segunda-feira, 28 de março de 2011

Inception

O título do post é o nome de um filme ao qual assisti no carnaval. Seu nome em português é A Origem. Inception, em inglês, seria algo como começo ou origem mesmo.

Passei o carnaval em companhia de um casal de amigos bem especiais. Eles me convidaram para visita-los na fazenda de propriedade do pai da moça, que é um lugar que eu curto pra caramba. Com exceção ao fato que choveu o tempo todo, foi extremamente agradável.

Bem, voltando ao filme do Di Caprio (ah, o Di Caprio é o protagonista). Entre os conceitos principais do roteiro está que um dos poderes mais fortes que existem chama-se idéia. A partir do momento em que vc entra em contato com uma idéia e passa a alimentá-la dentro de si, há a chance de se tornar uma coisa tão poderosa que pode levá-lo à destruição (morte, loucura, infelicidade profunda....).É o que acaba acontecendo com a esposa dele (fique tranquilo, nao estraguei o filme se vc ainda nao viu...).

Ontem, vendo televisão, assisti a uma matéria sobre uma teoria cristã (na verdade, apesar de frequentar muitos locais de maioria católica, eu nunca tinha ouvido falar disto, de onde presumo ser uma idéia mais presente entre os evangélicos) chamada de Arrebatamento. Correndo o risco de estar sendo leviano e injusto, vou escrever o que eu entendi: o Arrebatamento é o momento em que as almas escolhidas por Deus seriam levadas para os céus antes da destruição do planeta Terra. Basicamente, se você é escolhido por Deus, a sua alma seria transportada para um plano superior. Os que aqui ficassem (ou seja, os preteridos) sofreriam o fim dos tempos (que duraria 07 anos) e que seria o período, após o qual, Jesus Cristo voltaria.

Bom, durante o carnaval nós havíamos conversado rapidamente sobre isto. Tinha sido a primeira vez que eu havia ouvido essa história. Por isso me interessei por assistir à reportagem de ontem. Vários estudiosos de religião deram depoimentos, pessoas com formação e educação em diversas áreas. Alguns defendendo a veracidade desta teoria.

O que faria alguém ser escolhido por Deus e alguém não? Pelo o que eu entendi, a sua crença. Se você divide a Fé cristã, você será salvo. Se não, adieu mon cheri...

Juro que nao tenho como objetivo defender ou atacar a fé de ninguém (quem me conhece sabe o quanto eu acredito no poder da fé) mas essa história toda parece não fazer muito sentido pra mim. O primeiro pensamento que me vem à mente é uma poderosa ferramenta de manipulação que algumas linhas religiosas encontraram para "manter" clientes, ops, pessoas, através do medo. Se você acredita que, caso nao creia será lançado ao fogo eterno, não sobra muita alternativa né...

O meu espanto é a quantidade de gente que eu descobri acreditar na teoria do Arrebatamento. Se fosse uma teoria esdrúxula que ninguém desse a menor bola, não teria o trabalho de ter escrito esse texto. Mas milhões e milhões estão subjugando a sua vida, a sua liberdade de pensamento e ação, tentando "salvar" outras almas em prol de uma história que, perdoem-me a sinceridade, não passa pela primeira analise racional. Ainda bem que nós não nos matamos por aqui mas, a meu ver, esse é o primeiro passo para fanatismos como os que vemos em outros países.

Para costurar o post, penso que devemos ficar muito atentos às idéias que compramos (usei o exemplo religioso pois me parece muito significativo, mas refiro-me a todas as esferas da vida). No começo, parece meio esquisito, algo inofensivo mas, de repente,  um vizinho vem conversar conosco, um programa na TV fala sobre aquilo, um político aqui, um artista ali e, um dia, você se encontra ponderando se aquilo poderia nao ser tão absurdo...e aí, você pode estar escancarando as portas da sua casa para um sofrimento profundo.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Um dos livros mais significativos que eu li na vida chama-se Siddhartha, escrito pelo alemão Hermann Hesse.

O livro é pequeno e fácil de ler mas talvez seja o mais profundo que já tive contato. A ponto de eu ter certeza de nao ter maturidade para captar a essência do que foi escrito.

Vou rele-lo daqui a alguns anos, na esperança de ter uma leitura mais completa do texto.

Eu não indico a sua leitura para ninguém. Está naquele rol de obras de arte em que se encontram filmes como o Anticristo do Lars Von Trier ou  músicas da Enya..a probabilidade é de que 95% das pessoas não entendam ou achem chato. Falo isso super numa boa (desprezo aquelas pessoas que se consideram "acima da massa" ao dizer que entenderam determinado filme ou gostam de determinado tipo de música...na maioria das vezes, o filme é chato pra caramba mesmo e a música é um porre...). Mas, se você tiver vontade e se esforçar para refinar seu gosto, vai descobrindo uma dimensão de prazer em manifestações artísticas que antes não alcançava. E é a isso que me refiro.

Acabei dando uma desviada do que queria dizer. Voltando.

O livro conta a história de um cara em busca de si mesmo.

Lá pelas tantas, ele vai procurar emprego. Depois de passar anos como um asceta (alguém que renuncia ao mundo material e dedica-se à meditação e aos estudos espirituais), sem encontrar a realização que buscava, ele decide retornar ao mundo e viver como todos nós. Quando lhe perguntam "o que você sabe fazer?", ele responde "eu sei esperar."

Tá aí uma competência que eu preciso, urgentemente, aprender...

sexta-feira, 4 de março de 2011

O bigode branco

Há alguns anos eu fui dono de um restaurante. Acreditem em mim quando digo que tive muitos motivos para entrar em desespero. Mas passou, tudo se resolveu e hoje carrego os aprendizados da experiência.

Bem no final do processo, estávamos consultando um advogado sobre uma possível causa judicial contra o grupo de sócios ao qual nos juntamos. A coisa tava feia, tínhamos algumas centenas de milhares de reais sob risco. Fizemos umas quatro reuniões com o Dr. Salomão e, no final, ele nos convenceu a seguir por um outro caminho. Mas o impressionante é que tudo, repito, tudo o que o cara falava que aconteceria, acontecia. "Se vc fizer isso, fulano vai responder aquilo"."Se vcs forem por este caminho, a coisa vai se desenrolar por ali". E assim por diante.

Um dia eu perguntei: "Pô doutor, caramba...mais uma vez o que o senhor previu, aconteceu..como pode...qual o segredo?"

Ele somente sorriu e passou a mão no bigode, completamente branco.

Hoje, precisei dispensar 08 funcionários, por razões que não vêm ao caso. Um deles, um senhor de aproximadamente 60 anos, ao receber a notícia de sua demissão, agradeceu a oportunidade de ter trabalhado conosco e saiu para o seu final de semana.

A minha estagiária, que tem 21 anos, anda com um bico enorme,marchando pelo escritório,o dia todo, porque chamei a sua atenção em uma besteira qualquer.

Que bom que já consigo ver pelos brancos na minha barba...