domingo, 20 de novembro de 2011

cisne negro

assisti ao filme do título no sábado. eu não tinha vista ainda. gostei pra caralho. muito mesmo. ah, se vc ainda não viu e pretende, pare de ler o texto..

mas fiquei encafifado pensando porque eu gostei tanto...liguei para os meus irmãos e minha mãe para conversar sobre o filme e descobri que eles gostaram, mas nao o mesmo tanto.

a principal dúvida que eu fiquei foi "ela morre mesmo ou é metafórico?"..agora concluí que ela morre mesmo e é metaforico ao mesmo tempo...ela morre mesmo porque no texto orginal do ballet o cisne branco se mata mesmo...não consegue lidar com a dor da perda do amor do príncipe..

e hoje, refletindo, descobri o porquê de ter gostado tanto: porque o cisne branco precisa morrer. apenas com a morte do cisne branco é possível dar abrigo ao cisne negro e assim, construi o cisne cinza...mais forte, mais maduro, mais pronto para construir e não se deixar manipular..

não que eu ache os aspectos que o cisne branco representa infantis, muito pelo contrário..mas acho que a interpretação que o cisne branco tem dos aspectos que representa é, sim, infantil e destrutiva...por incrivel que pareça, em certo sentido, o cisne negro é mais construtivo do que o branco.

e a natalie portman mostrou que é uma das melhores atrizes da atualidade.

4 comentários:

Adriana disse...

putz... também amei esse filme e também fiquei pensando porque gostei tanto.

de repente me toquei que o filme representa a nossa própria vida, representa o amadurecer, a dor de ficar adulto.

claro que o filme é mais intenso, mas crescer é bom e é dolorido ao mesmo tempo.

o seu texto me ajudou a completar o meu pensamento.

e concordo, a Natalie Portman é uma das melhores atrises da atualidade.

abraços,

Adriana

Homem Oco disse...

oi adriana!! legal, é bom encontrar eco nas nossas reflexoes..obrigado por comentar!

fala se a cena que ela entra como cisne negro não é de arrepiar...

abs

Adriana disse...

Sim, a cena dela como cisne negro eh extraordinaria, assim como quando ela cruza pelos corredores ou pelo metro com ela mesma.

P.s. Descobri quinta-feira que vc eh irmao do Cesar rsrsrs

Homem Oco disse...

hehe...bjos