segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O cego de Jericó

" "Dizendo: Que queres que te faça ?
Ele respondeu: Que eu veja, Senhor"
(Lucas,18:41)

O cego de Jericó é das grandes figuras dos ensinamentos do Evangelho.

Informa-nos a narrativa de Lucas que o infeliz andava pelo caminho, mendigando...sentindo a aproximação do Mestre poe-se a gritar, implorando misericórdia.

Irritam-se os populares em face de tão insistentes rogativas.Tentam impedi-lo, recomendando-lhe calar as solicitações.

Jesus, contudo, ouve-lhe a súplica, aproxima-se dele e interroga com amor:
- Que queres que te faça?

À frente do magnânimo dispensador dos bens divinos, recebendo liberdade tão ampla, o pedinte sincero responde apenas: - Que eu veja, Senhor.

O propósito deste cego honesto e humilde deveria ser o nosso em todas as circunstâncias da vida.
Mergulhados na carne ou fora dela somos, às vezes, o mendigo de Jericó, esmolando às margens da estrada comum.Chama-nos a vida, o trabalho apela para nós, abençoa-nos a luz do conhecimento mas permanecemos indecisos, sem coragem de marchar para a realização elevada que nos compete atingir. E quando surge a oportunidade de nosso encontro espiritual com Cristo, além de sentirmos que o mundo se volta contra nós, induzindo-nos à indiferença, é muito raro sabermos pedir.

Por isto, é muito valiosa a recordação do pobre cego mencionado no versículo de Lucas, porquanto não é preciso que compareçamos diante do Mestre com volumosa bagagem de rogativas. Basta que lhe peçamos o dom de ver, com a exata compreensão das particularidades do caminho evolutivo.

Que o Senhor, portanto, nos faça enxergar todos os fenômenos e situações, pessoas e coisas, com amor e justiça, e possuiremos o necessário à nossa alegria imortal."

Caminho, Verdade e Vida
Emmanuel

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Os Sonhos

E eis que fui demitido.

Apesar do óbvio golpe na minha autoestima, confesso que ando bem tranquilo (por um lado até feliz pois era um dos únicos entre os meus amigos que ainda não havia ouvido a frase "nós não precisamos mais de você...brincadeira, poderia ter passado a vida sem ter ouvido isso...).

Enfim, cá estou, segunda, 16:56, atualizando o CV em uma lan house lotada de adolescentes navegando no orkut.

Mas o que quero escrever não é sobre a minha demissão. É sobre os sonhos.

Hã? É, sobre os sonhos.

Já vinha martelando este post há séculos e uma conversa com meus irmãos via e-mail hoje aliada ao fato de que nao tenho p... nenhuma pra fazer (bom, preciso achar um trampo...) me deram motivação.

Durante boa parte da minha carreira profissional (sou administrador formado, já trabalhei em empresa pequena, empresa grande, órgão político, larguei tudo e fui mochilar no velho continente, abri um restaurante, me formei em um curso profissionalizante de ator, dei aula de ingles..ave, parece a biografia daqueles caras que passam 40 anos se ferrando até virarem grandes personalidades, tipo o Churchill...eita, será que sou o próximo primeiro ministro da Inglaterra??) venho querendo responder uma pergunta: que porra eu quero fazer de verdade? O que me faz ter tesão pela Vida?

Uma mescla de inteligência (sem falsa modestia, me acho um cara inteligente) com uma possível presunção me fazem achar que só serei realizado se tiver uma atividade profissional com significado pra mim; da qual eu me orgulhe e, se der, ainda possa ajudar outras pessoas.
Eu, até hoje, nao consegui encontrar em coisas como sobreviver, criar os filhos, poder pagar uma viagem no final do ano, trocar de carro argumentos suficientes para me manter em um trampo chato. Será que é imaturidade minha?

Tenho sido movido a pequenos sonhos pela vida. Conseguir trabalhar em multinacional.A viagem de mochila pela Europa. Abrir o restaurante. Me formar ator. Um a um, eles têm sido conquistados e sempre me deparo com a pergunta novamente, e pior, mais intensa: " E agora?".

Tenho certeza de que essa demissão se deu por uma completa inadequação minha ao meio em que estava. Como disse minha irmã, "quando estamos na cadeira errada, a cadeira cospe a gente".

Também já conheci muita gente que correu atrás do grande sonho da vocação profissional e passou por grandes apuros durante a jornada. Muitos, muitos mesmo nao alcançaram o que almejavam. Alguns que alcançaram manifestaram que não era exatamente aquilo que eles tinham vislumbrado.

Tem um filme que eu adoro: chama-se Colateral. O Tom Cruise é um assassino profissional que obriga um taxista (Jamie Fox) a acompanhá-lo em seu trabalho na noite de Los Angeles. Há um determinado diálogo entre os dois. O Jamie Fox mostra a foto de uma ilha paradisíaca. Diz que está trabalhando como taxista para juntar grana para ir pra lá (ou para abrir uma empresa que levaria pessoas pra lá, nao lembro agora). O Tom Cruise pergunta "há quanto tempo". Ele responde "há quinze anos". E o Tom Cruise arremata "você nunca irá para a sua ilha".

Eu sempre achei que o que o Tom Cruise quis dizer era "pare de se enganar. corra atrás do seu sonho agora. você quer ir pra ilha, entao vá".

Agora começo a ter outra visão. De repente, o que nós precisamos é ter a foto da ilha no painel do carro. Isso nos faz segurar a onda. Passar pelos perrengues da vida. Eles virão, qualquer que seja o caminho escolhido. Se chegarmos à ilha, teremos que achar a foto de uma outra coisa.

Não quero concluir isso. É só uma possibilidade nova que tem se aberto para mim.

Enfim, este assunto dá vários posts. Mas por enquanto é isso.

Ah, vejam o filme. A trilha também é ótima.

Dica Cultural II

Quem estiver afim (ou a fim? sei lá..) de um programinha diferente, convido-os a assistir a este que vos escreve, na peça de formatura do meu curso de preparação de ator.

O texto é uma adaptação de Seis Personagens a procura de um autor do dramaturgo italiano Luigi Pirandello.

É um exercício cujo objetivo maior é o processo dos atores porém dá pra se divertir bastante (bom, eu acho...)

É isso aí. Nós ficamos em cartaz até 31 de outubro. Os horários e o endereço da escola seguem abaixo. Ah, e é de "grátis".

Até lá.

Seis Personagens à Procura de um Autor
De: Luigi Pirandello
Direção: Helio Cicero
Local: INDAC - Praça Americo Jacomino,63 (ao lado do metro Vila Madalena)
Dias: sábados e domingos
Horario: de 08 a 30/08 - 19h
de 5/9 a 31/10 - 21:30h
Duração: 90 minutos

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Dica Cultural

"Ah! Zeus! Por que deu às criaturas humanas recursos para conhecer se o ouro é falso, e não depositou no corpo dos homens marcas que nos deixassem distinguir os bons dos maus?"

Medéia - Eurípedes

Quem estiver de bobeira aos finais de semana, eu recomendo bastante a adaptação teatral que tá rolando no Indac.

O diretor da peça juntou Gota D'água (texto do Chico Buarque que leva a tragédia grega Medéia para a realidade carioca) e a própria tragédia grega.

A empreitada se mostrou muito eficaz, produzindo uma peça muito bonita, tocante e forte.

O elenco manda bem pra caramba também! Todo mundo.

É uma daquelas peças que exigem um espectador mais preparado, que fazem você sair diferente após o espetáculo, sem ser pretensiosa ou chata.

Nota 10.

O INDAC fica naquela pracinha do metrô Vila Madalena. As sessões são aos sabados e domingos às 21:30 (até 30/09, eu acho). E é de "grátis"