domingo, 29 de junho de 2008

Segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Hoje foi um dia meio bizarro. Bem, primeiro acontecimentos prévios. Depois de 06 horas de Salamanca a Santiago (quanto mais o tempo passa mais torturante essas viagens longas ficam) cheguei por volta de 21h por aqui. Primeiro albergue, sem vaga.Segundo, fechado. Mas confesso que estava bem tranqüilo com a hipótese de dormir na rodoviária. Acho que a experiência traz tranqüilidade. Achei uma pensãozinha de uma velhinha simpática. Lugar pequeno mas limpinho.Quarto privado por 17 euros. Mas estou me sentido o próprio Arturo Bandini...tem até uma mesinha para escrever no quarto. Fui assistir a Deportivo x Celta e vim dormir.
No banho da manhã fiquei cantando aquela música da Timbalada “leva leva leva, leva levada do timbau...”, esqueci o nome e “saia bem rodada” do Chiclete. Nossa, bateu uma saudade desesperante do Brasil. Preciso dos meus amigos. Preciso de uma balada onde as pessoas falem português. Preciso encher a cara de vodka e pegar uma mulher ao som do Asa!
Fui para a catedral, famosa catedral de Santiago!Até que é bem bonitinha mas catedrais são catedrais. Já vi umas 50!Acho que se você é peregrino e andou 180 dias sob o sol, chuva e vento para chegar aqui, deve ter um sabor especial mas para um mero visitante ela só é muito bonita. Aliás, Jesus meu senhor, às vezes tenho vergonha de pertencer à raça humana. O final do caminho de Santiago é simbolizado com um beijo na estátua de Santiago localizada no centro do altar maior.Pois não é que uma porção de turistas babacas faziam fila para beijar a estátua? Uma porção mesmo; na meia hora que estive ali acho que mais de 100 pessoas beijaram a estátua. Aí você sentou ou ajoelhou em frente ao altar maior para orar ou só para admirar o local e tem uma fila de gente para beijar a estátua!!Ninguém se pergunta “por que eu vou beijar essa estátua?Por que eu vou atrapalhar a ordem do lugar?Eu sou um peregrino acabando a peregrinação? Hum, acho que não, então que diabos estou fazendo?”. Outra coisa: os flashes.Logo na entrada da igreja tem um aviso “por favor, respeitem os que estão orando. Sem flahses”. Enquanto estive lá várias fotos foram tiradas, a grande maioria c/ flash. É ótimo você tentar se concentrar pra rezar c/ clarões a todo instante direcionados ao altar maior…

Bem, saí da catedral e logo descobri que os três museus que queria ver estavam fechados por ser segunda. Fui para o cyber. Dia horrível, frio e chuva, fiquei mais de 02 horas na Internet.

Esqueci de escrever um negócio muito bizarro que rolou em Salamanca: quando cheguei na estação pra me mandar pra cá, estava apertadíssimo pra fazer xixi. Comprei a passagem rapidinho e fui ao banheiro. O banheiro tinha uns cinco daqueles trecos de louça na parede e os três primeiros estavam ocupados, restando os dois à minha direita. Eu não sei porque cargas dágua eu não fui ao último (há uma regra implícita entre nós, homens, de nunca usar o treco imediatamente ao lado de quem já está usando) e resolvi fazer xixi ao lado do velhinho que estava usando a terceira louça. Bom, assim que me posicionei,percebi o tiozinho dando aquela balançada típica pra evitar as últimas gotas na cueca. Só que notei que o tiozinho tava chacoalhando o binguelo há um tempo um pouco maior do que o normal. Como eu estava bem apertado fiquei quase 01 minuto fazendo xixi. De repente, depois de uns 30 segundos balançando a piroca eu percebi que o movimento do braço do velho começou a mudar: em vez de movimento de chacoalhar começou um movimento de vai-e-vem e ele começou a soltar uns gemidos!! Caralho, o velho tava tocando uma do meu lado!! Puta que o pariu!! Como eu estava no meio do mijo ficou impossível parar mas me bateu um misto de desespero e nojo, uma vontade terrível de sair correndo misturada com a de gritar pra ele “que porra tu ta fazendo?!. O cara devia ter uns 65 anos pra mais e socando uma ali, há 15 cm de mim...a hora que deu interrompi o fluxo urinário e vazei, nem lavei a mão. Depois ainda o vi perambulando pela estação. Credo!

Agora pensei na Fernanda. Ela me escreveu um e-mail ontem. Entre outras novidades, ela me disse que só agora estava se acostumando com o retorno à vida em BH. Ela já está no Brasil há dois meses. Também lembrei do Sven. Viajou por 05 meses e depois de um mês em casa não agüentou e pegou a estrada de novo. Passei a noite de hoje lendo passagens do meu diário. Li o que escrevi sobre a Fernanda. Sobre a Paula. Sobre o Sven. Sobre o casal neozelandês de Riomaggiore. Sobre Florença,.Veneza. Milão. Barcelona. Me deu uma alegria. Quanta coisa boa vivida. Quanta gente linda no caminho. Li uma passagem que escrevi há algum tempo que a vida é uma grande viagem. É isso!Viver é maravilhoso demais. Demais!Gente é maravilhoso demais!Acho que tudo o que eu gostaria é de não esquecer disso por nenhum momento. E agora preciso parar pois algumas lágrimas estão se formando em meus olhos...

domingo, 15 de junho de 2008

Na Natureza Selvagem

"Quando se perdoa, se ama. E então, a luz de Deus brilha dentro de você."

Pare tudo o que está fazendo e vá assistir a Na Natureza Selvagem...

sábado, 14 de junho de 2008

Seu João *

Madrugada de sábado para domingo.Quatro jovens interpelam um rapaz negro que descia a rua Augusta. Com palavras ofensivas e ameaça de agressão corporal, covardemente, os quatro divertem-se.Um cabo da PM que passava pelo local interfere a favor do rapaz negro. É então brutalmente espancado. Os rapazes usaram um soco inglês e uma barra de ferro. O cabo da PM está internado com o rosto dilacerado e será submetido a diversas cirurgias.

Domingo à tarde. Casa de Seu João e da Dona Silvia em Perdizes. Toda a familia reunida para um delicioso almoço. A filha do casal faz aniversário. Seu João é um cara boa praça, gorducho, pai amoroso, sempre cobriu as filhas de presentes.Gente finíssima.Conversam,todos, sobre futebol.Todos na família são palmeirenses, menos Seu Joao, são paulino fanático. Seu filho tira uma onda "Time de bambi, pai.Aquele Richarlyson é muito bichinha..."Ele é veadinho mas joga bem ué... " Seu João responde. De repente, a conversa desvia para este caminho. Alguém comenta que fulana de tal teve dois filhos gays."Ai, Deus me livre.." deixa escapar dona Silvia. Uma outra pessoa diz que o primo é gay mas adora ele...e assim a conversa flui...

Seu João levanta e pergunta se alguém quer uma coca-cola...

* livremente baseado no capítulo Nana and other nazis do livro Trainspotting.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

"...but it's oooooover nowwwww....."

Uns tempos atrás andei amarradão em uma garota.Não cheguei a me declarar mas passei vários momentos pensando muito nela ou babando como um garotinho inocente.Depois de uns meses, passei a achar que nossos caminhos são muito diferentes e estou, a cada dia que passa, mais tranquilo com relação a ela (hehe, adoro as desculpas que damos para nós mesmos para não correr atrás do que queremos...).

Às vezes, ainda me pego pensando nela...ontem, por exemplo, passei por um momento "tomara-que-ninguém-esteja-me-vendo" delicioso, daqueles que só acontecem quando estamos gostando de alguém. Estava no meu carro, parado em um farol na Pedroso de Moraes, cantando a plenos pulmões It must have been love, da Roxette, que tocava no rádio. Eu devo ter proporcionado um espetáculo, digamos, curioso para os carros ao lado...

Quando a música acabou, fiquei empolgado e comecei a pensar em outras músicas que nos fazem pagar esse mico. Aí vai o resultado dessa bizarrice....cara, eu devo ser malucão...

10 melhores músicas "para-se-esgoelar-parado-na-Pedroso-de-Moraes-quando-se-está-gostando-de-alguém":

1 - It must have been love, Roxette (imbatível)


2 - I can´t stop loving you, Van Halen


3 - Total Eclipse of the heart, Bonnie Tyler


4 - I´ll be there for you, Bon Jovi


5 - Don´t you remember you told me you love me, baby, The Carpenters


6 - With or Without you, U2


7 - Betterman, Pearl Jam


8 - Baby Can I hold you, Tracy Chapman


9 - I was born to love you, Queen


10 - Everlasting love, U2


Da próxima vez que cair de quatro por uma pequena, já sei o que ouvir no carro...

sábado, 7 de junho de 2008

mais florbela...

Confissão

Aborreço-te muito. Em ti há qualquer cousa
De frio e de gelado, de pérfido e cruel,
Como um orvalho frio no tampo duma lousa,
Como em doirada taça algum amargo fel.

Odeio-te também. O teu olhar ideal
O teu perfil suave, a tua boca linda,
São belas expressões de todo o humano mal
Que inunda o mar e o céu e toda a terra infinda.

Desprezo-te também. Quando te ris e falas,
Eu fico-me a pensar no mal que tu calas
Dizendo que me queres em íntimo fervor!

Odeio-te e desprezo-te. Aqui toda a minh’alma
Confessa-to a rir, muito serena e calma!
……………………………………………………..
Ah, como eu te adoro, como eu te quero, amor!…

Florbela Espanca, Trocando Olhares