sábado, 30 de agosto de 2008

tv

Tava assistindo a um programa da TV Brasil (é a tv cultura do rio...aqui em casa pega) chamado VER TV. Os caras, basicamente, discutem a TV brasileira. E aí deu vontade de expressar uma opinião sobre este assunto.

Tenho ouvido muita gente dizer coisas como "a tv no Brasil é péssima", "sem tv a cabo não dá pra ficar", "a tv tem que mudar", "as emissoras tinham que melhorar a qualidade da programação" e etc.

Realmente, tv aberta é terrível.Programas como Faustão, Gugu, Super Pop, Big Brother, Panico na TV são verdadeiras pérolas do mau gosto. Mas será que nós não temos nenhuma responsabilidade nisso?

Eu vou explicar, bem resumidamente, como funciona todo o processo. Eu posso falar com propriedade pois por vários anos participei de um dos elos da corrente.Como tudo na vida, quem manda na TV é quem assina o cheque (o anunciante). O vendedor do espaço publicitário faz uma reunião com o cliente (o anunciante) e mostra um relatório com os dados da sua programação: o programa ABC tem essa audiência com x% de homens, da classe B, moradores de áreas urbanas e bla bla bla. O anunciante, então, compra o espaço do programa cuja qualidade e quantidade do público lhe interessa. É só isso.
Traduzindo em miúdos: quem manda na programação da tv são os telespectadores (eu, vc, sua tia, o porteiro do seu prédio...)

A TV Cultura tem níveis de audiência abaixo dos 05 pontos. A novela das 9 da rede Globo sempre ultrapassa os 40.

Portanto, se vc se diverte com o Diego Alemão pegando a mulherada no BBB ou com o cão que toca sanfona na Luciana Gimenes, pare de reclamar.

Um comentário:

Alessandra disse...

Nesse sentido, acho que esse é simplesmente um fenômeno da TV aberta, ponto. A programação diária dos canais abertos é uma porcaria no mundo inteiro. Claro que as pessoas podem muito bem votar desligando a TV, mas aí vão fazer o quê? Ler os livros que não têm? Resta a alternativa de escolher o menos pior.