favor dos cristaos, budas, islamismo, etcccc....tirando o foco do principal que eh o horror das coisas que estamos vivendo hoje.

Homem Oco disse...

oi dai! pois é, concordo com vc..só para deixar claro que não foi a intenção criticar a crença no arrebatamento em si, mas em qualquer idéia que faça com que a pessoa sofra...como disse a aiko no comentário dela e vc no seu, vários evangelicos são cultos e serenos...

enfim, fico feliz quando as pessoas expoem seus pontos de vista..obrigado.

bjos