assisti ao filme do título no sábado. eu não tinha vista ainda. gostei pra caralho. muito mesmo. ah, se vc ainda não viu e pretende, pare de ler o texto..
mas fiquei encafifado pensando porque eu gostei tanto...liguei para os meus irmãos e minha mãe para conversar sobre o filme e descobri que eles gostaram, mas nao o mesmo tanto.
a principal dúvida que eu fiquei foi "ela morre mesmo ou é metafórico?"..agora concluí que ela morre mesmo e é metaforico ao mesmo tempo...ela morre mesmo porque no texto orginal do ballet o cisne branco se mata mesmo...não consegue lidar com a dor da perda do amor do príncipe..
e hoje, refletindo, descobri o porquê de ter gostado tanto: porque o cisne branco precisa morrer. apenas com a morte do cisne branco é possível dar abrigo ao cisne negro e assim, construi o cisne cinza...mais forte, mais maduro, mais pronto para construir e não se deixar manipular..
não que eu ache os aspectos que o cisne branco representa infantis, muito pelo contrário..mas acho que a interpretação que o cisne branco tem dos aspectos que representa é, sim, infantil e destrutiva...por incrivel que pareça, em certo sentido, o cisne negro é mais construtivo do que o branco.
e a natalie portman mostrou que é uma das melhores atrizes da atualidade.
4 comentários:
putz... também amei esse filme e também fiquei pensando porque gostei tanto.
de repente me toquei que o filme representa a nossa própria vida, representa o amadurecer, a dor de ficar adulto.
claro que o filme é mais intenso, mas crescer é bom e é dolorido ao mesmo tempo.
o seu texto me ajudou a completar o meu pensamento.
e concordo, a Natalie Portman é uma das melhores atrises da atualidade.
abraços,
Adriana
oi adriana!! legal, é bom encontrar eco nas nossas reflexoes..obrigado por comentar!
fala se a cena que ela entra como cisne negro não é de arrepiar...
abs
Sim, a cena dela como cisne negro eh extraordinaria, assim como quando ela cruza pelos corredores ou pelo metro com ela mesma.
P.s. Descobri quinta-feira que vc eh irmao do Cesar rsrsrs
hehe...bjos
Postar um comentário