quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

os barquinhos

Conta a história que um indiano, professor de meditação, foi mandado aos Estados Unidos para ensinar Yoga aos americanos.O ano era 1914. A cidade escolhida como primeira parada: Boston. A viagem foi feita de navio (por razões óbvias) e o cara tinha algo em torno de vinte e poucos anos.

Conta a história que ele demorou 04 anos, ao chegar em solo americano, para começar a entender exatamente o que precisaria ser feito. Conta a história que o professor dele exigiu que ele, antes de embarcar, se formasse em um curso de terceiro grau pois "nos Estados Unidos só te respeitarão se você tiver um diploma." O ano era 1914.

A organização que ele fundou é hoje uma das maiores escolas de meditação do planeta, com milhões de associados. Se o mundo é áspero e pouca gente está interessada (seriamente) em meditação hoje em dia, que dirá 90 anos atrás.

Enfim, o cara foi. E atingiu seu objetivo. Poderia ter falhado? Certamente. Teve medo, frio na barriga e dúvidas? Muito possivelmente. Mas foi.

O que fez ele conseguir o que queria? Longe de ter a pretensão da resposta mas posso dar uns pitacos:

1) Ele se preparou. Antes de viajar, encarou anos de treinamento em meditação, uma faculdade (lembre-se, estamos em 1914...), levantou fundos (a história também conta essa parte) e ouviu os conselhos dos mais sábios.

2) Ele foi.

E pra mim, esse segundo  item é o mais importante.

Mesmo com todo o planejamento do mundo (e ele é fundamental, caso contrário um projeto transforma-se em uma aventura irresponsável), há um momento em que seu barquinho se afasta da margem e não há nem sinal da outra margem. Você sabe para onde vai, calculou o combustível necessário, sabe quanto tempo vai levar, se vai chover nas próximas semanas, seu rádio está funcionado mas, ainda assim, tudo ao seu redor é alto mar. E vai seguir assim por um bom tempo.

E é a capacidade de se manter firme neste momento que separa os que chegam dos que não chegam.

Eu acho.

2 comentários:

Adriana disse...

Hum... Meio dolorido para quem pensa tanto e tao pouco faz.

Aiai... Algum dia vou conseguir sair da teoria? Por favor, nao fale que so depende de mim porque eh muito pior.

Homem Oco disse...

hehe..nao sei...tudo o que sei é que é muito legal ter os seus comentários aqui no blog...obrigado..

e espero que vc tenha paz nas suas escolhas...sejam elas práticas ou teóricas..