quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

madmen

No ano passado, ganhei de aniversário do meu irmão e da minha cunhada a primeira temporada da série cujo título está no título do post..adianto que nao sou um grande consumidor de séries..vejo as pessoas conversando sobre prison break, os sopranos, lie to me, house, dexter e nao conheço nenhuma..a ultima que acompanhei com afinco foi friends...enfim, acabei divagando...

Madmen é fantástico...poderia fazer um post enorme elencando porque gostei tanto da série mas resolvi me ater a apenas dois pontos...

Ponto 1) Os diálogos

Nesta série, fica muito claro um traço que acredito ser característico dos povos que não tem ascendência latina (anglo saxões, africanos, arianos, sinos, mongóis, elfos, hobbits, ewoks etc etc etc): as pessoas dizem diretamente o que querem dizer.  Se o chefe nao gostou do trabalho do subordinado, ele diz :Não ficou bom por isso, isso e isso. Por favor refaça. Se a esposa não gostou de algo que o marido fez, ela diz: Não gostei disso. Estou brava.

Não há a extrema preocupação com "dourar a pílula" como temos aqui. Eu simplesmente adoro isso.


Ponto 2) Os diálogos

Há diálogos extremamente inteligentes. Daqueles que existem no Poderoso Chefão, onde um cara diz simplesmente "o gato é preto" e com isso o interlocutor entendeu que fulano matou sicrano e que beltrano ficará com a herança e que por isso nao adianta levar a cabo o plano que estava pronto e que o presidente do país vai renunciar e que o Irã tem a bomba atomica e que a Sandy se amarra em sexo anal.

Eu simplesmente adoro isso também.


Andei pensando se conseguimos trazer estas duas dinamicas de dialogos para a vida real. Provavelmente não. No primeiro caso, porque você vai ser visto como grosso, áspero, insensível e coisas do gênero. E no segundo, porque você vai precisar de alguém igualmente inteligente para entender o que você tá querendo dizer. As possibilidades de você dizer "o gato é preto" e o seu interlocutor perguntar "Gato? Que gato? Peraí, você disse gato ou mato? " são de 101%...

5 comentários:

Masamune disse...

Fala ae...

Eu assisti um ou dois episódios, não vi tanta graça, mas depois do seu depoimento vou dar outra chance...

Sopranos pra mim é imbatível. A história em si é ficção total, mas os personagens e suas reações são muito realistas, é gente comum fazendo muita merda, nais real impossível. Além desses gostei de Callifornication e Friday Night Lights.

Me amarro também nessa parte dos diálogos, é o que mais gosto em Pulp Fiction por exemplo. São diretos, rápidos e incisivos. Na tela é mais fácil pois é ensaiado, mas acho possível sim na vida real, mas somente com amigos próximos que não se ofendam facilmente. Um dos maiores entraves é quando alguém se identifica demais com sua opinião, dessa forma em uma discussão que sua opinião é desafiada ( e às vezes desmontada com bons argumentos) a pessoa se sente agredida e aí a coisa desanda.

Acho que além da inteligência é preciso estar atento pra ter um diálogo desse nível, isso é o principal. Na maioria das vezes as pessoas não trocam idéias, elas oferecem as delas e raramente aceitam a do outro. É uma exposição de idéias, não há troca. Quando você fica focado e realmente se envolve é como se os dois cérebros fossem um só atirando novos argumentos e construindo um novo conceito que no final é dos dois, independente de quem contribui mais ou menos.

Divaguei muito agora??? hehehe

Abratz

Anne disse...

Concordo que o texto é sublime, sublime. Arte pura. Mas você não acha que os atores (a interpretação, quero dizer) são absurdos de bons também? Porque o dramaturgo escreve um negócio absurdo de bom aí vai o ator meia boca e estraga tudo (a gente sabe, né? Eles estragam...). Acho que a seleção dos atores foi tão profissional que não consigo achar um - desde o cast principal até o cachorro do Don - que seja mais ou menos. Beijos.

Dd. Navarro disse...

Eu também adoro Madman...e concordo totalmente com a Anne.
Só senti falta de vc dizer que eu participei da escolha do presente...sniff.
Beijos!

Homem Oco disse...

masa, eu preciso dar uma olhada nos sopranos...ainda mais depois da cerveja de sexta..e concordo quanto aos dialogos da vida real serem, na maioria das vezes, dois monólogos..

ni, sem duvida!!! foi vc mesma que me disse que o processo seletivo foi gigante né..senão, acontece como aquele jogador do flamengo que perdeu o gol embaixo da trave..

deise, hehe...tem toda razão..falha grotesca! já foi corrigida!!!

beijos

Dd. Navarro disse...

hehehe...beijo da sua cunhada!!!