segunda-feira, 28 de novembro de 2011

se a cuecada não ficar esperta...

há um tempo atrás um amigo comentou comigo que estava recrutando uma pessoa para trabalhar na área comercial da empresa que ele gerencia...lá no meio do papo ele comentou "bixo, a mulherada tá dando um baile nos caras..as candidatas mulheres são muito melhores.."

bom, passou-se o tempo....e as palavras dele se fizeram extremamente verdadeiras..

eu toco a área de RH da empresa aqui....nos ultimos cinco processos de contratação, em 04 escolhemos mulher...

hoje, passei a manhã fazendo entrevistas para selecionar um estagiário....as mulheres, novamente, deram um banho nos homens...pra começar que metade dos candidatos homens confirmou e não apareceu...

nosso presidente é uma mulher...o presidente do maior clube brasileiro é uma mulher...

será que vamos voltar para a sociedade matriarcal e nós, homens, ficaremos renegados a meros objetos de reprodução?

...pensando bem, não é má idéia...

domingo, 20 de novembro de 2011

cisne negro

assisti ao filme do título no sábado. eu não tinha vista ainda. gostei pra caralho. muito mesmo. ah, se vc ainda não viu e pretende, pare de ler o texto..

mas fiquei encafifado pensando porque eu gostei tanto...liguei para os meus irmãos e minha mãe para conversar sobre o filme e descobri que eles gostaram, mas nao o mesmo tanto.

a principal dúvida que eu fiquei foi "ela morre mesmo ou é metafórico?"..agora concluí que ela morre mesmo e é metaforico ao mesmo tempo...ela morre mesmo porque no texto orginal do ballet o cisne branco se mata mesmo...não consegue lidar com a dor da perda do amor do príncipe..

e hoje, refletindo, descobri o porquê de ter gostado tanto: porque o cisne branco precisa morrer. apenas com a morte do cisne branco é possível dar abrigo ao cisne negro e assim, construi o cisne cinza...mais forte, mais maduro, mais pronto para construir e não se deixar manipular..

não que eu ache os aspectos que o cisne branco representa infantis, muito pelo contrário..mas acho que a interpretação que o cisne branco tem dos aspectos que representa é, sim, infantil e destrutiva...por incrivel que pareça, em certo sentido, o cisne negro é mais construtivo do que o branco.

e a natalie portman mostrou que é uma das melhores atrizes da atualidade.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Tem uma piada super antiga que diz que as polícias dos EUA, da Inglaterra e do Brasil resolveram competir para ver quem era a mais competente. Foram alguns esquadrões de cada uma das polícias para a beira de uma estrada. A primeira a ser testada foi a americana. Soltaram um coelho na mata que margeava a estrada. Logo depois, os investigadores da policia americana foram atrás do coelho. Em poucos minutos, capturaram o bichinho.

Era, entao, a vez da polícia inglesa. Soltaram novamente o coelho. Os policias da terra da rainha aguardaram um pouco e, logo depois, saíram à caça do bichano. Com uma demora um pouco maior do que os americanos, conseguiram capturá-lo e trazê-lo para a estrada.

Chegava a vez da nossa querida polícia tupiniquim. Lá se foi o coelho. Logo depois, nossos patricios atrás. Passsaram-se minutos e nada. Horas e nada. Lá pelas tantas, já estava escurecendo, surgem os policiais brasileiros com um tatu amarrado e berrando "eu sou um coelho! eu juro que sou um coelho!"

Ao ver essa imensa novela que tornou-se a ocupação da favela da Rocinha eu me lembrei dessa piada. A prisão deste Nem me soou um tanto esquisita. Não que eu duvide que ele seja bandido ou assassino mas me parece meio difícil de engolir que aquele cara era o grande cérebro responsável por um negócio que envolve, segundo dados da imprensa, R$ 2 milhões de reais por semana. É muita grana para ficar sob o comando de um moleque com aquela cara...

A quem interessa todo esse circo? Esta intensa cobertura? Será que, finalmente, as autoridades decidiram que era hora de expulsar os malfeitores e proteger o cidadão de bem?

Então tá né...

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

confabulações reacionárias

a capa do album nevermind do nirvana (banda que eu acho sensacional) mostra um bebe indo atrás de uma nota de dólar presa a um anzol...náo tenho a pretensão de interpretar o que eles quiseram dizer, mas a mim me parece uma crítica ao nosso modo de vida, baseado no capitalismo...ou seja, desde bebê o ser humano já é "fisgado" pela caça ao dinheiro...

bom, eu gostaria de saber o que eles proporiam como alternativa....infelizmente não dá, pois o lider da banda deu um tiro na própria cabeça...

em tempos em que estudantes invadem o prédio da reitoria da usp para protestar contra a pm e o capitalismo, eu fico pensando como é muito mais fácil criticar e causar o caos do que botar a mao na massa para fazer algo que realmente valha a pena..construtivo..que traga melhora na vida das pessoas..

à medida que vou envelhecendo, percebo que esotu dando uns passinhos para a direita...eu nao tenho mais paciencia para discursos vazios....baseados em teorias que tem pouca ou nenhuma aplicabilidade prática...

dou mais valor a uma empregada domestica que se esfola inteira para dar um pouco de dignidade a sua familia...ou a um executivo que aguenta toneladas de stress para manter o emprego de centenas de pessoas..ou ao lider comunitário que enfrenta enormes adversidades em busca de uma melhor condição de vida para sua região do que a pretensos "salvadores do mundo" ou "gênios que descobriram o sistema economico e social perfeito" e acabam só dando mais trabalho e custo para a sociedade...

minha mae conta uma história que eu acho fantástica: a ex-sogra dela era extremamente culta, trabalhava dando aula de história da arte para senhoras da alta sociedade...em um determinado momento, passando por dificuldades emocionais, ele procurou o gaiarsa, um dos mais influentes psiquiatras da época (ela tinha cacife para isso..)...após algum tempo de tratamento, ele deu uma caixinha para ela...a caixinha tinha cocô dentro...é, merda...e ele disse a ela: "mexe bastante....história da arte é muito legal...mas a vida também é isso aí...como vc vai lidar?"

crescer dói...e acho que traz junto passinhos para a direita...

mas o nirvana é do caralho...