segunda-feira, 4 de março de 2013

A Consistência


Eu sou magrelo. Sempre fui. Mesmo depois dos 30, meu biotipo continuou me fazendo lembrar mais a Olivia do que o Popeye. Por isso, aliado ao meu gosto por esportes, passei grandes periodos dentro de academias, levantando ferro para tentar ficar mais bonitão.

Acho que desde os meus 15 anos eu frequento academias. Seria impossível contar, mas eu diria que, entre idas e vindas, devo ter tido umas 09 ou 10 experiências em academias (me matriculava, treinava alguns meses - ou até anos - aí interrompia por alguma razão).

Há uns 08 meses eu voltei a treinar com pesos, depois de aproximadamente 04 anos sem pisar em uma academia. A quebra da inércia é muito dificil, mas já estou entrando naquele momento em que o prazer começa a surgir.

Esses dias estava pensando justamente nisso: em quantas vezes a musculação já fez parte da minha rotina e, mais que isso, como em alguns - poucos - períodos tive ótimos resultados mas, na grande maioria - diria 80% das vezes -os resultados foram medíocres. Nada mudava.

Quem conhece um pouco sobre musculação sabe que há inumeras possibilidades de treino para quem busca ganho de massa muscular - A e B, A,B,C, A,B,C,D e E, supersets, dropsets, giantsets, piramide, só exercícios compostos etc etc etc...eu já experimentei quase todas. E mesmo assim, quase sempre, os resultados eram ruins.

Refletindo sobre isso, uma ficha caiu. Os unicos períodos em que eu conseguia atingir meus objetivos tinham uma coisa em comum: a consistencia. Muito mais do que treinos mirabolantes e dietas milagrosas, o que trazia o resultado, no medio prazo, era a consistencia com que eu treinava, nao importando quao simples era o treino.

Consistência tem varios significados mas, aqui, me refiro à capacidade de perseverar e se dedicar, durante bom periodo de tempo, àquela meta.

Talvez este texto - e esta reflexão - soe bobo e ingenuo, mas confesso que ter tido essa clareza abriu algumas portas de compreensão sobre varias esferas da minha vida, e porque alguns objetivos foram alcançados e grande maioria (de novo) ficou pelo caminho.

Quando se trata de buscar algo - o que quer que seja: parar de fumar, uma nova carreira, emagrecer, alterar determinado padrão de comportamento, construir um relacionamento genuíno - hoje, penso que é mais eficiente ter consistencia do que se deixar encantar por formulas magicas ou cair no engodo das mudanças abruptas.

Enfim, eu acho.