segunda-feira, 16 de junho de 2014

Eu vinha ensaiando retomar o blog há tempos. Realmente sinto falta de escrever. Andei postando alguns textos no FB mas não é a mesma coisa. Lá, sinto que estou invadindo as pessoas. Elas simplesmente recebem aquele texto quando tudo o que queriam era uma foto de um cachorro fofo ou de um recém nascido ou algum meme xingando a Dilma. Mesmo com uma ou outra curtida, me sinto desconfortável.

Já sentei para escrever textos para cá mais de uma vez.Começo os primeiros parágrafos e aí acho tudo uma bosta. Apago tudo e vou navegar pela web.

Semana passada, fui inspirado pela Masamune, amigo que escreve no Homem Enxaqueca. Ele retomou o blog. Decidi retomar esse aqui.

Como não há nada pipocando na cabeça agora, vou então transcrever um texto publicado na GQ de abril de 2012. A ultima frase do texto me marcou muito.

O texto chama-se "Os erros que cometemos ao longo da vida" e trata sobre as principais cagadas que nós, homens, cometemos durante todas as idades: a adolescencia, os 20, os 30, os 40, os 50, os 60 e os 70. Não vou escrever tudo - pois o texto é grande. Portanto, me concentrarei na fase que estou: os trinta. Quem sabe daqui uns anos escreva os erros dos 40, 50, 60....

"Aos 30 anos ainda é cedo, mas é tarde demais para voltar e começar de novo. O grande erro que cometemos aos 30 é acharmos que já somos velhos. Não - você não é velho, apenas não é mais jovem. Sim, a vida está se infiltrando agora - quase certamente haverá um emprego que não é o que você esperava e um relacionamento no qual a lua de mel definitivamente terminou. Se você ainda não é pai, é grande a chance de que logo será. Pela primeira vez na vida você ficará espremido pelos lembretes de sua própria mortalidade. Além de seu filhinho, você de repente se dá conta de que seus pais não estão mais envelhecendo - eles estão velhos.

Podemos ficar abatidos pelo tempo que já se passou, e pelos erros que cometemos, e pelos caminhos errados que pegamos, e pelas mulheres erradas que amamos. Mas ainda há tempo de acertar as coisas aos 30 - de ter a carreira que você quer, a mulher que você ama, a família com que sonha e a vida que merece. Mas é difícil de acreditar. Você tem menos cabelo na cabeça e mais nas orelhas. Alguns de seus contemporâneos começarão a parecer velhos. O resplendor da juventude se foi - sem se exercitar e pensar no que come, tudo irá começar a cair e ceder, do queixo ao pênis. Os 30 são a época que você deve decidir se irá desistir ou lutar."