segunda-feira, 4 de abril de 2011

Você sabe com quem está falando?

Esse texto é totalmente baseado em um vídeo, mostrando trechos de uma palestra de Mario Sergio Cortela, que eu assisti no blog pensando zen (copio tantos textos deste blog que daqui a pouco vou precisar pagar royalties...)

Quem tiver interesse, segue o link do post original http://pensandozen.blogspot.com/2011/03/quem-e-voce.html

A Ciência diz que há mais ou menos 15 bilhões de anos, uma explosão de matéria e energia deu origem ao que chamamos de Universo. Hoje alguns cientistas, especialmente físicos, já admitem a hipótese da existência de outros Universos.

Nosso Universo continua, desde a explosão, em expansão. As partículas de energia desprendidas na explosão são o que conhecemos por estrelas. As estrelas estão organizadas em galáxias. Estima-se que existam ao redor de 200 bilhões de galáxias.

Nós vivemos em uma pequena galáxia de aproximadamente 100 bilhões de estrelas. Uma delas é o Sol. Nosso planeta é um corpo que gira em torno do Sol, junto com outros 8 ou 9.

No nosso planeta, considera-se que haja algo próximo a 30 milhões de espécies, das quais apenas 3 milhões são conhecidas. Nós, homo sapiens, somos uma espécie entre as 30 milhões existentes.

Os cálculos populacionais contam algo como 7 bilhões de indívíduos.

Ou seja: eu sou um individuo, entre 7 bilhões de outros como eu, em uma espécie que está entre outras 30 milhões, de um planeta que está entre outros 9, girando ao redor de um Sol que é uma entre outras 100 milhões de estrelas, pertencentes a uma galáxia que é uma entre outras 200 bilhões, de um Universo que, provavelmente, é um entre outros...

precisa falar mais alguma coisa?

2 comentários:

Masamune disse...

Fala manu...

Admiro realmente o fato de você postar com frequencia, ajuda a manter o contato apesar de não nos vermos tanto.

Quanto ao tema, é uma viagem total mesmo. Em comparação com esses números, somos realmente insignificantes.

Mas essa é uma visão comparativa. De forma absoluta, somos muito importantes, nossos sentimentos e vivências são únicos e merecemos dar atenção a nós mesmos.

O que quero dizer, é que acho importante colocar as coisas em perspectiva, mas acho perigoso deixar de valorizar a própria individualidade por conta de sermos tão pequenos no universo.

Deu pra entender? Eu também não entendi direito o que pensei....

Abraço

caio disse...

kkk..fala me brother!! concordo 100% contigo..esses dias perdi uma pecinha de um quebra cabeça que tava tentando montar...1.000 peças e perdi uma..fodeu completamente meu quebra cabeça...

grande abraço