terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A Chave

Almoço em um restaurantezinho na praça Vilaboim com um amigo que tem, digamos, alguns cabelos brancos a mais do que eu.

Amigo: -E aí, como vão as coisas na empresa?

Eu: - Estão indo bem.

Amigo: - Que bom...os clientes estão pagando?

Eu: - Alguns sim, alguns não..

Amigo: - É assim mesmo..tem uma distancia entre vender e receber né..

Eu: - Ô...

Amigo: - E vc tá conseguindo administrar seu tempo melhor?

Eu: - Mais ou menos, tenho trabalhado mais do que eu gostaria..

A: - E a empresa está faturando mais com isso?

E: Não necessariamente.

A: Então tem algo errado..analise melhor onde vc está investindo seu tempo..

E: Ah não, eu faço bastante esse exercício..

A; Tem certeza...onde está o dinheiro do seu negócio?

E: Como assim?

A: Isso que vocês fazem....como é que se ganha dinheiro? É na venda, na operacionalização, na intermediação, na assessoria..onde tá a grana?

E: Ah, acho que um pouco em cada..

A: Você acha?

E:  É....acho...

A: Amigo, vc permite que eu diga uma coisa ?

E: Claro...

A: Eu demorei 30 anos para virar a chave...

E: Como assim...

A: Trabalhei por um bom tempo em uma boa empresa...havia um superior..esse superior tinha um superior...que por sua vez também tinha um superior....a mim, cabia executar o que fosse determinado..até pensava um pouco, propunha algumas coisas...mas na maioria das vezes, os caras lá em cima é que ditavam as normas...a minha agenda era 75% definida por eles...e se eles fizessem merda, eu corria um sério risco de perder o emprego..

E: Entendo...

A: E a minha maior preocupação era nao perder o emprego...então eu dava uns pitaquinhos de vez quando mas, no fundo, nao queria me indispor muito..e rezava pros caras lá em cima não fazerem muita merda..

E: Hehe..

A: E aí um dia eu resolvi seguir rumo próprio..

E: Parabéns pela coragem...

A: Parabéns nada..eu fui desligado..e nao consegui outro emprego...não tive opção..mas o ponto não é esse...quando você é empregado, no seu inconsciente, a pergunta que você responde todos os dias é "como eu sobrevivo aqui?".."como garanto meu salário do final do mês"...

E: Entendi..

A: Quando você é dono, a pergunta tem que ser "Quanto dinheiro isso que estou fazendo vai gerar?"

E: Faz sentido..

A: Não, você não entendeu, acredite em mim que você não entendeu...um dia você vai entender..espero que mais rápido do que eu...espero sinceramente...sabe qual é a diferença entre o empregado e o empreendedor que pensa como empregado? Nenhuma...melhor ainda, o empreendedor que pensa como empregado fatalmente será mais pobre do que o empregado...

E (pensativo)

A: Trabalhar para alguém e para si mesmo é como jogar volei e basquete...se você entrar na quadra de basquete e tentar dar uma manchete na bola, não vai dar certo né...

E: E como eu faço para virar a minha chave?

A: Todo o dia se pergunte "Quanto dinheiro o que eu fiz hoje vai gerar?"..e um dia você vai entender o real significado dessa frase...

E (pensativo)

A: Você quer mais café?

E: Ah sim por favor...

3 comentários:

Masamune disse...

Essa frase matou a pau...

"melhor ainda, o empreendedor que pensa como empregado fatalmente será mais pobre do que o empregado..."

Muito verdade, e o empregado que pensa como empreendedor fatalmente será demitido...

Em todas as situações é chave faze a pergunta: O que é considerado sucesso? Como vou ser medido? No caso do empregado é basicamente a opinião do chefe, no caso do empreendedor é o dinheiro em caixa.

Por outro lado é muito claro que boa parte do aprendizado vem com a experiência, nada substitui o errar e acertar na prática.

Tem uma hora na vida que tem que estudar menos, pensar menos e agir mais. É como o seu outro post, botar o barquinho no mar...e vale pra tudo, não só pra trabalho.

Abração cara!

Diogo disse...

Eu só acho que tem alguns momentos em que você não vai saber responder essa pergunta de "quanto dinheiro eu gerei com o que fiz", mas que você vai saber que aquilo tem que ser feito...

Eu acredito em acreditar...

Homem Oco disse...

valeu moçada!!! abração